24.1 C
Maricá
    sábado, junho 14, 2025

    Maricá se prepara para 15ª Conferência de Assistência Social com discussão sobre políticas empregadas e participação social no sistema de proteção ao cidadão

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMAS), promoveu uma reunião para abordar assuntos que serão levados em relatório à 15ª Conferência Municipal de Assistência Social da cidade. Um dos locais do encontro foi a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba, onde, nesta etapa, usuários e funcionários levantaram pontos necessários para o melhor emprego das políticas públicas.

    Entre os vários temas citados está o cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que organiza e coordena as ações de assistência social no Brasil e garante a proteção social aos cidadãos. Além disso, outros esclarecimentos sobre serviços já prestados no município nas áreas de saúde, educação, trabalho e renda também foram mencionados.

    “Todos os espaços são fundamentais dentro da assistência social porque são lugares de troca. A política deve ser construída dessa forma. Todos aqueles que contribuem com o serviço devem participar. Aqui coletamos as propostas para levarmos para a Conferência. Aproveitamos também a oportunidade para alinhar formas de serviços que sejam bons para todos”, disse Gabriel Martins, coordenador do Serviço de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social.

    O Abrigo Ernani Gomes Duarte, atualmente, atende cerca de 70 usuários. São 50 que possuem cadastro e utilizam regularmente os serviços da casa, além daqueles que procuram o local com o objetivo de pernoite. Todas as propostas levantadas no encontro vão para um relatório que contribui com a construção do plano municipal de assistência social. Assim, o governo municipal organiza os serviços de assistência social em Maricá, além de levar essas principais ideias geradas para as conferências de âmbitos superiores.

    A 15ª Conferência de Assistência Social de Maricá acontece nos dias 10 e 11 de julho. O evento visa a discussão de diretrizes, avaliação de políticas empregadas e a ampliação da participação social na construção do sistema de proteção aos cidadãos. Os principais pontos levantados serão levados para as conferências estadual e nacional que ocorrem neste segundo semestre de 2025.

    Além da Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba, houve também encontros com o mesmo objetivo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Região Oceânica e Jardim Atlântico, respectivamente em Cordeirinho e em Itaipuaçu.

    WhatsApp Image 2025 06 10 at 12.02.46 4

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...

    Guerra no Oriente Médio: Israel ataca Teerã, capital do Irã

    A escalada da guerra no Oriente Médio ganhou um...

    Niterói participa de encontro global de cidades do G20 na África do Sul

    A Prefeitura de Niterói está participando, por meio da...
    Traduzir »