Não é de hoje que alguns pontos do município de Maricá vêm sofrendo com o descaso na coleta de lixo, somado à falta de educação por parte de algumas pessoas que preferem descartar seus entulhos irregularmente. Uma hora a conta chega, e ela acabou chegando! Em Itaipuaçu, já foram registradas infestações de ratos.
A coleta de lixo, que é de responsabilidade da Prefeitura de Maricá, através da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), vem recebendo reclamações constantemente dos moradores, porém, aparentemente, o apelo e as denúncias não estão surtindo efeito.
Algumas imagens mostrando muitos ratos se aglomerando circularam nas redes sociais, principalmente no Facebook. O vídeo mostra aproximadamente 25 roedores em uma única rua localizada no Barroco.
Além de evidenciar ainda mais o aspecto de sujeira na região, os ratos podem transmitir doenças, sendo as principais a leptospirose e a hantavirose.
Os moradores seguem na espera de uma atitude da Prefeitura de Maricá e novamente pedem para que algumas pessoas colaborem e não joguem lixo em terrenos baldios.