A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, celebra mais um marco importante na área de segurança pública. O município encerrou o primeiro semestre de 2025 sem nenhum registro de roubo de carga — e, de acordo com os dados mais recentes, atualizados até esta quinta-feira (31/07), continua sem nenhuma ocorrência do tipo ao longo de todo o ano.
As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Cidadã com base nos dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ). Maricá é o único município da Região Metropolitana do Rio – com população superior a 100 mil habitantes – que manteve os índices de roubo de carga zerados nos primeiros seis meses do ano, e até o fim de julho. O último caso registrado na cidade ocorreu em 29 de novembro de 2024, ou seja, já são mais de 240 dias consecutivos sem esse tipo de crime, um marco relevante especialmente diante da posição estratégica da cidade.
“É gratificante constatar que os investimentos da Prefeitura estão trazendo resultados concretos, com reflexos diretos na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Coronel Julio Veras.
Cortada por três rodovias estaduais de grande circulação (RJ-106, RJ-114 e RJ-118), Maricá é passagem diária de milhares de veículos, o que naturalmente exige atenção redobrada no enfrentamento a crimes de carga. A RJ-106 é a principal ligação entre Niterói, São Gonçalo e a Região dos Lagos; a RJ-114 faz conexão com Itaboraí; e a RJ-118 leva até Jaconé. Ainda assim, o município tem conseguido manter os índices zerados, refletindo a eficiência das ações preventivas e integradas.
O resultado de Maricá contrasta com a realidade de cidades vizinhas. Segundo o levantamento “Panorama do Roubo de Carga no Rio de Janeiro”, da Firjan, esse tipo de crime gerou prejuízos de R$ 325 milhões em 2024, com 99% das ocorrências concentradas na Região Metropolitana. Além das perdas econômicas, esse tipo de crime muitas vezes está associado a delitos como roubo de veículos, sequestros-relâmpago e receptação de mercadorias.
Esse desempenho de destaque é fruto de uma estratégia robusta de inteligência, integração e tecnologia. A cidade conta com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), que realiza vigilância em tempo real com o auxílio de cerca de 3 mil câmeras espalhadas pelo município. Maricá também é o município que mais investe no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), oferecendo até 170 vagas diárias para o reforço no patrulhamento ostensivo. A parceria com o 12º BPM é outro ponto-chave, com resultados expressivos, como a recuperação de veículos furtados ou roubados.