17.8 C
Maricá
    terça-feira, junho 17, 2025

    É determinado pelo STJ a suspensão das obras do resort Maraey

    Data:

    Foi emitido, por meio de uma decisão liminar, a suspensão das obras do Empreendimento Turístico Residencial Maraey na Restinga de Maricá (Área de Proteção Ambiental). A decisão foi feita pelo ministro Herman Benjamin (Superior Tribunal de Justiça/STJ).

    Existe argumentos apresentados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) que sustentam a possibilidade de danificações ao meio ambiente, logo, o ministro decidiu pela suspensão.

    Antes de chegar ao STJ, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia enviado para o Tribunal de Justiça do Rio, no entanto, acabou não sendo analisado, sendo assim passando para o STJ.

    Todas as licenças adquiridas anteriormente pela Maraey foram suspensas até que o caso se resolva.

    Recentemente alguns indígenas da região realizaram uma manifestação contra a Maraey.

    images 2021 10 06T183115.727

    NOTA DA MARAEY

    A IDB Brasil, responsável pelo projeto MARAEY, recebeu com enorme tristeza a notícia sobre a paralisação cautelar do empreendimento, mas tem convicção de que o empreendimento é a solução para a conservação ambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, para o desenvolvimento sustentável do município e do Estado do Rio e para aprimorar a capacidade turística do Brasil. Trabalharemos com força para reverter a decisão e concretizar a instalação de MARAEY. Todas as licenças de MARAEY foram obtidas após um longo processo administrativo promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela Prefeitura de Maricá, além de serem ratificadas por inúmeras decisões do Poder Judiciário.

    Os entes públicos envolvidos, na véspera desta decisão, requereram a suspensão dos processos judiciais para que todas as partes possam se manifestar adequadamente e esclarecer as premissas equivocadas das impugnações feitas ao licenciamento e ao projeto MARAEY.

    O compromisso da IDB é com a implementação de um empreendimento em harmonioso equilíbrio com o meio ambiente e com as demandas sociais do território.

    É notável a defesa dos ecossistemas da área, com a constituição da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) de restinga do Estado e quinta maior do Brasil; a ocupação de apenas 6,6% da área total com edificações, o que representa a metade do limite permitido pelo Plano de Manejo decretado para a região; a implementação do Centro de Referência Ambiental (CRA), voltado para o estudo, pesquisa e a recuperação da flora e da fauna da restinga e dos demais ecossistemas da região, em parceria com algumas das mais importantes universidades do país.

    Além da criação de uma RPPN, serão realizadas ações de conservação, com a recuperação de áreas hoje degradadas, o que vai gerar, depois de instalado o empreendimento, um saldo positivo de 120 hectares – equivalente ao tamanho do Aterro do Flamengo – de restinga recuperada em relação à situação atual da APA.

    O projeto dá suporte integral à comunidade local, por meio de ações como a regularização fundiária da comunidade de pescadores de Zacarias, com a cessão de título de propriedade definitiva aos moradores, e o incentivo à cultura da pesca artesanal, com programas de recuperação da Lagoa de Maricá, de repovoamento de espécies nativas e resgate e a divulgação da memória familiar de Zacarias, através da criação da Casa do Pescador Artesanal.

    Graças ao desenho do projeto, MARAEY já tem importantes chancelas mundiais de sustentabilidade, como o Prêmio de Liderança do U.S. Green Building Council 2021 para América Latina, o International Property Awards 2022 como melhor empreendimento de uso misto do Brasil e das Américas, o selo BIOSPHERE, como destino turístico sustentável, além das pré-certificações Sustainable SITES Initiative GOLD ao melhor projeto de infraestrutura da América do Sul e o certificado Geo Foundation.

    Signatário do Pacto Global e comprometido com todos os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, MARAEY passou por um rigoroso processo de licenciamento de 13 anos. As autorizações dos órgãos públicos foram obtidas a partir de extensos estudos multidisciplinares que envolveram alguns dos mais respeitados pesquisadores do país em suas respectivas áreas de atuação.

    MARAEY conta com a parceria de algumas das principais universidades do país, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entre outras. MARAEY tem a seu lado, ainda, a maioria população de Maricá e, em especial, da comunidade de pescadores de Zacarias.

    A liminar deferida monocraticamente no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o empreendimento, embora ainda passível de recursos, impacta não apenas MARAEY, como também a segurança jurídica dos demais investimentos e projetos estratégicos para o Estado do Rio, assim como o desenvolvimento sustentável do turismo. Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Maricá, antes mesmo da apreciação do pedido de liminar, manifestaram-se contrariamente a tal medida, demonstrando consistentemente os benefícios econômicos, sociais e ambientais do empreendimento, e alertando para os efeitos negativos da decisão para o desenvolvimento do Município e do Estado.

    A IDB reafirma que vai buscar imediatamente todos os meios legítimos e legais para reverter esta decisão que impacta, não apenas Maricá ou o Estado do Rio de Janeiro, como também o desenvolvimento turístico do Brasil, e retomar as obras do empreendimento turístico-residencial sustentável que já está se tornando referência para futuros licenciamentos no país e no mundo.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Linha de ônibus Maricá x Alcântara recebe novos horários

    Com objetivo de oferecer mais opções e evitar lotações,...

    Primeira pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres é realizada no CEPT Leonel Brizola

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Conflito Israel-Irã: escalada de tensão e impactos globais

    O Oriente Médio vive dias de apreensão com a...

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...
    Traduzir »