O deputado Guilherme Delaroli (PL) assume novamente a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de hoje (3) a 6 de julho, em razão do presidente Rodrigo Bacellar (União) ocupar o cargo de governador em exercício, devido à licença de Cláudio Castro (PL), que estará fora do país para participar da 13ª edição do Fórum de Lisboa, evento promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
O comunicado foi publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial. Esta será a terceira vez que Guilherme Delaroli assume a chefia do Poder Legislativo desde a renúncia do vice-governador Thiago Pampolha (MDB), em maio deste ano, para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com a vacância na vice-governadoria, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, passou a ser o primeiro na linha sucessória do governador Cláudio Castro.
Delaroli assume no período em que o Rio de Janeiro recebe a Cúpula dos BRICS, que reunirá chefes de Estado das principais economias emergentes. O evento concentra suas atividades principais entre os dias 4 e 6 de julho.