19.1 C
Maricá
    quinta-feira, julho 3, 2025

    Maricá promove campanha de doação de sangue na Unidade de Saúde de Itaipuaçu

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (21/06) uma campanha de doação de sangue na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, com 140 cadastros disponíveis à população. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e marca o “Junho Vermelho” na cidade, reforçando a importância da campanha mundial pela doação de sangue para salvar vidas.

    A gerente da unidade de Saúde do Jardim Atlântico, Ana Cláudia Medeiros, reforçou a importância da participação da população. “Em Maricá, temos poucas ações como esta. Por isso, precisamos que a população participe, principalmente a de Itaipuaçu que é muito grande e tem um grande potencial para ajudar a todos que precisam”, disse.

    Quem aproveitou a oportunidade foi Kelly Karoline, de 28 anos, que pela segunda vez participou da campanha de doação de sangue. “Acho fundamental porque você salva vidas. Já vi muitos casos de pessoas que estavam passando por problemas de saúde e precisaram receber sangue. Então, até mesmo por já ter essa vivência, acho fundamental que possamos doar sangue”, contou a professora.

    A psicóloga e atriz Verônica Barbosa, de 39 anos, também aproveitou o sábado para fazer a sua contribuição, bem pertinho de sua residência. “Gosto muito de doar. Já fui ao Hemorio quando eu morava no Rio de Janeiro. Tinha tempo que não doava e estava pensando em voltar à capital fluminense para doar porque eu acho o ato muito generoso e possível de salvarmos vidas por meio de um líquido que temos no nosso corpo. Acho isso muito bonito”, pontuou a moradora de Itaipuaçu.

    Bolsa de sangue que salva vidas

    Já o médico da coleta externa do Hemorio, Evandro Ramos, explicou que a quantidade de sangue coletado é de uma bolsa por pessoa, que varia de 420 a 470 ml de sangue, quantitativo considerado padrão e suficiente para salvar diversas pessoas. “Coletamos tubos para avaliar as sorologias dessa bolsa de sangue para ser realmente utilizada. Essa bolsa sendo fracionada, conseguimos utilizar as plaquetas, o plasma e os glóbulos vermelhos do sangue para doadores diferentes. Então, quando se faz uma doação, realmente o voluntário está ajudando muitas pessoas”, reforçou.

    O médico do Hemorio orientou ainda sobre quais cuidados necessários que o voluntário precisa ter, antes do procedimento. “O que orientamos é para que as pessoas estejam bem de saúde, não estejam em uso de antibióticos, que se alimentem antes de vir, que não tenham realizado nenhum procedimento invasivo que perfure a pele como tatuagem e piercing, ou até mesmo não tenham realizado exames de colonoscopia ou endoscopia nos últimos seis meses”, ressaltou.

    Além do mais, para doar é necessário apresentar um documento oficial com foto e cumprir os seguintes requisitos: ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 kg; não consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior; assim como não ter consumido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a ação.

    54604340451 0fc443ebe1 c

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Niterói intensifica fiscalização em ônibus municipais

    A Prefeitura de Niterói intensificou as operações de fiscalização...

    Maior programa municipal de aluguel universitário do país começa em Niterói

    A Prefeitura de Niterói abriu inscrições, nesta quinta-feira (3),...

    Prefeitura de Niterói lança atualização do plano estratégico “Niterói Que Queremos” até 2050

    A Prefeitura de Niterói lançou nesta segunda-feira (30), no...

    Barão Vermelho e Blitz são as grandes atrações do Festival de Blues, Rock e Jazz de Maricá

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...
    Traduzir »