Na última quarta-feira (19/07) a Colônia de Pescadores Z9 recebeu uma ação de saúde realizada pela própria colônia, Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) e pela Prefeitura de Magé, que conta com apoio do Presidente da Câmara Municipal de Magé, Valdeck Ferreira. O trabalho foi feito em Mauá, no bairro de Olaria.
A ação mobilizou um grande número de médicos e pescadores que receberam diversas ações relacionadas a saúde como aferição da pressão, exames para detecção de diabetes e avaliação nutricional.
O Presidente da Câmara Municipal de Magé, Valdeck Ferreira, falou sobre a ação:
“O projeto ‘Águas da Guanabara’ , aqui em Magé, com os pescadores da Colônia Z9, funciona muito bem! E a prova hoje é a segunda ação social em parceria com a Prefeitura de Magé, traz vários tipos de exames, médicos e enfermeiros para fazer todos os tipos de prevenções. É importante que os pescadores participem para se previnir”.
Vale destacar que a FEPERJ é uma entidade federativa de âmbito estadual, que congrega as 26 Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro que vem fornecendo melhorias para os pescadores.
SOBRE O PROJETO ‘ÁGUAS DA GUANABARA’
Com o objetivo de contribuir na melhoria das condições de trabalho dos pescadores da Baía de Guanabara, o projeto ‘Águas da Guanabara’, com apoio da Secretaria de Agricultura pesca e abastecimento do Estado do rio de janeiro e apoio da Prefeitura de Magé, vai realizar diagnósticos quantitativos e qualitativos dos resíduos.
O projeto faz parte de um pensamento da federação de pescadores onde a concepção maior é trazer melhorias na qualidade de vida e trabalho para o pescador e ao mesmo tempo apresentar ao público geral como se encontra a questão dos resíduos sólidos da Baía de Guanabara.
O coordenador do projeto, Alberto Resende, disse sobre a “Águas da Guanabara”:
“O projeto é uma iniciativa da FEPERJ que está fomentando este projeto que já tem 2 anos, sendo 6 meses de pesquisa e 1 ano e meio de campo. Junto com as colônias Z8 e Z9 (Magé), a ídeia e fazer o monitoramento dos resíduos sólidos e identificar esses impactos nas áreas de manguezais e pesqueiro, para assim reduzir esses resíduos e melhorar a qualidade de vida dos pescadores”.
A presidente da Colônia Z9, Elaine Cristina, destacou a importância dos trabalhos dos pescadores:
“Esse projeto vem contribuindo muito a vida dos pescadores, pois quando a pesca está muito ruim, eles entram em ação. Eles continuam em atividade, fazendo o trabalho de pesca e conservação do local, contribuindo fortemente com meio ambiente aqui de Magé”.
VEJA MAIS
Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/
Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671
Imagens do Conexão do Povo.