A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, apresentou na noite de domingo (25/05) o pagode romântico do cantor Vitinho, no terceiro dia dos shows em comemoração aos 211 anos da cidade, no palco da Barra de Maricá. A abertura ficou por conta de Baby do Cavaco, que contagiou o público com muito samba e pagode.
A atração principal da noite transformou o espaço de eventos montado na Avenida João Saldanha numa verdadeira celebração com releituras de sucessos, como “Chuva de Arroz”, de Luan Santana, e “Garota Nota 100”, de MC Marcinho; e de parcerias gravadas por outros artistas, entre elas “1%”, com Ludmila, e “Perco a Linha”, que compôs para o grupo Imagina Samba.
Com uma hora e trinta minutos de show, Vitinho emocionou os fãs, que cantaram em coro todas as músicas do início ao fim. A apresentação no aniversário de Maricá também teve seus sucessos do início da carreira em 2008 pelo grupo Disfarce, com “22 minutos”, “Sem perceber” e “Primeira namorada”, e as mais recentes “Alucinado”, “Não me vejo sem você”, “Traição”, “Sobrenome”, “Se quiser ficar” e “Eu não vou ligar que ainda te amo”.
Antes de subir ao palco, Vitinho agradeceu o carinho do público e a oportunidade de celebrar os 211 anos da cidade. “Tenho muito carinho aqui pela galera de Maricá, porque já me abraçam há muitos anos desde a época do grupo Disfarce e a música ’22 minutos’ é sempre muito pedida. O público daqui sempre me deu muito apoio e carinho. Estou muito feliz por voltar e comemorar o aniversário dessa cidade linda”, declarou o cantor.
Moradora de Cordeirinho, Margarete Mateus, de 70 anos, estava acompanhada de oito amigas e destacou a estrutura do evento. “A programação está muito boa e com segurança, policiamento e muitos ‘Vermelhinhos’ circulando. Venho a todos os shows. Está maravilhoso”, disse Margarete.
Fã de Vitinho, Gabriela Silva, de 27 anos, aproveitou o show com o marido Rubens Afonso e os amigos Renato da Cruz, Penha Fernandes, Jorge Luiz de Lima, Bianca Silva e José Edson Correa. “A programação está muito boa, tudo muito bem organizado. Quero que ele cante ‘Sobrenome’, que é a música que mais gosto”, comentou a moradora de Guaratiba.
Alceu Valença encerra a festa com chave de ouro
A programação dos 211 anos encerra nesta segunda-feira (26/05), dia do aniversário do município, com o show de Alceu Valença, um dos grandes ícones da MPB e da cultura nordestina com letras poéticas que misturam rock, baião, coco, frevo e toada. Em seu repertório, Alceu traz os clássicos ao longo de 50 anos de carreira, como “Aluninação”, “Morena Tropicana”, “Coração Bobo”, “Girassol”, “La Belle de Jour”, “Baião” e “Moça Bonita”. O show principal começa às 22h. A abertura fica por conta da dupla Betinho Bahia e Ismayer Alves a partir das 20h.
Espaço de inclusão
Na área do show, foi montado um espaço exclusivo para que as pessoas com deficiência pudessem acompanhar de perto as apresentações. A festividade também teve como destaque o espaço ‘Acalmar’, uma sala sensorial inclusiva voltada para crianças com TEA, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão.
Segurança reforçada
Para proporcionar segurança ao público, a festa teve o apoio das viaturas da Polícia Militar, das Rondas Especiais e Controle das Multidões (Recom) da PM, além dos agentes da Guarda Municipal distribuídos em pontos estratégicos para terem uma ampla visualização.
O evento teve a atuação também do setor de Conservação da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, que distribuiu pulseirinhas de identificação para crianças, e da fiscalização de Posturas, que proibia a entrada de garrafas de vidro na área do evento.
Espaço gastronômico e feira de artesanato
Na arena da Barra foi montada a vila gastronômica, com um diversificado cardápio para todos os gostos. No mesmo espaço, a feira de artesanato da Feirarte marcou presença com os feirantes vendendo seus produtos fabricados de forma manual. Entre as confecções estavam materiais da indústria têxtil como: vestidos, sandálias, toucas, camisas, bolsas e até peças ornamentais feitas com conchas.