21 C
Maricá
    segunda-feira, julho 7, 2025

    ‘Guapi Festeja Viseu’ foi sucesso de público e cidade já prepara festival de inverno

    Data:

    O festival Guapi Festeja Viseu realizou de 4 a 6 de julho uma grande celebração cultural em Guapimirim, na Praça Jardim da Cotia, homenageando os laços entre o Brasil e Portugal. Em sua 2ª edição, o evento gratuito celebrou as origens portuguesas na cidade fluminense, transformando a praça em um verdadeiro portal cultural entre Brasil e Portugal. A programação intensa, para todas as idades, incluiu música ao vivo, danças folclóricas, gastronomia típica, feira de artesanato e atividades infantis.

    Seu Adrião Nogueira, de 79 anos, trouxe a família toda para curtir a experiência completa do festival. “Estou aqui com minha filha, meu genro e os netos. Vim assistir meu amigo que veio se apresentar com o rancho (grupo de dança portuguesa) dele, foi tudo muito bom”, afirmou o português nascido em Viseu, brindando com sua taça de vinho do Dão e bolinhos de bacalhau. Ele está há 70 anos no Brasil e escolheu Guapimirim há 15 anos para viver.

    Os shows musicais e as apresentações dos ranchos folclóricos foram destaques desse resgate da cultura portuguesa em Guapi. “É lindo ver a praça cheia, com famílias reunidas, crianças brincando e a cultura sendo vivida com tanto carinho. Pra quem não sabe, temos aqui a Casa de Viseu, uma casa portuguesa, e com esse evento a gente celebra a conexão de Guapimirim com o distrito de Viseu. Esse evento foi pensado para resgatar essa cultura que faz parte da nossa cidade. Mostramos ao público a qualidade da culinária e dos vinhos do Dão, trazendo música, cultura, arte e tudo aquilo que remete à Portugal”, celebra a prefeita Marina Rocha, que esteve em todos os dias de festa prestigiando cada setor acompanhada do marido, e do vice-prefeito, Natalício Corrêa, e amigos.

    Durante o evento, representantes das entidades portuguesas locais reforçaram o caráter afetivo da celebração. Guapimirim abriga a sede campestre da Casa de Viseu desde 1983, associação que leva o nome do distrito português natal do pintor Grão Vasco. A Casa de Viseu comemorou em 6 de julho seus 59 anos de fundação no Brasil. Em meio às festividades, o presidente da Casa de Viseu, Paulo Sena, destacou o laço entre as cidades-irmãs: “Essa segunda edição veio para coroar aquilo que foi feito por quem verdadeiramente ama a cidade. Marina (a prefeita) ama Guapimirim e o Mário Seixas é um profissional extraordinário que proporcionaram tudo isso pela segunda vez. Somos cidades-irmãs e representamos o distrito de Viseu aqui em Guapi, e esse evento é um abraço na colônia portuguesa”. A importância da Casa de Viseu se reflete na conexão cultural proporcionada pelo festival através de diversas manifestações como a gastronomia, a cultura e os vinhos do Dão, conhecidos pelo sabor especial e produção diferenciada.

    Também foi marcante a participação dos ranchos folclóricos, como o Maria da Fonte, da Casa do Minho (referência portuguesa no Cosme Velho, bairro da Zona Sul do Rio). Durante seu espetáculo, o grupo prestou homenagem a Guapimirim e às raízes lusitanas. Um de seus representantes afirmou: “Estamos honrados de estar aqui, porque neste grupo somos cerca de 60 componentes e somos da Casa do Minho. Para quem não sabe, essa casa portuguesa existe desde 1954 e foi um abraço que recebemos aqui no Brasil como pessoas que vieram em busca de uma vida melhor ou estavam fugindo da ditadura de Salazar. Na dança celebramos nossa cultura e raízes”. Essa conexão afetiva reforça a inspiração do festival na tradicional Feira de São Mateus de Viseu, selando o intercâmbio entre as duas cidades.

    Almir, filho de portugueses, vive em São Paulo mas vem pelo menos uma vez ao ano em Guapimirim, porque ama a cidade. “Eu venho para Guapimirim desde os dois anos de idade, e como filho de portugueses: meu pai é de Beira Alta e minha mãe é de Trás-os-Montes e ver as raízes da minha família, junto com a cidade que eu amo e tenho um carinho todo especial me deixa muito feliz. Fiz questão de vir nessa época e aproveitar”, declarou o designer.

    Balanço positivo e o que vem por aí

    Ao fim dos três dias, o secretário municipal de Turismo, Mário Seixas, fez um balanço entusiasmado do evento: “chegamos ao final desses três dias de Guapi Festeja Viseu e celebramos esse intercâmbio cultural completo, que foi muito positivo e visível, com o público de turistas e guapimirienses se entregando para vivenciar as experiências. O impacto foi direto no setor de comércio e serviços, com retorno para nossas pousadas, restaurantes e barraqueiros”. A prefeita Marina Rocha também ressaltou que Guapimirim “já nasceu com alma festeira”, e que eventos como este movimentam o turismo local e valorizam a cultura regional.

    Segundo Mário Seixas, o Guapi Festeja Viseu está consolidado no calendário turístico da Serra Imperial, ajudando a consolidar a cidade como destino multicultural. O público considerou gratificante a experiência de consumir vinho do Dão harmonizado com pratos portugueses, cervejas artesanais de produção local e mostrar às crianças a tradição da dança típica.

    Com o sucesso do ‘Guapi Festeja Viseu’, Guapimirim já anuncia o próximo grande evento no calendário. De 23 de julho a 3 de agosto acontecerá o Festival de Inverno, uma programação intensa com artistas renomados, espetáculos teatrais e diversos, tudo com entrada gratuita e que vai acontecer em uma superestrutura no bairro Bananal, em uma arena multicultural com capacidade para cerca de 500 pessoas, e promete aquecer o inverno serrano.

    Para não perder nenhuma novidade, a orientação é ficar atento às redes sociais oficiais e ao portal Festivais de Guapimirim (festivaisdeguapimirim.com.br). Lá serão divulgadas datas, atrações e formas de participar das atividades.

    DSC 6810

    Créditos das fotos: Marcelo Oliveira

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Prefeitura de Niterói inicia vistoria anual de transporte escolar

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Subsecretaria de...

    Prefeitura de Maricá realiza revisão dos beneficiários da Renda Básica da Cidadania (RBC)

    A Prefeitura de Maricá iniciou uma revisão de rotina...

    Maricá avança em obras e urbanização no primeiro semestre de 2025

    A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços...

    Festival de Blues, Rock e Jazz de Maricá tem programação alterada por causa do mau tempo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...
    Traduzir »