24.1 C
Maricá
    sábado, junho 14, 2025

    Saquarema realizará a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

    Data:

    O Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Saquarema, realizará no dia 09 de junho, das 13h às 17h, a terceira edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação, que conta com a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, acontecerá na Casa do Educador, na Avenida Saquarema, 911, no bairro Porto Novo.

    Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento possibilitará aos participantes discutirem a integração entre comunidade e governos na gestão e criação de políticas públicas, com foco na população idosa. O objetivo da conferência é proporcionar um espaço de participação dos vários segmentos sociais para a socialização de experiências, avaliação da situação idoso no município e proposição de diretrizes da política municipal do idoso.

    A ação é aberta ao público, que deverá fazer o credenciamento na chegada do evento.

    A programação da conferência

    13h às 13h30 – Credenciamento

    14h – Mesa de Abertura

    14h30 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da 3ª Conferência Municipal

    15h – Palestrante: Flavilene Alves Martins (Formada em Serviço Social pela UFF, pós-graduada em Políticas Sociais e Serviço Social. Atua como Assistente Social no Lar dos Idosos de Saquarema e no CRAS do município de Maricá)

    15h20 – Debate

    15h30 – Composição dos Grupos de Trabalho

    16h30 – Plenária de Deliberação e Eleição de Delegados para a Conferência Regional

    17h – Encerramento com coffee break

    Cartaz

    O CMI

    O Conselho Municipal do Idoso – CMI é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador, que tem como objetivo defender os direitos dos idosos. É uma instância para que os idosos e a sociedade civil possam participar da formulação, implementação e fiscalização das políticas públicas direcionadas a este grupo.

    Cabe ao conselho o zelo e o cumprimento da Lei do Estatuto do Idoso e da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Ele também contribui para a definição de prioridades e ações voltadas para o atendimento das necessidades dos idosos e acompanha e monitora a aplicação de recursos e o funcionamento dos programas e serviços destinados aos idosos.

    O CMI é um órgão permanente, com membros representantes do poder público e da sociedade civil. Essa composição paritária garante que as decisões sejam tomadas com a participação de todos os interessados.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...

    Guerra no Oriente Médio: Israel ataca Teerã, capital do Irã

    A escalada da guerra no Oriente Médio ganhou um...

    Niterói participa de encontro global de cidades do G20 na África do Sul

    A Prefeitura de Niterói está participando, por meio da...
    Traduzir »