19.1 C
Maricá
    segunda-feira, julho 14, 2025

    Maricá reduz a fila de espera por mamografias com ampliação na oferta de exames

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, reduziu a fila de espera por mamografias na cidade. Em janeiro, 2 mil mulheres aguardavam pelo exame de diagnóstico precoce do câncer de mama e, progressivamente, todas realizaram o procedimento, resultado da ampliação na oferta do serviço.

    Atualmente, cerca de 1.200 mamografias são disponibilizadas mensalmente à população nas unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município e no mamógrafo, que atualmente funciona no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT). Todos os agendamentos são feitos após atendimento e encaminhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou de outros serviços da rede, com posterior marcação pela Central de Regulação, priorizando os casos mais graves e urgentes, como determina o SUS.

    Em outra frente, o número de mamografias disponibilizadas em Maricá também foi fortalecido com o Caminhão da Saúde, ação itinerante que foi lançada neste ano e atua em um bairro da cidade por mês. Entre março e maio, foram disponibilizadas 480 mamografias no Caminhão. A iniciativa conta com um diferencial: não é necessário agendamento prévio; basta comparecer ao local com pedido médico do SUS emitido pelos serviços municipais, cartão do SUS e documento de identidade contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

    O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, celebrou os avanços na oferta de mamografias e garantiu que isso é resultado da dedicação da gestão com o bem-estar das mulheres.

    “Ampliar o acesso à mamografia em Maricá é um compromisso com a vida das mulheres. A redução significativa da fila de espera representa mais do que números: é mais tranquilidade, diagnóstico precoce e cuidado no tempo certo. Seguimos trabalhando para garantir que todas tenham acesso a um atendimento humanizado e eficiente”, afirmou.

    Fluxo de atendimento

    A porta de entrada para todos os atendimentos na rede municipal são as Unidades de Saúde da Família (USF), presentes nos quatro distritos da cidade. Cada morador deve procurar a USF de referência, responsável por atender a região onde reside, onde será acolhido, atendido e avaliado, podendo ser encaminhado para serviços especializados, com agendamento pela Central de Regulação do município.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Semana de crimes: onda de assaltos e furtos causam medo e insegurança em Maricá

    Ao longo desta semana, o município de Maricá foi...

    Grande final do Maricá Games Jam acontece neste sábado (12/07)

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de...

    Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário sobre Juventude 4.0

    A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realiza...

    Acidente fatal: mulher morre atropelada na RJ-106, altura do município de Maricá

    Um grave acidente na tarde da última quarta-feira, 9...
    Traduzir »