Na manhã da última quarta-feira (18/10), a Secretaria de Proteção Animal de Maricá realizou uma reunião em sua sede, no Centro de Maricá, com os protetores de gatos de rua do município maricaense. Na ocasião, foram discutidos planos e metas para a diminuição da população de gatos nas ruas. A conversa teve a presença de 20 protetores.
De acordo com as informações divulgadas, existem cerca de 1.300 animais em 96 colônias catalogadas, além das 300 castrações em gatos machos e fêmeas realizadas mensalmente nas clínicas participantes.
O secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes, em entrevista, disse:
“Tivemos a oportunidade de traçar algumas metas com os protetores de animais cadastrados na Secretaria. Procuramos realizar um trabalho de castração para animais que têm donos, mas também sempre buscamos atuar nos animais de rua. Em dois anos e meio, conseguimos castrar um número considerável de animais em situação de rua.”

Segundo Fabiano Novaes, o encontro realizado na última quarta conseguiu desenvolver metas e ações para os próximos 2 meses, sendo a prioridade em 25 colônias na primeira fase do projeto.
O plano vai contar com sistema de plantão diário para coleta de gatos, além da criação do grupo de WhatsApp que servirá para a troca de informações e sugestões.
Uma das protetoras de gatos de rua parabenizou a secretaria pela ação:
“A reunião foi ótima e é muito válida! Os encontros têm nos ajudado muito, além de serem bastante esclarecedores. Agradeço demais à Prefeitura de Maricá e ao secretário Fabiano Novaes.”
