24.1 C
Maricá
    sábado, junho 14, 2025

    Assembleia do BRICs+ em Maricá reuniu cerca de 700 pessoas e deixou legado histórico para o município

    Data:

    A 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ deixou um legado histórico para Maricá e sua população. Foram cerca de 700 pessoas, entre autoridades locais, integrantes de delegações de 26 países e imprensa, participando nos três dias do evento que colocou a cidade mais uma vez em evidência mundial.

    Além dos acordos firmados com nações que fazem parte do grupo de países com economias emergentes e que buscam aprofundar a cooperação econômica e desenvolver projetos conjuntos, o prefeito Washington Quaquá foi eleito por unanimidade como presidente da associação e agora lidera a articulação de governos locais em âmbito internacional.

    Entre vários acordos de cooperação assinados, Maricá estabeleceu oficialmente Relações de Amizade com a cidade de Petrozavodsk, na Rússia, e um Memorando de Entendimento com a cidade de Independencia, no Peru.

    O acordo com a cidade russa prevê um vínculo oficial entre as cidades, com o objetivo de promover a aproximação cultural, social e institucional entre os municípios. Já com os peruanos há a intenção de cooperação mútua em áreas de interesse comum e o firmamento de compromisso político e institucional para a promoção de intercâmbios e desenvolvimento de projetos.

    Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e agora também presidente da Associação de Cidades e Municípios do Brics+, Quaquá assinou também outros compromissos, como acordos de cooperação com a Associação das Cidades do Volga, da Federação Russa; com a Federação de Municípios Livres do Peru (FEMULP); e com a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA).

    Além das novas relações estabelecidas, a Assembleia do Brics+ em Maricá teve como principal objetivo a aprovação de dois documentos estratégicos para o grupo: o plano de trabalho para os anos de 2025 e 2026 e a carta de posicionamento conjunto para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O documento enfatiza a importância do engajamento subnacional na agenda climática e na captação de recursos internacionais para ações locais.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá F.C estreia no Cariocão 2026 contra o Vasco. Campeonato terá novo formato

    O Cariocão 2026 será diferente e desafiador. Com novo...

    Guerra no Oriente Médio: Israel ataca Teerã, capital do Irã

    A escalada da guerra no Oriente Médio ganhou um...

    Niterói participa de encontro global de cidades do G20 na África do Sul

    A Prefeitura de Niterói está participando, por meio da...
    Traduzir »