A União de Maricá realiza o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí no próximo domingo (09/02), com entrada gratuita. Apoiada pela Prefeitura de Maricá, a escola de samba da cidade faz a preparação a partir das 20h com o objetivo de ajustar os detalhes para o desfile no dia 28/02 (sexta-feira de Carnaval) pela Série Ouro. A União será a terceira escola a ensaiar na avenida neste dia – as outras são Arranco, Vigário Geral e Estácio de Sá.
A União de Maricá conta com 1.600 componentes, distribuídos em 16 alas e três carros alegóricos. Com o enredo “O Cavalo de Santíssimo e a Coroa do Seu 7”, a agremiação busca alcançar o título e o acesso ao Grupo Especial, a elite do Carnaval carioca, em 2026. O tema é uma homenagem a mãe de santo Cacilda de Assis e à figura de Seu 7 da Lira, um exu festeiro e musical da umbanda carioca, que fez história na década de 1970. A proposta busca destacar as tradições da religião e conectar a escola às raízes do Carnaval do Rio de Janeiro.
O enredo da União de Maricá é assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que acumula títulos no Grupo Especial com Mangueira (2016 e 2019) e Imperatriz (2023), além de duas conquistas na Série Ouro – com a Rainha de Ramos (2020) e Império Serrano (2022).
A União de Maricá será a sexta escola a se apresentar no dia 28/02, na avenida mais famosa do mundo. A preparação começou no final do ano passado com ensaios semanais às sextas-feiras no Centro da cidade, reunindo os intérpretes Matheus Gaúcho, Nino do Milênio e Bico Doce, acompanhados da bateria Maricadência, dos casais de mestre sala e porta-bandeira, das passistas e demais componentes.
Os ensaios técnicos são eventos importantes para as escolas de samba, sendo uma oportunidade de ajustar detalhes. Para o público, é uma chance de conferir um pouco da magia das agremiações de forma gratuita e em clima descontraído. Em 2025, os desfiles da Série Ouro vão ocorrer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.