23.9 C
Maricá
    terça-feira, junho 23, 2026
    Início Site Página 52

    Teatro Mário Lago terá duas peças espíritas, em três sessões, para todos os públicos, no próximo fim de semana em Saquarema

    0
    O Teatro Municipal Mário Lago, localizado em Saquarema, receberá duas peças espíritas neste fim de semana. No sábado, dia 02 de maio, às 20h, será apresentado o espetáculo “Dr. Bezerra de Menezes – a Cura do Corpo e da Alma”.

    O Teatro Municipal Mário Lago, localizado em Saquarema, receberá duas peças espíritas neste fim de semana. No sábado, dia 02 de maio, às 20h, será apresentado o espetáculo “Dr. Bezerra de Menezes – a Cura do Corpo e da Alma”. E no domingo, dia 03 de maio, às 18h e às 20h, será a vez de “Chico Xavier – O Reencontro”.

    “Dr. Bezerra de Menezes – a Cura do Corpo e da Alma”

    O espetáculo conta a história do abolicionista, político, médico e espírita que viveu durante o século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, contribuindo com importantes iniciativas para a emancipação da sociedade. Conhecido como o “Médico dos pobres”, por desenvolver um grande trabalho em defesa dos humildes, dedicou sua vida à busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

    Como médico destacou-se também na prática da homeopatia, observando que a cura, em muitos momentos, precisava acontecer não apenas no corpo, mas na psique humana, sendo ela geradora de muitos conflitos e inúmeras doenças psicossomáticas. Esta consciência só era possível, sempre e repetidamente, baseada no princípio fundamental do amor. A montagem mostra como foi a passagem da vida do médico ao se tornar espírita, discípulo dos postulados de Allan Kardec, tornando-se até os dias de hoje o expoente mais importante da Doutrina Espírita Cristã no Brasil.

    O ator Ricardo Andrade Vassíllievitch, responsável por dar vida ao personagem, coloca em cena toda a sua bagagem enquanto diretor teatral, professor de artes cênicas e psicólogo. O espetáculo tem a direção de Jefter Paulo, que apresenta sua construção cênica no minimalismo e trilha sonora que conta a história de um Brasil da época em que o personagem viveu. Traz um “passar a limpo” dos fatos históricos e biográficos pouco difundidos sobre a vida desta grande personalidade brasileira, que transitou entre outros importantes nomes de sua época. Complementando a ficha técnica, Vitória Abdue é assistente de palco e operadora de luz e Marcio Teles é assistente de palco e produtor.

    Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla, pelo link https://www.sympla.com.br/evento/dr-bezerra-de-menezes-a-cura-do-corpo-e-da-alma-espetaculo-teatral/3376605?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com, por R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 (antecipado + 1kg de alimento não perecível). A classificação indicativa do espetáculo é livre e o espetáculo tem 1h30 de duração.

    ”Chico Xavier – O Reencontro”

    Do renomado escritor e dramaturgo Ivan Jaffe, “Chico Xavier – O Reencontro” lança um olhar sensível sobre o homem por trás do mito. O monólogo, escrito para ser interpretado por Lucas Figueiredo, apresenta Chico Xavier aos 94 anos, diante de uma plateia que pode ser entendida como jornalistas em uma coletiva de imprensa.

    Neste espetáculo, Chico Xavier não fala por meio de Emmanuel Bezerra de Menezes ou André Luiz. Ele fala por si mesmo, em primeira pessoa. Revela suas fragilidades, o câncer, a perda da visão, o medo de avião e até o medo da morte. Mais do que isso, compartilha profundas reflexões sobre o amor, o trabalho e o futuro da humanidade.

    “Chico Xavier – O Reencontro” é um retrato íntimo de um homem simples do interior de Minas Gerais que se tornou uma das figuras mais importantes da história brasileira, apresentado a partir de um ponto de vista inédito. Um espetáculo emocionante, surpreendente e revelador.

    A direção é de Rose Abdallah e no elenco e na produção (junto com Kamilly Doria) está Lucas Figueiredo. Cybele Alonso assina a sonoplastia e Meteoro Luz a iluminação.

    Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, através do link https://www.sympla.com.br/evento/chico-xavier-o-reencontro/3386808?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com, ou no Aloha Sushi, no Lakes Shopping, por R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 (antecipado + 1kg de alimento não perecível). A peça tem 1h de duração e a classificação indicativa é livre. Mais informações podem ser obtidas no número (22) 99866-9061.

    O Teatro Municipal Mário Lago conta com 160 lugares e fica localizado na Rua Cel. Madureira, 77 – térreo, no prédio da Prefeitura de Saquarema.

    Interdição na Ary Parreiras altera itinerário de linhas de ônibus em Icaraí

    0
    A Nittans vai interditar temporariamente o trânsito na Avenida Almirante Ary Parreiras, no trecho entre as ruas Jornalista Irineu Marinho e Lemos Cunha, no sentido Vital Brazil, entre os dias 28 de abril e 28 de junho

    A Nittans vai interditar temporariamente o trânsito na Avenida Almirante Ary Parreiras, no trecho entre as ruas Jornalista Irineu Marinho e Lemos Cunha, no sentido Vital Brazil, entre os dias 28 de abril e 28 de junho. A medida é necessária para a execução das obras de implantação de um novo trecho do emissário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Icaraí. Com a interdição, os itinerários das linhas 31, 47 e 61 serão alterados temporariamente para garantir a circulação dos coletivos na região.

    As linhas 47 e 61, que normalmente passam pela Rua Joaquim Távora antes de acessar a Avenida Ary Parreiras, farão o retorno na Praia de Icaraí e seguirão pela Rua Mariz e Barros, acessando, em seguida, a Rua Lemos Cunha, onde retomam o trajeto original.

    Já a linha 31, que segue pela Rua Gavião Peixoto e acessa diretamente a Ary Parreiras, também será desviada pela Rua Mariz e Barros e pela Rua Lemos Cunha, retornando posteriormente ao itinerário habitual.

    Durante o período da intervenção, os passageiros deverão utilizar o ponto existente na Rua Mariz e Barros, e também está prevista a implantação de um ponto provisório na Rua Lemos Cunha, na altura do número 446. Os pontos localizados na Rua Joaquim Távora, nas proximidades dos números 58 e 186, ficarão temporariamente desativados.

    A orientação é que motoristas e usuários do transporte público redobrem a atenção à sinalização implantada na região e programem seus deslocamentos com antecedência. A alteração será mantida apenas durante o período de execução das obras.

    Maricá participa de debate sobre royalties do petróleo e pacto federativo

    0
    A Prefeitura de Maricá participou, nesta segunda-feira (27/04), do debate “Segunda de Alto Nível”, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia

    A Prefeitura de Maricá participou, nesta segunda-feira (27/04), do debate “Segunda de Alto Nível”, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Petróleo, Gás e Energia. O encontro reuniu especialistas e gestores públicos para discutir o tema “Em Defesa do verdadeiro pacto federativo – Royalties do Petróleo e Segurança Jurídica: o que está em jogo no STF para o Rio de Janeiro”.

    Com arrecadação de royalties do petróleo e participações especiais superior a R$ 3,9 bilhões em 2025, Maricá se destaca nas discussões pela aplicação responsável dos recursos, voltada ao desenvolvimento econômico pós-royalties e à proteção social.

    “O evento foi importante para a mobilização e engajamento do Estado e dos municípios na luta em defesa da manutenção da arrecadação dos recursos dos royalties. Assim, podemos garantir a continuidade das políticas públicas de saúde, educação, desenvolvimento, assistência social e mobilidade”, destacou o secretário de Planejamento, Contabilidade e Finanças, Joab Santana de Carvalho.

    A controladora-geral do município, Cinthia Madeira, acredita que alterações repentinas podem comprometer serviços essenciais em Maricá. “A manutenção dos critérios atuais de repartição dos royalties é fundamental para garantir segurança jurídica, respeito ao pacto federativo e continuidade das políticas públicas. Como sustenta a Procuradoria-Geral do Estado no Supremo Tribunal Federal, esses recursos têm natureza compensatória pelos impactos da exploração”, reforçou

    Durante o debate, foi abordada a Lei 12.734/2012, que alterou as regras de distribuição dos royalties e da participação especial do petróleo, reduzindo a fatia destinada a estados e municípios produtores. Com isso, a parcela a ser distribuída aos demais entes da federação foi ampliada, com o objetivo de desconcentrar os recursos.

    A controvérsia jurídica em torno dessa mudança chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio da ADI 4917, ajuizada para questionar a constitucionalidade da nova divisão. Em 2013, o STF suspendeu, por decisão liminar, dispositivos da lei que instituíam essa redistribuição, preservando temporariamente as regras anteriores para evitar perdas abruptas aos estados e municípios produtores.

    Prefeitura de Niterói e UFF promovem “Diálogos pela Saúde da População Surda no SUS”

    0
    A Prefeitura de Niterói, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, promove a ação “Diálogos pela Saúde da População Surda no SUS”

    A Prefeitura de Niterói, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, promove a ação “Diálogos pela Saúde da População Surda no SUS”, um espaço formativo e de articulação interinstitucional voltado à promoção do acesso à saúde para pessoas surdas, nesta terça-feira (28), às 18h, no Hospital Universitário Antônio Pedro. A atividade é voltada para pessoas surdas, familiares, profissionais de saúde, estudantes, gestores públicos e demais interessados na temática da saúde e acessibilidade. Inscrições gratuitas pelo link https://forms.office.com/r/XFBySZMErc, com direito à certificação emitida pela Universidade.

    A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), pelo Conselho Municipal de Direitos Humanos e pela UFF. O objetivo é ampliar o acesso à informação sobre saúde como um direito, explicando como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS), seus serviços e formas de atendimento. O evento também incentiva o diálogo entre universidades, profissionais de saúde, poder público e sociedade para melhorar a acessibilidade e fortalecer uma rede de cuidado mais inclusiva em Niterói.

    A iniciativa também valoriza a experiência da população surda no uso dos serviços de saúde, promovendo a troca de saberes e incentivando a construção de estratégias que garantam comunicação acessível, acolhimento qualificado e efetivação de direitos.

    Serviço:

    Diálogos pela Saúde da População Surda no SUS

    Data: 28 de abril de 2026

    Horário: a partir das 18h

    Local: Hospital Universitário Antônio Pedro

    Inscrição: https://forms.office.com/r/XFBySZMErc

    Prefeitura de Maricá realiza mutirão para levar serviços essenciais à população

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e do Gabinete do Povo, realizou nesta segunda-feira (27/04) um mutirão de serviços gratuitos no Campus 2 da Universidade de Vassouras, localizado no bairro Flamengo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e do Gabinete do Povo, realizou nesta segunda-feira (27/04) um mutirão de serviços gratuitos no Campus 2 da Universidade de Vassouras, localizado no bairro Flamengo. A iniciativa integra as ações do município para ampliar o acesso da população a serviços essenciais, levando atendimento mais próximo dos moradores.

    Durante o mutirão, foram oferecidos serviços como emissão de carteira de identidade, em parceria com o Detran-RJ, aferição de pressão arterial, medição de glicose, vacinação e cadastramento no Cadastro Único (CadÚnico), ampliando o acesso a direitos e políticas públicas.

    “Estamos incluindo no CadÚnico pessoas que ainda não tinham acesso ao programa, garantindo que conheçam e possam acessar seus direitos. Essa ação leva cidadania a quem mais precisa”, destacou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Dryene Tavares.

    “Essa é a primeira ação realizada em parceria com a Universidade de Vassouras no município, reunindo diferentes áreas para atender a população. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao CadÚnico para pessoas já identificadas pelas equipes do Gabinete do Povo, além de oferecer serviços de saúde e documentação no mesmo espaço”, afirmou o subsecretário do Gabinete do Prefeito, Marcelo Garcia.

    “Estava precisando fazer o Cadastro Único e consegui resolver hoje no mutirão. Fui muito bem recebida, com atenção e carinho”, comentou a moradora de São José, Márcia Soares.

    Maricá fortalece formação cidadã com aulas gratuitas de jiu-jitsu para moradores

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, promove aulas de jiu-jitsu gratuitas na Arena Flamengo, ampliando o acesso da população à prática esportiva e ao desenvolvimento social.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, promove aulas de jiu-jitsu gratuitas na Arena Flamengo, ampliando o acesso da população à prática esportiva e ao desenvolvimento social. A iniciativa do projeto Maricá Esporte Presente atende um público diverso, que inclui crianças a partir de 4 anos, jovens, adultos e idosos, reforçando o compromisso do município com a inclusão e a qualidade de vida em todas as faixas etárias.

    As atividades unem prática esportiva e formação cidadã, com foco no desenvolvimento físico e na construção de valores como disciplina, honestidade, respeito e autocontrole, estimulando atitudes positivas dentro e fora das aulas.

    “O jiu-jitsu não é só um esporte, é uma ferramenta transformadora de vidas. Estamos ensinando valores para as crianças e pessoas de todas as idades, que devem ser levados para a escola, casa e a todos os espaços. Nosso objetivo é formar não apenas atletas, mas cidadãos”, destacou o professor de jiu-jitsu da iniciativa, Arnaldo Menezes Marques Neto.

    O Maricá Esporte Presente é uma das principais iniciativas da Secretaria de Esportes e oferece aulas gratuitas de diversas modalidades em arenas e espaços públicos distribuídos pelos distritos da cidade. O projeto amplia o acesso ao esporte, incentiva hábitos saudáveis e promove inclusão social, atendendo diferentes faixas etárias e públicos.

    A ação também contribui para a ocupação qualificada dos equipamentos públicos e para o fortalecimento dos vínculos comunitários, consolidando o esporte como ferramenta de desenvolvimento social no município.

    Exposição celebra os 50 anos da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu

    0
    A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) segue celebrando seus 50 anos. Nesta quarta-feira (29), às 18h30, o Complexo Cultural Mário Marques abre as portas para a abertura da exposição fotográfica “FENIG 50 anos - Há meio século fazendo história na educação e na cultura de Nova Iguaçu”

    A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) segue celebrando seus 50 anos. Nesta quarta-feira (29), às 18h30, o Complexo Cultural Mário Marques abre as portas para a abertura da exposição fotográfica “FENIG 50 anos – Há meio século fazendo história na educação e na cultura de Nova Iguaçu”, uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da FENIG, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). A mostra ficará aberta ao público de 30 de abril a 31 de maio, de terça a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita.

    O público que visitar a exposição terá a oportunidade de conhecer os projetos realizados ao longo das cinco décadas. As imagens nos totens mostram o documento do decreto de criação, as personalidades femininas que foram cruciais na liderança da FENIG e as principais realizações da fundação. O Complexo Cultural Mário Marques fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro de Nova Iguaçu.

    Órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu, a FENIG, foi fundada em 5 de janeiro de 1976, pelo então prefeito João Batista Barreto Lubanco, pelo decreto número 1.475, quando a Fundação é instituída de fato e de direito. A FENIG começa como uma entidade fomentadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação. Em essência, uma ampliadora dos recursos da rede Educacional, como promotora de treinamento e realizadora de estudos e pesquisas. Além disso, a Fundação estava habilitada a promover cursos, seminários e congressos com a participação de professores e pais de alunos.

    No setor Cultural, a FENIG foi criada com a missão de promover e restaurar o patrimônio histórico e artístico, celebrando convênios para dar ênfase aos programas culturais, além de contribuir para a eficácia das políticas públicas no setor.

    “A FENIG hoje está consolidada como uma realizadora de ações e projetos não só no campo Educacional e Cultural, mas como uma entidade geradora de trabalho e renda, por meio do Programa Municipal de Artesanato, e de apoio à pesquisa, à promoção e valorização das boas práticas na nossa cidade, como o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita e os Prêmios Literário Antônio Fraga e Fenig Destaque Iguaçuano. A exposição mostra a evolução da Fundação, que cresce junto com Nova Iguaçu, ao longo dessas cinco décadas”, afirma o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

    Além da exposição, a fundação terá diversas programações para celebrar seu quinquagésimo aniversário ao longo do ano. A primeira delas ocorreu no fim de março, com a entrega do 5º Prêmio FENIG Destaque Iguaçuano. Além disso, uma logo alusiva aos 50 anos vem sendo utilizada em todos os eventos e atividades da fundação.

    Casa da Terceira Idade de Maricá recebe campanha de vacinação contra a gripe

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta segunda-feira (27/04), na Casa da Terceira Idade, na sede do Centro, a campanha de vacinação contra a Influenza.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta segunda-feira (27/04), na Casa da Terceira Idade, na sede do Centro, a campanha de vacinação contra a Influenza. O evento teve início às 9h30, oferecendo imunização gratuita para reforçar a proteção contra o vírus da gripe.

    A ação, em parceria com a Secretaria de Saúde, também contou com uma programação especial, incluindo palestra e orientações sobre saúde, com o objetivo de promover o bem-estar e a qualidade de vida da população da terceira idade, reforçando o cuidado com os idosos, incentivando a vacinação e os hábitos saudáveis.

    “A imunização contribui para que as doenças não cheguem até os idosos, principalmente com o inverno se aproximando, quando há aumento de resfriados e pneumonia. Com essa iniciativa, conseguimos reduzir muito o atendimento hospitalar e até mesmo outras doenças que surgem a partir de uma gripe mais forte”, explicou o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro.

    O secretário de Saúde, Marcelo Velho, falou sobre a garantia de mais proteção para a terceira idade com esse trabalho integrado entre as secretarias. “A ampliação da cobertura vacinal entre os idosos é uma estratégia fundamental para o fortalecimento da nossa rede de saúde. Quando prevenimos, reduzimos significativamente os casos graves e, consequentemente, as hospitalizações”, disse.

    Ilza Mota, aluna do polo Centro, destacou a importância da campanha de vacinação na Casa da Terceira Idade. “Eu acho muito importante a vacinação para não contrairmos gripe e para prevenir a pneumonia. Para nós, idosos, ter a oportunidade de nos vacinar aqui na sede é excelente”, concluiu.

    Maricá: celebração de Ogum reúne fiéis e destaca cultura de matriz africana

    0
    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos e da Companhia Maricá, Arte, Roteiro e Experiências (Maré), foi realizada neste domingo (26/04) a terceira edição da Festa de Ogum, na Praça de Bambuí.

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assuntos Religiosos e da Companhia Maricá, Arte, Roteiro e Experiências (Maré), foi realizada neste domingo (26/04) a terceira edição da Festa de Ogum, na Praça de Bambuí. O evento foi promovido pela Comissão de Eventos Afro de Maricá e reuniu centenas de pessoas em uma programação cultural e religiosa voltada à valorização das tradições de matriz africana.

    A celebração foi realizada em homenagem ao Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril, reunindo manifestações de fé e cultura popular. Gratuito, o evento contou ainda com a tradicional feijoada servida ao público, além de feira com artigos religiosos e barracas gastronômicas.

    Organizador do evento, Pai Adriano de Oxalá destacou o significado da celebração.

    “A Festa de Ogum é um momento de reafirmação da nossa fé, da nossa ancestralidade e da importância de manter vivas as tradições de matriz africana. Ver a população reunida, com respeito e participação, fortalece ainda mais esse trabalho coletivo que a gente constrói na cidade”, explicou.

    Ao longo do dia, o público acompanhou uma programação diversificada, com apresentações culturais como o grupo Identidade Preta e roda de capoeira.

    Um dos destaques da programação foi o show da cantora Jô Borges, que iniciou sua apresentação com a leitura de uma oração a São Jorge e, em seguida, comandou uma roda de samba que animou o público presente.

    Moradora de Guaratiba, Teresa Castro ressaltou o respeito e a diversidade cultural do evento. “Foi um evento muito bonito, com muita cultura e respeito. Trouxe minha família e todos aproveitaram bastante”, disse.

    Guilherme da Mata, morador de Ponta Negra, destacou o caráter comunitário do evento. “A Festa é um momento em que a comunidade se reconhece, se encontra e celebra suas raízes. Ver famílias, moradores e visitantes ocupando esse espaço com respeito e alegria mostra a força do nosso território e da nossa cultura”, afirmou.

    Avança na Alerj projeto que proíbe escolas de negar matrícula a alunos que usam fraldas

    0
    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou o projeto de lei, de autoria do primeiro vice-presidente da Casa, deputado Guilherme Delaroli (PL).

    A proposta para proibir escolas de impedirem matrículas de alunos que usam fraldas teve um importante avanço para se tornar lei no Estado do Rio de Janeiro. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou o projeto de lei, de autoria do primeiro vice-presidente da Casa, deputado Guilherme Delaroli (PL). Dessa forma, a medida poderá ser votada em breve pelos deputados em plenário.

    A norma, que abrange alunos de todas as idades, será válida para escolas públicas e particulares no estado. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à educação, independentemente da condição do aluno. Delaroli argumenta que a recusa de matrículas com base no uso de fraldas fere dois princípios fundamentais da Constituição Federal: de Igualdade e o da Proteção à Dignidade da Pessoa Humana.

    “Chegou ao nosso conhecimento que algumas escolas não estão aceitando matrículas de alunos que usam fralda. Essa exclusão é especialmente prejudicial para estudantes com deficiência ou condições específicas que demandem o uso contínuo de fraldas. Elaboramos o projeto de lei porque é inaceitável qualquer tipo de discriminação e agressão aos direitos das crianças”, explicou.

    Práticas inclusivas

    De acordo com a proposta, as instituições de ensino também deverão adotar práticas inclusivas e adaptadas que garantam o direito à educação de todos os alunos, respeitando suas particularidades e necessidades individuais.

    O projeto de lei ainda estabelece que, nos casos envolvendo crianças com deficiência, as escolas deverão contar com a orientação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos ou pedagogos especializados, de acordo com a Lei Federal 13.146/2015.

    Traduzir »