20.8 C
Maricá
    segunda-feira, junho 22, 2026
    Início Site Página 376

    Maricá abre seminário “Sua Casa, Nosso Sonho”

    0

    A Prefeitura de Maricá iniciou nesta sexta-feira (07/07) o seminário “Sua Casa, Nosso Sonho”, um espaço de diálogos e trocas de experiências entre especialistas, líderes comunitários, autoridades locais e moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida. No sábado e domingo, dias 8 e 9 de julho, o evento com palestras, discussões em grupos e intervenções culturais acontece nos residenciais de Itaipuaçu e Inoã. O objetivo é fortalecer a união e a participação ativa da comunidade na construção de um futuro melhor para todos.

    Na cerimônia de abertura, no Cine Henfil, no Centro, os convidados assistiram a um vídeo sobre a experiência da Comuna 13, maior favela de Medellín, na Colômbia. Urbanizada, graças a iniciativa pública, aliada à ação dos próprios moradores.

    O prefeito Fabiano Horta destacou que a cidade que constrói a Renda Básica de Cidadania, o acesso ao ensino superior, que protege socialmente os seus informais, que garante o direito do transporte como um valor fundamental para cada cidadão e cidadã não pode ficar paralisada diante do que ocorre nas periferias da cidade.

    “É preciso olhar para o Minha Casa Minha Vida de maneira muito concreta, como construção daquilo que a gente, objetivamente, pode potencializar e fazer nascer enquanto poder público. Não podemos aceitar o uso da força e violência como método de coerção, daqueles que fazem o Brasil acontecer. É preciso que a gente construa coletivamente, junto às favelas e aos condomínios do Minha Casa Minha Vida, esse senso tão importante de humanidade. Esse é o desafio que propomos e que Medellín já enfrentou e transformou em realidade”, declarou Fabiano.

    Criador da frente parlamentar de defesa das favelas e das periferias no Congresso Nacional, o deputado federal Washington Quaquá disse que é preciso reunir a comunidade do Minha Casa Minha Vida e garantir oportunidades aos jovens para que não sejam assediados pelo crime organizado.

    “Precisamos ouvir as pessoas e ver qual é a solução. Temos como saber quantas mulheres fazem bolos, quantos lidam com tecnologia e agregar as pessoas em cooperativas, colocando o Banco Mumbuca para emprestar dinheiro, o ICTIM para qualificar. Enfim, nós temos como transformar os condomínios do Minha Casa Minha Vida, numa potência e vamos usar a experiência de Medellín”, ressaltou Quaquá.

    Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã de Recife (PE), falou sobre as periferias da cidade pernambucana que melhoraram após a implantação de unidades do Centro Comunitário de Paz e que projetos como este podem mudar a realidade do Minha Casa Minha Vida.

    “Aprendemos com Medellin a como disponibilizar equipamentos públicos que pudessem levar cultura, mediação de conflito, esporte e lazer. Esses centros comunitários estão transformando a periferia de Recife”, ressaltou Murilo.

    Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, ressaltou a modificação da Comuna 13, maior favela do mundo, localizada na Colômbia. A gestão pública que assumiu a cidade em 2002 e construiu parques, praças e bibliotecas que oportunizou diferentes visões de crescimento para sua população dando além de educação, o respeito e cuidado necessários para a implantação de uma nova cultura.

    Também participaram da abertura o vice-prefeito licenciado e secretário de Economia Solidária e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Diego Zeidan; Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; Cielo Maria, líder da Fundação Oásis Urbano, em Medellín; Kenedy Alessandro, da Favela do Terê – G10 Favelas; vereador Hadesh; a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras, e Carol Souza, do Favela.Ong.

    O seminário é organizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Dignidade dos seus Moradores e com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), do Favela.Ong, secretarias municipais de Cultura, Turismo, Economia Solidária e de Participação Popular e Direitos Humanos. Pelo ICTIM também participam as incubadoras inovação social em Cultura e Mumbuca Futuro.

    PROGRAMAÇÃO

    No domingo, será feito um passeio com os convidados pelos pontos simbólicos do município, como o Banco Mumbuca, a Casa de Cultura de Direitos, o projeto “Sim, Eu Posso!”, o Hospital Municipal Che Guevara e os condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

    Domingo (09/07) – Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã)

    10h – Grupos de escuta e discussão na quadra do Setor C
    Espaço 1: Experiências e vivências: projetos e soluções nas favelas do Brasil. Convidados Preto Zezé e Celso Athayde.

    Espaço 2: Experiências e vivências: o que Medellin tem a nos ensinar? Convidados Jorge Melguizo: O social do urbanismo social / Cielo Maria: Os exemplos de sucesso concretizados em Medellín / Murilo Cavalcanti: Desafios e possibilidades.

    Espaço 3: Como transformar o Minha Casa Minha Vida em Maricá? Refletindo sobre os desafios e potencialidades na reestruturação da habitação popular em Maricá. Convidados: Ruasia e MPJ. Tópicos abordados: Cultura e Lazer, Economia e Desenvolvimento, Espaço e Território.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Polêmica: Deputado Federal, Washington Quaquá (PT), acusa ex-delegado de Maricá de envolvimento com tráfico de drogas

    0

    Na noite da última sexta-feira (07/07), o Deputado Federal, Washington Quaquá, acusou o ex-delegado de Maricá (82ª DP), Júlio César Mulatinho, por envolvimento com tráfico de drogas no município maricaense. Mulatinho morreu em 2021, após ser mais uma vítima da Covid-19.

    De acordo com informações, a fala do político foi durante o primeiro seminário da “Sua Casa, Nosso Sonho”.

    Washington Quaquá afirmou que o ex-delegado era sócio de uma “boca de fumo” no Bairro da Amizade (Região Central de Maricá).

    Em sua fala o Washington Quaquá disse:

    “Não é culpa minha se o delegado de Maricá é sócio da boca de fumo do Bairro da Amizade, não é culpa minha se ele ganha dinheiro do Bairro da Amizade associado ao crime, ao tráfico de drogas e ao terceiro comando, não é culpa do Fabiano… E o ‘bichinho’ já até morreu né”.

    Alguns moradores de Maricá estão recebendo um vídeo justamente da fala do político, porém a mesma está cortada propositalmente dando a entender que o Quaquá estava falando do atual delegado, no entanto, as acusações são contra o ex-delegado e não contra o atual.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Charitas: mudanças no trânsito começam na próxima segunda-feira (10)

    0

    A partir desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Niterói vai iniciar as intervenções em Charitas para que as obras de macrodrenagem possam avançar com a colocação das manilhas no local. Para isso, foi montado um esquema especial que vai reorganizar o tráfego. A Avenida Prefeito Sylvio Picanço será interditada. A orientação para motoristas que se dirigem para a Região Oceânica é que, neste período, utilizem os acessos pelo Largo da Batalha. Para os pedestres que utilizam o transporte coletivo, o ponto de ônibus localizado na altura do número 647 ficará fora de funcionamento. Como alternativas, poderão ser utilizados os outros pontos próximos localizados na mesma avenida, na esquina da Rua Armando Lopes e entre as ruas Clotilde Maria Linhares Pinsky e Madre Maria Victória. A previsão é de que essa primeira fase seja finalizada em duas semanas.

    O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que essa obra é esperada há muitos anos pela população e que a gestão tem trabalhado para trazer solução para inúmeros problemas da cidade.

    “Vamos iniciar a drenagem dessa via que, em situações de chuvas fortes, acaba inundando. A partir da obra que está sendo feita, com a implantação dessas aduelas, toda a água acumulada será levada até o ponto de escoamento e o interceptor, protegendo a orla de Charitas e a enseada de São Francisco. Para fazermos este trecho da obra que vai pegar o cruzamento da avenida, vamos precisar interromper o trânsito. É importante saber que, mesmo que a obra gere, neste momento, um certo transtorno, ao final ela vai resolver esse problema que é uma grande reivindicação dos moradores há muitos anos”, explicou Axel Grael.

    As intervenções em Charitas terão quase 400 metros de extensão e investimento de R$ 6,6 milhões. Serão utilizadas galerias de concreto armado de até 2,5m x 1,2m e tubos de PVC rígidos para uma drenagem eficiente. O objetivo é que as águas pluviais escoem para o canal próximo à Praça do Rádio Amador, resolvendo de forma definitiva o problema de escoamento das águas de chuva no bairro.

    Neste momento, a equipe de obras realiza os serviços de confecção da rede de drenagem na Rua Joaquim Peixoto e na areia da praia. A interdição de parte da Avenida Prefeito Sylvio Picanço será necessária para fazer a passagem desta rede pela via principal até a Rua Eurico Manoel do Carmo.

    “A previsão de conclusão desta intervenção é de 30 dias, podendo variar de acordo com possíveis imprevistos. Cada lado da pista ficará interditado por, aproximadamente, 15 dias. Nos primeiros 15 dias, a pista em direção a Jurujuba e Região Oceânica será a primeira a ser interditada para que sejam colocadas as galerias que virão da praia para a Sylvio Picanço”, conta o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Antônio Lourosa.

    Atenção às mudanças no trânsito:

    Sentido Jurujuba / Região Oceânica (Túnel) – Um trecho da pista da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, que vai em direção a Jurujuba, ficará interditado entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader. O fluxo será transferido para a pista que segue no sentido contrário, onde serão montadas duas faixas reversíveis junto ao canteiro central. Para seguir em direção à Região Oceânica, há acessos alternativos que podem ser priorizados neste período pelas rotas da Estrada da Cachoeira, Av. Presidente Roosevelt, Estrada do Viradouro (Garganta) ou Estrada do Viçoso Jardim (Fonseca/Cubango).

    Sentido São Francisco / Centro – A faixa junto à calçada, sentido Centro, será utilizada para a passagem dos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Já os veículos leves, que seguem em direção ao Centro, deverão utilizar o desvio criado, entrando na Rua Armando Lopes, para então seguir pela Rua Leonel Magalhães e, por fim, utilizar a Rua Juiz Alberto Nader para retornar à Avenida Prefeito Sylvio Picanço.

    Estacionamento – Será proibido estacionar na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, na pista sentido Centro, e nas ruas Armando Lopes, Leonel Magalhães, Juiz Alberto Nader e Eurico Manuel do Carmo. Nas vias Armando Lopes, Leonel Magalhães e Juiz Alberto Nader será instituído o sentido único de circulação, a fim de garantir a fluidez do trânsito no desvio. Já a Rua Eurico Manuel do Carmo funcionará em duplo sentido durante o período da operação.

    Ponto de ônibus – O ponto de ônibus localizado na Avenida Prefeito Sylvio Picanço, altura do número 647, ficará fora de funcionamento. Em alternativa, poderão ser utilizados os outros pontos próximos localizados na mesma avenida, na esquina da Rua Armando Lopes e entre as ruas Clotilde Maria Linhares Pinsky e Madre Maria Victória.

    Ciclovia – Durante o período da obra, haverá um compartilhamento temporário do calçadão em Charitas, onde será implantada uma rota para ciclistas. A intervenção irá interromper, durante as obras, o trecho da ciclovia desde a rotatória, que fica próxima ao túnel Charitas-Cafubá, até a Praça do Rádio Amador. Segundo a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, no local haverá placas de sinalização vertical indicando a nova rota e orientando ciclistas e pedestres.

    Serviço – As obras devem causar impacto no tráfego da região. O uso do transporte coletivo é o mais indicado nesse período. Além disso, as barcas de Charitas funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, com intervalos de 20 a 30 minutos entre as saídas e um horário de pausa entre 12h e 16h30, e podem ser uma alternativa para evitar o deslocamento até a região central da cidade. Outra opção é o uso da bicicleta, já que Niterói conta com 79 quilômetros de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Maricá sedia evento que debate causa animal

    0

    Maricá sedia, nesta sexta-feira (07/07) e sábado (08/07), o II Encontro do Legislativo Fluminense e das Baixadas da Causa Animal. O evento é realizado pelo Instituto Segunda Chance com apoio da Secretaria de Proteção Animal de Maricá e acontece no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. Estão reunidas autoridades do poder público, cientistas, ativistas, personalidades e representantes da sociedade civil de 22 municípios fluminenses com o objetivo de debater políticas públicas sobre a causa animal.

    O secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes, destacou que Maricá é referência em proteção e defesa dos animais no estado do Rio de Janeiro: “Saber que Maricá tem sido modelo também na causa animal é muito gratificante. Hoje estamos discutindo política pública com gestores e legisladores de forma integrada, mostrando que quando há um gestor comprometido com a causa animal, as políticas públicas avançam. O que fizemos com sucesso serve de motivação para outras cidades e pode ser implementado em todo o estado, de acordo com a necessidade de cada município”, explicou.

    Entre os temas debatidos estão cuidados, posse responsável, maus-tratos a animais domésticos, atos de crueldade, campanhas de adoção, negligência e tráfico de animais silvestres. Responsável pelo evento, a fundadora e coordenadora do Instituto Segunda Chance Patrícia Nunes, contou que escolheu a cidade de Maricá devido ao avanço de políticas públicas animais na cidade.

    “Discutir a causa animal é muito importante assim como a presença da população protetora, independente do cargo, da função que ocupe. Avançamos com o diálogo quando ouvimos quem pode contribuir. A cidade de Maricá foi escolhida a partir da observação das políticas públicas aqui aplicadas nessa área. São dois dias de evento com muito debate, será muito proveitoso”, contou.

    No sábado (08/07), o evento acontece de 10h às 12h30 e contará com a participação do Dr. Cyro Novello, diretor de Saúde do Trabalhador da Prefeitura do RJ, que abordará a questão da saúde mental do trabalhador voluntário da causa animal.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Prefeito de Niterói, Axel Grael, e integrantes da FNP entregam carta a secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República

    0

    Nesta sexta-feira (07), aconteceu o segundo e último dia dos debates promovidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), durante a 2ª edição do “Reflexões Sobre o Futuro das Cidades”, sediado em Niterói. O evento teve como anfitrião o prefeito de Niterói e vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da FNP, Axel Grael. Na ocasião, Grael e os outros prefeitos participantes entregaram uma carta com diretrizes para estruturação de políticas de prevenção e gestão de desastres das cidades ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.

    “O resultado, a carta que acabamos de entregar, traz como contribuição passos adiante na estratégia de resiliência do nosso país. É muito importante que a gente crie esses mecanismos de atuação solidária entre municípios e regiões em situação de emergência”, destacou Axel Grael.

    No documento, as autoridades elencaram medidas para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas e solicitaram que as diretrizes sejam pactuadas com os entes, por meio do Conselho da Federação, instância que aguarda instalação da Presidência da República.

    O secretário Especial da Presidência da República afirmou que levará a demanda para incluir no PPA, o Plano Plurianual.

    “A Defesa Civil precisa de recursos para a prevenção. Muitas vezes, ela acaba agindo na interdição. Precisamos aportar mais recursos no orçamento para prevenção da Defesa Civil dos municípios”, frisou André Ceciliano.

    Na carta, são sugeridas ações prioritárias das cidades atingidas ou sujeitas a desastres para o governo federal como: recomposição permanente do orçamento federal destinado às ações de prevenção e gestão de desastres, destinação de fonte permanente de recursos para financiamento adequado do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap), instituição de linhas de créditos facilitadas e subsidiadas para ações de prevenção de riscos de desastres e monitoramento, regulamentação nacional do apoio mútuo emergencial entre os entes, instituição e manutenção de centros de recebimento e distribuição de doações, revisão do Plano Nacional de Adaptação (PNA) e revisão da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

    Os participantes do evento também apresentaram ações e desafios enfrentados pelos municípios na governança climática em uma troca de experiência de políticas públicas ambientais. O secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, lembrou que, desde 2013 a cidade vem trabalhando de forma inovadora na área de defesa civil. O secretário apresentou o Detec, ferramenta utilizada para mapear o território e identificar construções em áreas de risco ou proteção ambiental.

    “Estamos trabalhando de forma disruptiva em Niterói. Com bases nas técnicas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão integrada, o Detec identifica alterações de superfície nos limites do município, principalmente àquelas relacionadas ao avanço de edificações em áreas de risco a movimentos gravitacionais de massa e de proteção ambiental, visto que Niterói tem mais de 50% de sua área verde protegida. Esse mapeamento determinou as áreas vulneráveis, hierarquizando suas condições para determinar onde a gestão pública ia priorizar a alocação do recurso para realização das obras. Atualmente, há mais de 70% de obras de contenção de encostas acontecendo em toda a cidade”, contou o secretário que explicou que Niterói está em um contexto de uma área altamente suscetível a desastres naturais, principalmente os decorrentes de chuvas fortes e desastres geológicos e que existe um plano diretor com objetivos estratégicos relacionados especificamente à contenção do crescimento urbano de forma desordenada.

    O secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, destacou o ineditismo da cidade na criação de uma pasta exclusiva voltada para o tema e ressaltou as ações da Prefeitura.

    “A área ambiental é um norteador das políticas públicas nos últimos 10 anos, em especial o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, que é hoje a maior obra de soluções baseadas na natureza no Brasil. Ganhou prêmios nacionais e internacionais. A natureza integra o processo de gestão. Além disso, o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), que é uma unidade de conservação do município, é a área da cidade que mais recebe visitantes. Isso mostra que temos uma demanda de população que prioriza e privilegia espaços que têm a responsabilidade de proteção à natureza. Em Niterói, mais de 50% do território está dentro de unidades de conservação. Isso é um desafio e uma responsabilidade na gestão municipal”, ressaltou Luciano Paez.

    A prefeita de Francisco Morato (SP) e vice-presidente de Parcerias em ODS, Renata Sene, ressaltou que agenda é pertinente, porque “a luta é para que em nosso país não tenhamos mais notícias da perda de pessoas”, em referência ao desaparecimento de 17 pessoas na região metropolitana do Recife por conta do desabamento de um prédio após fortes chuvas.

    Entre as autoridades presentes no evento estava a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Conexão Litoral: conheça as praias de Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé

    0

    Maricá está em evidência vem crescendo de forma significativa e sua orla com certeza é um dos seus vários atrativos. Confira no Conexão Litoral com Rodrigo Waves as praias de Maricá

    Praia de Cordeirinho

    WhatsApp Image 2023 07 07 at 18.24.47

    A Praia de Cordeirinho é uma praia oceânica que se estende por 4,5 km.

    Ela tem as águas esverdeadas e ótimas para banho, em dias mais calmos, que envolvem uma areia branquinha.

    O visual dessa praia também é muito especial, em conjunto com a Lagoa do Padre,e ela fica entre a Praia de Guaratiba e a de Ponta Negra.

    Tem um comércio na Região da Rua 90 bem interessante.

    Praia de Ponta Negra

    WhatsApp Image 2023 07 07 at 18.24.46 1

    Se você gosta de praia com aquele visual especial, a Praia de Ponta Negra vai te surpreender.

    Possui 5 km de extensão e uma faixa de areia de aproximadamente 30 metros um verdadeiro tapete branco.

    Ela é banhada por um mar cristalino que completa a paisagem com o seu Farol e a Restinga de Maricá.

    Além disso, esse trecho é o mais propício para banho e também para a prática do surf.

    Geralmente tem pontos rasos para Banhistas.

    Ainda tem a opção do Canal de Ponta Negra para quem deseja águas mais tranquilas.

    Praia de Jaconé

    Screenshot 20230707 183001 Instagram

     

    Para quem busca mais privacidade é uma boa opção de praia. Com águas esverdeadas, temperaturas mais agradáveis e mar calmo é um cenário magnífico.

    O Canto na Região conhecida como Roberto Marinho a areia se misturam grãos grossos, finos e conchas.

    E agora esse trecho do Canto até a Curva conta com a presença de Guarda Vidas.

    A Praia de Jaconé fica nos limites com a Restinga de Saquarema e é contornada pela Serra de Jaconé que também completa o visual.

    POR: RODRIGO WAVES

    WhatsApp Image 2023 06 27 at 14.05.11
    Foto: Gleyson Silva

     

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Conexão Nas Ruas: as linhas intermunicipais para Itaboraí e Alcântara não aceitam Riocard? Veja a matéria e entenda

    0

    Na última quarta-feira (05/07) foi realizado na Rodoviária do Povo (Centro de Maricá) um ato simbólico que marcou a inauguração das novas linhas intermunicipais, sabemos que as seguintes linhas são Maricá x Itaboraí, Maricá x Alcântara, Maricá x Cabo Frio e Maricá Nova Friburgo, porém está circulando nas redes sociais que possivelmente as linhas que vão para Itaboraí e Alcântara não estão aceitando o Riocard e o Bilhete Único, sendo assim a equipe do Conexão do Povo foi atrás das informações e esclarecerá tudo aqui nesta matéria.

    Primeiro temos que analisar as seguintes informações, as empresas em questão são Fagundes e Rio Ita, a implementação das linhas é um pedido da Prefeitura de Maricá que conta com a realização juntamente com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO). Outro ponto importante para se destacar é que essa é uma ação experimental.

    A equipe do Conexão do Povo entrou em contato com a Prefeitura de Maricá, em resposta por e-mail, recebemos um release (Texto) apontando que as linhas em questão estão aceitando o Bilhete Único, sendo assim quebrando o boato de que não está sendo aceito.

    O Conexão seguiu em busca de mais informações, sendo assim conversamos diretamente com o DETRO que afirmou:

    “O Detro informa que as linhas urbanas metropolitanas aceitam o Riocard na modalidade transporte intermunicipal. Apenas as linhas rodoviárias não aceitam o benefício. Portanto, as linhas de Maricá para Itaboraí e Alcantâra (São Gonçalo) estão aceitando o cartão.”

    Com as seguintes respostas foram concluídos que o Riocard e o Bilhete Único estão sendo aceitos nas linhas para Itaboraí e Alcântara.

    Se você está com alguma dúvida ou gostaria de ter sua voz ouvida! Nos envie sugestões de pauta, estaremos a disposição para esclarecer e fazer conhecer as demandas da população. Conexão do Povo, mais que informação, atitude!.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Iniciado a operação da linha Maricá x Nova Friburgo

    0

    Nesta sexta-feira (07/07) foi iniciado a linha intermunicipal de ônibus Maricá x Nova Friburgo. A ação é uma realização do DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) juntamente com a Prefeitura de Maricá.

    De acordo com informações, a linha será operada pela Autoviação 1001 e as tarifas serão divididas em dois, sendo elas Nova Friburgo (R$ 52,85) e Cachoeiras de Macacu (R$ 32,60).

    WhatsApp Image 2023 07 05 at 17.18.16
    Publicidade

    Vale destacar que a primeira viagem da linha é às 7h.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Maricá entrega 19 novas casas a moradores de Pindobas

    0

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, entregou nesta quinta-feira (06/07) as chaves de 19 novas residências que fazem parte da política habitacional “Habitar Reassentamentos”, no bairro Pindobas. Também foram entregues 15 residências, no bairro vizinho de Camburi, que passaram por reformas realizadas pelo “Habitar – Moradia com Dignidade”.

    As novas casas com aproximadamente 70m², são localizadas na Estrada Henfil e são compostas por dois quartos, sendo uma suíte, sala, cozinha americana, banheiro social, área de serviço e quintal. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a realização do sonho dos moradores, que antes conviviam com riscos de desabamento e enchentes.

    “São entregas que nos emocionam, nesse objetivo público que é transformar Maricá. Entregamos 19 residências para pessoas que foram reassentadas do trecho do Rio da Mumbuca, numa ação importante para dar dignidade e moradia, um direito das pessoas. É a construção de política de reassentamentos, para retirar pessoas das áreas de risco, evitando possíveis tragédias. Hoje entregamos casas dignas, com dois quartos, suíte e quintal, que vão mudar a realidade desses moradores e criar um ambiente familiar muito melhor”, destacou.

    O secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, destacou a importância da entrega das casas à população, garantindo segurança aos moradores.

    “O programa foi criado para garantir uma moradia digna, salubre e confortável, com condições de segurança, garantindo o conforto dessas famílias. Estamos atentos às demandas climáticas, retirando as pessoas de áreas com risco de deslizamento e alagamento, tornando a cidade mais resiliente e também promovendo dignidade às pessoas por meio da concessão de moradias seguras”, disse o secretário.

    “É a realização de um sonho”, disse a técnica de enfermagem Márcia Oliveira, 37 anos, que foi contemplada com a política habitacional do Habitar Reassentamentos e irá morar na nova casa com seu marido e seu filho de 1 ano e 3 meses.

    “Esse é um grande acontecimento. Toda vez que chovia ficávamos desesperados, pois a água do rio vinha subindo. Ficamos várias vezes ilhados, eu com meu filho recém-nascido e a água invadindo o quintal, foram momentos desesperadores. Agora terei a segurança para criar meu filho, sem medo de enchente”, celebrou emocionada Márcia.

    Casas reformadas em Camburi

    No bairro vizinho Camburi, foram entregues 15 residências que passaram por reformas realizadas pelo “Habitar – Moradia com Dignidade”. As residências receberam reformas e integram as últimas unidades, de um total de 40 casas, do projeto habitacional. Esta é a segunda entrega realizada em 2023. Nessa primeira fase, serão contempladas 200 casas, até o fim do ano, sendo que 100 delas já foram concluídas e entregues aos moradores. Essa é a primeira área com regularização plena na cidade, com a regularização dos lotes, requalificação do espaço público e as melhorias habitacionais.

    O local ainda ganhou uma nova praça, uma iniciativa da Secretaria de Habitação, em parceria com a autarquia de Serviço de Obras de Maricá (Somar), que visa pensar a requalificação de espaços públicos na cidade.

    Dignidade, essa foi a palavra usada pelo casal Walmir Mendonça, 37 anos e Dayse Raposo, 47 anos, ao ganharem a casa reformada.

    “Ganhamos dignidade, agora temos orgulho da nossa casa. Antes tínhamos que tirar a água do box com o baldinho, o quintal era cheio de mato. Agora temos vida, não será mais sofrimento, os filhos que antes tinham vergonha de vir aqui, estão orgulhosos. Temos uma casa de verdade, vamos viver felizes”, contaram os moradores.

    Habitar Reassentamentos

    A política habitacional Habitar Assentamentos foi criada com objetivo de realocar pessoas que viviam em áreas de risco (desabamento ou deslizamento) ou em terrenos públicos. Os cidadãos recebem aluguel social até que a nova residência fique pronta. Elas são realocadas em imóveis ociosos adquiridos pelo município, mas sem descartar a construção de novas unidades. O município mantém uma fila de prioridades no reassentamento, que caminha conforme a disponibilidade de novas residências.

    Habitar – Moradia com Dignidade

    O projeto tem o objetivo de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança sendo destinado à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. As residências passaram por processo de regularização fundiária e diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras. O programa faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    No Dia Mundial das Zoonoses, Secretaria de Saúde de Niterói orienta sobre esporotricose

    0

    Nesta quinta-feira (06) é celebrado o Dia Mundial das Zoonoses, que nada mais são do que doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos. Algumas das mais comuns no Brasil são a raiva, a leptospirose, as leishmanioses, a toxoplasmose, a febre amarela, a dengue, a malária, a doença de chagas e a esporotricose, dentre muitas outras. Em Niterói, essa última é controlada por meio de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense.

    De acordo com o chefe do CCZ, o veterinário Fábio Villas Boas, nesses dez anos de parceria já foram aproximadamente 1500 animais atendidos.

    “É um trabalho de excelência, porque a esporotricose é uma zoonose emergente em que o número de ocorrências costuma ser grande não apenas em Niterói, mas também em todo o Brasil. Na prática o que a gente faz é impedir que esse grupo de doenças chegue na população humana e cause o agravo”, revela o veterinário.

    Estudantes de veterinária da UFF também participam do projeto e fazem o atendimento com a supervisão do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura.

    “Aqui a gente recebe os gatinhos que os tutores trazem e fazemos dois exames, tanto a citologia coletando com a lâmina quanto a cultura do fungo feito através do swab na ferida”, afirma Igor Rodrigues, um dos alunos.

    “A gente também faz o registro dos animais com o tutor, perguntando todos os dados como o nome do gatinho, a idade, se ele é castrado, onde é a lesão e desde quando ela apareceu, além de endereço onde vive e se o animal costuma ficar na rua. Pois a esporotricose é muito comum em animais que não são castrados e que tem acesso a rua e locais em que se tem bastante vegetação, já que se pega também pela planta e pela terra”, explica a aluna Letícia Dias.

    A esporotricose é uma doença infecciosa mais comum em gatos que estão com o fungo do gênero Sporothrix, causando nódulos nas mucosas (como picadas de inseto). Pode ser transmitida para os humanos e afetar pulmões e articulações. De acordo com os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, manter boa higienização do ambiente, castrar os animais e não os abandonar são algumas das precauções contra a doença.

    O Instituto Biológico da UFF realiza desde 2013 um diagnóstico clínico e laboral gratuito para a esporotricose. Qualquer morador da cidade pode solicitar o agendamento pelo telefone (21) 2627-9102.

    Dois terços das doenças reemergentes – aquelas que são conhecidas há algum tempo e que estavam sob controle, mas acabaram por retornar, causando uma grande preocupação – são zoonoses. Isso serve para mostrar a importância dos profissionais que trabalham no controle e na prevenção delas.

    O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão de saúde pública vinculado ao Sistema Único de Saúde que tem como objetivo a prevenção, proteção e a promoção da saúde das pessoas através de ações, estratégias e políticas públicas voltadas para o monitoramento, vigilância e controle das zoonoses.

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE NITERÓI 

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Traduzir »