22.4 C
Maricá
    sábado, agosto 2, 2025

    Maternidade Alzira Reis promove encontro com visita guiada para gestantes a cada 15 dias

    Data:

    A Maternidade Alzira Reis, em Charitas, promove quinzenalmente o “Encontro de Gestantes”, um bate-papo seguido de visita guiada para que as futuras mamães, que estão no sétimo mês de gravidez, conheçam a unidade de saúde e a equipe de assistência. Durante a visita, elas recebem uma cartilha e todas as orientações relacionadas ao parto e pós-parto, desde a internação a informações sobre alimentação e registro civil no cartório.

    O programa funciona a partir da articulação da Maternidade com os Módulos de Médico de Família, Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas Regionais para agendar as visitas com as gestantes que fazem o pré-natal e já estejam no último trimestre de gravidez. O encontro visa proporcionar uma troca de experiências com a equipe multidisciplinar, que conta com assistente social, enfermeira, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, além de representantes da diretoria.

    “Esse encontro é de suma importância para que as gestantes que estão fazendo o pré-natal sejam plenamente orientadas na fase final da gestação e participem com seus parceiros ou familiares, além de conhecerem de perto toda a estrutura que oferecemos após a reforma da nova maternidade. É um local que oferece um atendimento humanizado, com muita qualidade e dignidade para o momento mais importante e especial da vida de toda mulher, que é o nascimento dos filhos”, disse a secretária de Saúde, Ilza Fellows.

    As profissionais da maternidade esclarecem e orientam as gestantes sobre diversos temas, como as vias do parto (normal e cesáreo); processo e documentação para a internação; dão sugestões sobre itens pessoais que devem levar para a maternidade; os direitos a ter um acompanhante e as licenças maternidade e paternidade; o registro de nascimento gratuito no cartório que funciona na recepção; horários de funcionamento e de visita; orientações sobre alimentação adequada no dia do parto; amamentação, entre outras questões referentes à finalização da gestação.

    De acordo com a diretora Diana Almeida, os parceiros também são sempre convidados a participar da visita para dar apoio à mulher e fortalecer o vínculo familiar.

    “É um espaço de educação em saúde em que fortalecemos o encontro da gestante com a equipe que vai fazer o acolhimento no momento do parto, trazendo mais tranquilidade para as gestantes, um momento de muitas expectativas, medo e ansiedade no parto e no pós-parto. São muitas mudanças na vida da mulher e da família quando chega um novo bebê. Então, esse espaço é aproveitado para isso, onde é possível tirar dúvidas, além de fortalecer o vínculo da mãe e o empoderamento da mulher”, explica a diretora, ressaltando que elas saem do encontro confiantes.

    Todas as pessoas que tenham interesse em conhecer a unidade materno-infantil também podem fazer a visita por meio do programa “Maternidade de Portas Abertas”, que funciona diariamente, sempre às 15h.

    Encontro tranquiliza e esclarece dúvidas – A maternidade realizou o quarto “Encontro de Gestantes” na nova sede, reunindo seis gestantes atendidas nas unidades de saúde do Centro, Barreto, Engenhoca e Santa Bárbara.

    Moradora do Barreto, a assistente contábil Josilene Souza de Oliveira, 42 anos, está com 37 semanas de gestação e espera a chegada da segunda filha, que se chamará Rafaela. Ela participou do encontro acompanhada de boa parte da família: a irmã gêmea, o marido e a filha de 24 anos.

    “Gostei bastante porque me trouxe mais segurança e por isso que até falei na reunião que estava cheia de dúvidas e de receios, mas agora, pelo menos, a gente sai daqui com mais tranquilidade”, disse Josilene.

    O marido Fábio Neves da Silva, que é profissional autônomo, tem quatro filhos e disse que acha importante acompanhar todo o processo da gestação, das consultas pré-natais até o parto.

    “Gostei muito do encontro e sempre fui um pai presente e já tenho mais três filhos também”, afirmou, lembrando que a mais nova integrante da família está perto de chegar e que nascerá em agosto.

    A pernambucana Sheila do Nascimento Dutra, 35 anos, é moradora do Centro de Niterói e participou do encontro acompanhada do marido Felipe Penido Dutra, 35 anos. Com 28 semanas de gestação, à espera de seu primeiro filho, Luiz Fernando, ela estava ansiosa para conhecer a maternidade por dentro.

    “Foi muito bom e tirou muitas dúvidas. Estava ansiosa para conhecer a maternidade por dentro e achei maravilhosa. Não vejo a hora de ver o rostinho do meu filho, que deve nascer em outubro”, contou.

    Durante a internação e após o nascimento dos filhos, todas as mães são convidadas a participar de outro programa, que tem como foco incentivar a amamentação com leite materno.

    “Com os esclarecimentos, elas ficam mais tranquilas, conhecem o espaço, desmistificam um pouco esse lugar onde vai acontecer o parto. O parto tem um imaginário social muito forte e atribuído à dor. A gente tenta desmistificar isso e ressignificar essa dor, transformando num momento importante, que é o nascimento de uma criança na família”, explica a assistente social Flávia Cristina Soares.

    Maternidade fez mais de mil atendimentos – A Maternidade Alzira Reis realizou 1.138 atendimentos em pouco mais de dois meses de funcionamento, após passar por ampla reforma e modernização, sendo reinaugurada no dia 8 de maio de 2025. Ao todo, foram realizados 270 partos, sendo 165 normais e 105 cesáreos até o dia 30 de julho. A unidade de saúde materno-infantil dispõe de um total de 28 leitos de internação, sendo 10 novos leitos e cinco destinados ao atendimento das gestantes em trabalho de parto, parto e pós-parto, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. O espaço conta ainda com dois leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a partos cirúrgicos, assim como aos partos normais humanizados. Também há uma Unidade de Observação Neonatal, composta por três leitos clínicos.

    Ambiente acolhedor – A Maternidade Alzira Reis passou por melhorias em todos os ambientes de acolhimento das gestantes, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, cardiotocografia e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.

    A obra foi realizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) com um investimento total da Prefeitura de R$ 27 milhões.

    CFF 1015

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Profissionais da comunicação são homenageados com a medalha Alexandra Lambraki

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Magé receberá cerca de R$ 50 milhões em investimentos

    A Prefeitura de Magé recebe, nesta sexta-feira, 1º de...
    Traduzir »