21.9 C
Maricá
    domingo, junho 21, 2026
    Início Site Página 377

    Inscrição para concurso de fotografia de Maricá vai até este domingo (09)

    0

    A Prefeitura de Maricá anunciou em suas redes sociais que a inscrição para o concurso de fotografia “Pelos Caminhos de Maricá” vai terminar neste domingo (09/07), sendo assim você que é fotógrafo e ainda não se inscreveu, não perca essa oportunidade e confirme sua presença.

    De acordo com informações, este projeto tem como intuito celebrar os 10 anos do projeto “Circuito Ecológico Caminhos de Maricá”.

    Segundo informações, serão selecionadas 30 fotos para por em votação popular, além que farão parte de uma exposição pública.

    Para se inscrever basta acessar o link http://www.turismomarica.com.br.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Maricá segue com operação especial no Arraiá de Itaipuaçu

    0

    A Prefeitura de Maricá prossegue com a operação especial de segurança e de mobilidade urbana montada para que moradores e turistas possam aproveitar as comemorações do Arraiá de Maricá, de 07 a 09/07, na Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35), em Itaipuaçu.

    Nesta segunda semana de festa em Itaipuaçu, a Guarda Municipal contará com a atuação de 105 agentes entre sexta-feira (07/07) e domingo (09/07). O trabalho das equipes contará com o auxílio de oito viaturas, sendo seis carros e duas motos. Foram disponibilizadas 124 vagas para policiais militares que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Os agentes terão o apoio de 17 viaturas e 10 motos. A Polícia Militar também estará no local, com equipes especializadas.

    Fechamentos e bloqueios

    A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) fará alterações em diversas vias próximas aos locais de shows, a partir das 13h desta sexta-feira (07/07), atendendo às necessidades do setor operacional. O objetivo é que das 18h até a madrugada de cada dia de Arraiá, todos os fechamentos e desvios estejam em pleno funcionamento, para que moradores e visitantes possam aproveitar a programação preparada pela Secretaria de Turismo.

    Com as mudanças, a Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66) terá sentido único em direção à praia, entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35). A Rua 67 terá seu acesso restrito a moradores, pois será utilizada para o estacionamento de motoristas com necessidades especiais e para os que atuam na produção do evento.

    Na rua 68 o fluxo de veículos será proibido em direção à praia, no trecho que compreende a Rua Van Lerbergue (antiga 34) e a Rua Governador Leonel Brizola (antiga 35). A Rua 69 será utilizada pelos ônibus vermelhinhos para chegar até a Rua 34. Já as ruas 78 e 79 estarão interditadas.

    Além disso, o sistema viário binário será implementado em trechos específicos de algumas vias entre a Rua 67 e a Rua 70, localizadas no entorno da festa. Com a alteração, a Rua 67 terá sentido único em direção à Rua 36, a Rua 68 em direção à Rua 35, a Rua 69 em direção à Rua 36 e a Rua 70 em direção à Rua 35.

    Ao todo, 63 profissionais da Sectran, entre orientadores (15), apoio (40) e agentes de trânsito (oito) atuarão no local, com o auxílio de cinco viaturas, visando garantir a fluidez no trânsito e auxiliar motoristas e pedestres.

    É importante destacar que todo o esquema de trânsito poderá ser alterado de acordo com a necessidade observada pelo setor operacional.

    Garrafas de vidros estão proibidas

    A Coordenadoria de Posturas do 3º e 4º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com 10 fiscais e 480 apoios distribuídos pelos locais de festa.

    De acordo com o decreto nº 469 de 17 de fevereiro de 2020, a comercialização de bebidas, refrigerantes e similares, por bares, restaurantes e vendedores ambulantes em garrafas de vidro está proibida. Cerca de seis mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.

    Proteção aos banhistas

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá vai reforçar a segurança na Orla de Itaipuaçu nas noites de sexta-feira a domingo. Ao todo, 60 profissionais atuarão no local.

    Transporte Público

    A Empresa Pública de Transportes (EPT) vai reforçar a frota que circula no bairro de Itaipuaçu. Entre as linhas que contarão com horários extras de sexta-feira a domingo estão: E-30 B (Terminal de Itaipuaçu x Terminal de Maricá), E-31 (Centro x R128 via Cajueiros), E-32 (Recanto x Rua 128, via Estrada) e E-32A (Recanto x Rua 128, via Rua 34) e E34 (Terminal de Itaipuaçu – Circular).

    Na volta para casa, os usuários dos “vermelhinhos” também contarão com viagens extras para as linhas que saem da Rodoviária do Povo (Maricá) em direção aos demais bairros da cidade, durante toda a madrugada e de acordo com a demanda.

    É preciso ficar atento ao ponto de embarque e desembarque após os shows, pois haverá alterações. O ponto final das linhas E32, E32A e E35 ficará próximo do cruzamento da Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga Rua 66) com a Rua Governador Leonel Brizola (antiga Rua 35). Já o embarque e desembarque das linhas E20, E31 e E34 ficará perto da Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga Rua 66), entre as Ruas 33 e Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34). Servidores da EPT estarão presentes para auxiliar os usuários na chegada e na saída do evento.

    Confira os horários extras:

    Sexta-feira e Domingo

    – Linha E31: 00h30 / 01h

    – Linha E32: 00h / 01h

    – Linha E32A: 00h30

    – Linha E34: 22h / 22h30 / 23h / 23h30 / 00h / 00h30 / 01h

    Sábado

    – Linha E30B: 00h50

    – Linha E31: 00h30 / 01h / 01h30

    – Linha E32: 00h / 01h

    – Linha E32A: 00h30 / 01h30

    – Linha E34: 22h / 22h30 / 23h / 23h30 / 00h / 00h30 / 01h / 01h30

    Em razão das festividades, cinco estações de bicicletas vermelhinhas de Itaipuaçu estarão indisponíveis das 12h de sexta-feira (07/07) até as 22h de domingo (09/07). São elas: Estação 6 (Praça do Barroco); Estação 13 (Estação Rodoviária de Itaipuaçu); Estação 14 (Estação Itaipuaçu I, na Orla, próximo à Rua Professor Cardoso de Menezes); Estação 15 (Estação Itaipuaçu II, na Orla, próximo à Av. Zumbi dos Palmares) e Estação 25 (Estação Itaipuaçu III, na Orla, próximo à Rua 70). O funcionamento será normalizado na segunda-feira (10/07).

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    São abertas 1.350 vagas de cursos gratuitos da Qualifica Maricá

    0

    Foram abertas nesta quinta-feira (06/07) as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela Qualifica Maricá. As inscrições vão até o dia 16 de julho e tem a disposição 1.350 vagas disponíveis.

    Os seguintes cursos são: Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Mecânico de Refrigeração e Climatização, Eletricista de Sistema de Energias Renováveis, Pedreiro de Alvenaria, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Mecânico de Motocicleta, Instalador Hidráulico Residencial, Formação Inicial em Gesseiro, Eletricista Instalador Predial, Camareira em Meios de Hospedagem, Assistente de Recursos Humanos, Programação e Controle de Produção, Assistente de Planejamento e Assistente Administrativo.

    Das 1.350 vagas, 30% será direcionada para participantes dos programas sociais da Prefeitura e para pessoas com deficiência.

    As aulas vão durar 3 meses com carga horária variando de 160 a 280 horas.

    Como dito no texto acima, as inscrições vão até 16 de julho, após isso, no dia 17 será realizado o sorteio, os contemplados nas escolhas deverão se matricular entre os dias 18 e 19 de julho. Já as aulas começarão na data de 7 de agosto.

    Os polos disponíveis para as aulas são: Condado, Maricá, Itaipuaçu, Inoã e Ponta Negra.

    Para se inscrever você precisa ter mais de 18 anos e as inscrições só podem ser feitas através do site https://qualificamarica.com.br/.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Estudantes de Medicina do Passaporte Universitário realizarão estágio obrigatório na rede de saúde de Maricá

    0

    A Secretaria de Saúde de Maricá receberá 25 alunos de Medicina do programa Passaporte Universitário para um estágio obrigatório, que será realizado a partir do mês de agosto nas unidades da Atenção Primária e da Rede de Urgência e Emergência do município. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) — que oferece a graduação em Medicina aos beneficiários do programa.

    No dia 14/06, equipes das secretarias responsáveis pela iniciativa e da Unifeso percorreram diversas Unidades de Saúde da Família (USF), o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (em São José do Imbassaí) e o Centro Pediátrico do Hospital Conde Modesto Leal (no Centro), espaços que receberão os estudantes selecionados para o estágio obrigatório durante o segundo semestre deste ano.

    A visita foi acompanhada pelo subsecretário da Rede de Atenção à Saúde, Wilson Junior; a subsecretária da Rede de Urgência e Emergência, Juliana Nogueira; Raphael Dias, coordenador de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde; além de outros representantes da parceria.

    A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou o impacto do estágio para a formação dos alunos e a contribuição deles para o cuidado da população.

    “É uma iniciativa fundamental ter os estudantes de Medicina do programa Passaporte Universitário contribuindo com a rede de saúde do município. Dessa forma, eles poderão colocar em prática os aprendizados da graduação e observar como funcionam os serviços, o que é fundamental para qualificar o cuidado e o olhar ao próximo”, afirmou Solange.

    Para Raphael Dias, coordenador de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa da Secretaria de Saúde, a parceria fomenta o desenvolvimento profissional e também a fixação de profissionais na cidade.

    “O desenvolvimento do estágio obrigatório é um instrumento de qualificação da rede, atendendo os princípios e diretrizes do SUS. Além disso, essa será uma experiência essencial para os bolsistas do programa, que poderão atuar em uma rede de saúde com muitos avanços. Esperamos que, após o estágio, consigamos fixar os novos médicos, fazendo a diferença na cidade”, garantiu o coordenador.

    Sobre o Passaporte Universitário

    O programa Passaporte Universitário concede bolsas de estudo integrais a mais de seis mil estudantes selecionados, que podem cursar graduação e pós-graduação em instituições de ensino conveniadas. Além disso, o programa incentiva o desenvolvimento socioeducacional da cidade, diminuindo as desigualdades sociais e sendo fundamental para a formação da população.

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Operação Militar de Israel deixa 13 pessoas mortas e é considerada a maior em 20 anos

    0

    Uma grande Operação Militar de Israel deixou 13 mortos, sendo 12 palestinos e 1 soldado israelense. A ação ocorreu na Cisjordânia e foi finalizado nesta quarta-feira (05/07). A operação é considerada a maior em 20 anos.

    De acordo com informações, além da operação, foram lançados ataques aéreos em Gaza como resposta ao lançamento de foguetes.

    A ação que é a maior em 20 anos, teve uma grande mobilização do exército de Israel na área de Jenin (norte da Cisjordânia).

    Autoridades israelenses confirmaram que atingiram um centro de operações conjuntas de um grupo armado local conhecido como Brigada Jenin, além de 6 oficinas de fabricação de explosivos.

    Em resposta, o Ministro da Saúde Palestino, Mai al-Kaila, disse que a ação foi uma agressão e que desafiava o direito internacional.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Mesmo com aumento populacional, Maricá seguirá sem segundo turno nas eleições

    0

    Com as políticas públicas aliadas aos royalties, o município de Maricá vem crescendo em número de habitantes. Em 2010 o município tinha 127 mil e em 2022 já representa 197 mil, porém esse número não é suficiente para a cidade ter segundo turno nas eleições de 2024 para a Prefeitura.

    De acordo com informações, o município tem 143.479 mil eleitores, para que seja implementado o segundo turno a cidade deveria ter 200 mil eleitores aptos.

    Se Maricá continuar em crescimento, com toda certeza passará dos 200 mil eleitores, acredita-se que esse número seja ultrapassado por volta de 2025 ou 2026.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Opinião: assistencialismo e os royalties foram os grandes fatores pra chegada de novos habitantes para Maricá

    0

    Recentemente o Censo 2022 divulgou informações sobre a quantidade de habitantes em todo o Brasil, sendo assim Maricá está incluída nesta pesquisa e o município maricaense representou um grande aumento, mas você sabia que o grande responsável por esse aumento é os programas de assistencialismo na cidade? Sim, além, claro dos royalties que fez o município ficar conhecido não somente no Estado do Rio de Janeiro, mas em todo Brasil.

    De acordo com informações, de 2010 até 2022 foram registrados 69.839 novos moradores, um salto de 54,8%.

    Em nota a Prefeitura de Maricá disse que “conseguiu superar o conceito de cidade-dormitório e vem se tornando uma cidade com geração de renda e emprego”, o grande questionamento desta fala é que a maior empresa de Maricá é a própria Prefeitura! Os moradores locais afirmam não enxergar uma grande chegada de empresas, o que é visto é apenas a própria Prefeitura de Maricá sendo a maior empresa com contratações através de concursos ou principalmente por indicações de políticos.

    É inegável que o que chamou a atenção são seus extensos projetos de políticas públicas e assistencialismo, graças aos royalties, Maricá tem a Moeda Mumbuca, Tarifa Zero (EPT), PAT, PPT, Passaporte Universitário e entre outros. Vale destacar que sim estas ações são boas e ajuda, mas agora dizer que novas grandes empresas estão chegando em Maricá e dando diversas oportunidades aí ainda é cedo afirmar, o que fez Maricá crescer é a sua construção de políticas públicas e os royalties, mas é bom destacar que o município não pode focar apenas nesses pontos, é necessário fortalecer ainda mais o turismo no município, fazer conhecer sua história e permitir entradas de novas empresas.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Foto: O Globo

    Utilidade Pública: Viação Nossa Senhora do Amparo abre vagas para aprendiz de elétrica

    0

    Foi anunciado recentemente que a Viação Nossa Senhora do Amparo abriu vagas para Jovem Aprendiz na área de elétrica, sendo assim uma ótima oportunidade para quem está em busca do seu primeiro emprego.

    De acordo com informações, para você se candidatar é preciso ter Ensino Médio Completo, ter 18 a 22 anos, não ter tido experiência comprovada em carteira assinada, residir próximo à garagem matriz da empresa em Maricá e por fim ter domínio em informática.

    Alguns benefícios são cesta básica e vale-transporte.

    Se interessou? Então basta deixar o seu currículo em uma das garagens da Amparo (Maricá e Rio do Ouro), enviar via email (rhumanos@vnsamparo.com.br) ou acessando o site da empresa (http://www.vnsamparo.com.br/).

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Lucas Lucco se apresentará no palco de Itaipuaçu neste fim de semana pelo Arraiá de Maricá

    0

    O palco de Itaipuaçu do Arraiá de Maricá 2023 reinicia a partir desta sexta-feira (07/07) com uma série de shows, que acontecem numa área da Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35), em Itaipuaçu. A grande atração será no sábado (08/07), quando o sertanejo Lucas Lucco promete uma apresentação recheada de sucessos de seus mais de 15 anos de carreira.

    O artista mineiro compôs sua primeira canção aos 11 anos de idade. A carreira de fato começou em 2007 com o trio Skypiras, no qual ficou até 2010. O primeiro disco solo saiu em 2013 e o estouro veio com o segundo, ‘Tá Diferente’ (2014), que tinha o hit “Mozão” e ficou em primeiro lugar na plataforma iTunes Brasil. No ano seguinte, Lucas emplacou mais um sucesso nacional com “Vai Vendo”. Ele também trabalhou como ator em uma das últimas temporadas de ‘Malhação’, na TV Globo, teve participações no cinema e vai estar em uma nova produção nas telonas com lançamento para o segundo semestre, chamada de ‘Rodeio Rock’.

    Em todas as noites, também haverá apresentação de quadrilhas profissionais e de artistas como Léo Lima na sexta-feira, dia 7; e Glauco Zulo, no domingo, dia 8, além dos locais Moniquinha Ângelo, Raquel Fonseca e a banda Bom Demais. O arraiá termina na já tradicional área de eventos da Barra de Maricá, montada na Avenida João Saldanha, entre os dias 14 e 23 de julho. A programação musical desse palco será divulgada na próxima semana.

    Serviço

    Programação do Arraiá de Maricá 2023

    Local: palco Itaipuaçu (dias 7, 8 e 9 de julho)
    Endereço: Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35)

    Sexta-feira (07/07)
    20h – Bom Demais
    21h30 – Quadrilha
    22h30 – Léo Lima

    Sábado (08/07)
    19h – Quadrilha
    20h – Moniquinha
    22h30 – Lucas Lucco

    Domingo (09/07)
    20h – Raquel Fonseca
    21h30 – Quadrilha
    22h30 – Glauco Zulo

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Corredor das Artes, em Niterói, recebe a exposição “Minha Vida em Cores”, do artista plástico Bruno Camargo

    0

    A série de mostras do Corredor das Artes, na Prefeitura de Niterói, inaugurou, nesta segunda-feira (03), a exposição “Minha Vida em Cores”, do artista plástico Bruno Camargo. Esta é a sétima exposição a ocupar o local. A mostra apresenta 20 pinturas que retratam formas e movimentos em cores diversas, quentes e frias.

    O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância que as exposições do Corredor das Artes têm ganhado nas instalações da Prefeitura.

    “Quando a exposição anterior do fotógrafo Claudio Fernandes foi retirada daqui para a montagem dessa nova exposição, pude perceber a diferença que tem um projeto como esse para o local. Sem a arte, fica um local árido. Com arte e, sobretudo, cores, ganha mais vida. Hoje eu soube que vários artistas de Niterói estão procurando expor neste espaço, o que mostra que o local está cumprindo um outro papel importante, que é dar oportunidade para os artistas da cidade mostrarem sua arte”, ressaltou o prefeito.

    O Corredor das Artes foi desenvolvido em 2021 pela equipe do Cerimonial da Prefeitura especialmente para ser apreciado por quem visita a sala de espera do gabinete do prefeito Axel Grael e dos secretários. A ideia inicial era que todas as mostras que passassem pelo Corredor das Artes seguissem posteriormente para equipamentos da Prefeitura e, desta forma, pudessem ser vistas pela população niteroiense. A exposição do fotógrafo Claudio Fernandes, que tem como temática um passeio pelo Parque Orla Piratininga (POP) e ocupava o Corredor das Artes, estreia nesta terça-feira (04), na Sala Carlos Couto, no Centro.

    De acordo com Haroldo Enéas, chefe do Cerimonial da cidade de Niterói, a arte de Bruno agrega beleza e contemplação para o espaço.

    “Bruno Camargo é conhecido por sua sensibilidade em captar momentos e expressões através de suas telas. Suas pinceladas registram uma abordagem poética e singular. Através das cores, luzes e sombras, suas telas transmitem emoção e convidam o espectador a mergulhar nas histórias que cada imagem conta. Através dessa exposição, teremos a oportunidade de apreciar o talento de Bruno Camargo como pintor e de refletir sobre os diferentes núcleos e nuances que compõem suas experiências e sua visão de mundo. A mostra pode ser uma viagem visual inspiradora que nos convida a explorar e sentir emoções através das pinceladas desse artista talentoso”, afirmou Haroldo Enéas.

    Bruno Camargo se estabeleceu em Niterói depois de anos morando fora do país. O artista conta que sua pintura é influenciada pelo pontilhismo e o expressionismo.

    “Depois de uma ausência de quase 60 anos do Brasil, regressei ao país e escolhi Icaraí como meu novo endereço global. Nasci em Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, amava pintar desde a infância. Todas as minhas concepções artísticas eram então influenciadas pelo que via em museus e livros. Com o passar do tempo, fui especialmente influenciado pela técnica do pontilhismo de Georges Seurat, composições de Gustav Klimt, e também pelos círculos de Wassily Kandinsky. Adotei uma variedade de estilos durante a carreira artística e continuo expressando minha visão do mundo com pinturas coloridas e intensas, uma clara demonstração do meu lado emocional. Cada cor é um pedacinho da minha essência, uma mistura única que traz vivacidade e presença. Assim, sigo pintando minha vida com alegria e emoção, deixando meu mundo mais belo e cheio de gratidão”, conclui o artista.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Traduzir »