29.5 C
Maricá
    sexta-feira, junho 12, 2026

    Niterói promove capacitação em primeiros socorros para reforçar atendimento em emergências no trânsito

    Data:

    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans e em parceria com a Defesa Civil, realizou uma capacitação em primeiros socorros voltada para operadores e agentes de trânsito do município. A atividade integra a programação do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização pela redução de acidentes, e teve como objetivo preparar profissionais que atuam diariamente nas ruas para reconhecer situações de emergência e prestar os primeiros atendimentos até a chegada do Samu ou do Corpo de Bombeiros.

    O diretor de Trânsito da NitTrans, Ruy França, destacou que o treinamento amplia a capacidade de resposta das equipes que atuam nas vias da cidade.

    “Essa capacitação é fundamental para que nossos operadores e agentes de trânsito estejam mais preparados para agir diante de situações de emergência no dia a dia das ruas. Muitas vezes somos os primeiros a chegar em uma ocorrência e saber identificar a situação e prestar um primeiro atendimento até a chegada do socorro pode fazer toda a diferença”, afirmou Ruy França.

    A palestra foi ministrada pela socorrista, bombeira civil, técnica de enfermagem e agente de Defesa Civil Estefany do Nascimento, que apresentou orientações sobre casos de engasgo, desmaio, convulsão e parada cardiorrespiratória. Durante a atividade, os participantes também acompanharam demonstrações práticas de procedimentos básicos que podem salvar vidas nos primeiros minutos de uma ocorrência.

    Operador de trânsito da NitTrans há oito anos, Denis Mendes Corrêa ressaltou a importância do aprendizado para quem trabalha diretamente na rotina intensa das ruas.

    “Foi uma palestra muito importante para o nosso dia a dia no trânsito. A gente trabalha numa correria constante e, sem uma orientação básica como essa, acaba ficando perdido diante de uma emergência. Esse aprendizado faz diferença e muda o nosso olhar. Agora me sinto mais preparado para agir e ajudar alguém até a chegada do socorro”, disse Denis.

    Entre os principais pontos abordados na capacitação, esteve a importância de acionar imediatamente os serviços de emergência antes de qualquer procedimento, garantindo um atendimento rápido e seguro às vítimas.

    Integrante da equipe de Educação para o Trânsito da NitTrans, Cristiane Pereira de Souza também destacou o impacto da capacitação na atuação cotidiana dos profissionais.

    “Esse aprendizado vai agregar muito ao nosso trabalho e à forma como a gente pode ajudar as pessoas. Muitas vezes vemos alguém passando mal na rua e não sabemos como agir. Com essa capacitação, passamos a ter mais conhecimento para prestar um primeiro atendimento até a chegada do socorro. Isso muda muito o nosso olhar e traz mais segurança”, explicou Cristiane.

    Ao longo do Maio Amarelo, a NitTrans vem promovendo uma série de ações educativas e de conscientização em diferentes pontos da cidade, reforçando a importância da empatia, da responsabilidade e da preservação da vida no trânsito.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá ultrapassa 110 quilômetros de ruas asfaltadas em amplo pacote de obras

    A Prefeitura de Maricá superou a marca de 110...

    Prefeitura de Maricá promove campanha de adoção de cães e gatos em Ponta Negra

    A Prefeitura de Maricá realiza neste sábado (13/06), das...

    União de Maricá: a “Utopia Brasil” de Darcy Ribeiro desfilará na Sapucaí

    A Marquês de Sapucaí se prepara para receber um...

    Nova Iguaçu decreta ponto facultativo no dia 24 de junho devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

    A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou ponto facultativo nas...
    Traduzir »