A falta de saneamento básico e despejo irregular de esgoto vem prejudicando o município de Maricá principalmente na área do meio ambiente, um dos locais que podemos ver essa falta de cuidado é o Canal São Bento (Maricá).
Um dos canais de suma importância, principalmente em Itaipuaçu está coberto de gigogas, pois o canal vem recebendo constantemente esgoto, muitos vindos de ligações clandestinas.
Os moradores pedem por mais atenção ao meio ambiente de Maricá e que essas ligações sejam desligadas.
AS GIGOGAS
Gigoga, Aguapé, Iguapé, Mururé, Camalote, Rainha-dos-lagos, Jacinto-d’água, Baroneza, Murumuru, Pavoa, Pareci. Em cada canto que ela aparece recebe um nome diferente, mas todos eles denominam a mesma planta: a Eichhornia crassipes.
A gigoga se desenvolve no meio ambiente aquático contaminado. Ela é conhecida por despoluir as águas, já que suas raízes filtram a matéria orgânica. Ela também auxilia na alimentação e reprodução de diversas espécies aquáticas. Suas raízes são utilizadas como alimento, proteção para pequenos peixes e serve como locais de desova.
As gigogas são vegetais de água doce ou salobra. Como elas proliferam muito nas águas poluídas por esgotos domésticos, sua remoção periódica é necessária para que não ocupe completamente a superfície da água.
Vale destacar que o grande problema não é a planta, mas sim o esgoto que vem matando os rios e canais da cidade.
MATÉRIA COM INFORMAÇÕES DO SITE PENSAMENTO VERDE
IMAGEM: MARCELO TUBARÃO
VEJA MAIS
Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/