24.1 C
Maricá
    sábado, junho 14, 2025

    Hospitais públicos e privados do Rio de Janeiro devem ter terapeutas ocupacionais

    Data:

    As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro deverão contar com terapeutas ocupacionais. A determinação é do Projeto de Lei 1.626/2023, da deputada Índia Armelau (PL), que a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (10/06), em segunda discussão. A proposta segue para o governador Cláudio Castro (PL), responsável pela sanção ou veto da lei.

    Cada unidade hospitalar terá que garantir a cobertura de, pelo menos, um terapeuta para cada 12 leitos, no período matutino e/ou vespertino, no mínimo de seis horas diárias.

    Os terapeutas ocupacionais devem estar preparados tanto para o atendimento a pessoas no período agudo da doença, internadas em enfermarias ou em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), como também para cuidados de saúde mental, processos de reabilitação após alta hospitalar, a médio e longo prazos, ou em cuidados paliativos.

    “A terapia ocupacional é super importante nos hospitais para ajudar na recuperação, autonomia e qualidade de vida dos pacientes, além de auxiliar para que as pessoas possam retornar às atividades diárias e se adaptarem às novas condições de saúde”, explica a deputada Índia Armelau.

    A proposta aprovada no plenário da Alerj complementa a Lei 7.874/18, que já determina que os hospitais gerais com unidade psiquiátrica tenham leitos e tratamentos para pessoas com transtornos mentais.

    O terapeuta ocupacional é um profissional que oferece cuidado integral à saúde e cria condições de resposta à realidade clínica do paciente, com vistas a desenvolver a autonomia e independência em suas atividades diárias durante o período de internação hospitalar, além de conceder orientações para o pós-alta.

    IMG 6106

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...

    Guerra no Oriente Médio: Israel ataca Teerã, capital do Irã

    A escalada da guerra no Oriente Médio ganhou um...

    Niterói participa de encontro global de cidades do G20 na África do Sul

    A Prefeitura de Niterói está participando, por meio da...
    Traduzir »