21.9 C
Maricá
    sábado, novembro 29, 2025

    Colônia de Pescadores Z9 (Magé) recebe ação de saúde e projeto ‘Águas da Guanabara’

    Data:

    Na última quarta-feira (19/07) a Colônia de Pescadores Z9 recebeu uma ação de saúde realizada pela própria colônia, Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ) e pela Prefeitura de Magé, que conta com apoio do Presidente da Câmara Municipal de Magé, Valdeck Ferreira. O trabalho foi feito em Mauá, no bairro de Olaria.

    A ação mobilizou um grande número de médicos e pescadores que receberam diversas ações relacionadas a saúde como aferição da pressão, exames para detecção de diabetes e avaliação nutricional.

    O Presidente da Câmara Municipal de Magé, Valdeck Ferreira, falou sobre a ação:

    “O projeto ‘Águas da Guanabara’ , aqui em Magé, com os pescadores da Colônia Z9, funciona muito bem! E a prova hoje é a segunda ação social em parceria com a Prefeitura de Magé, traz vários tipos de exames, médicos e enfermeiros para fazer todos os tipos de prevenções. É importante que os pescadores participem para se previnir”.

    WhatsApp Image 2023 07 20 at 12.13.01 4 1

    Vale destacar que a FEPERJ é uma entidade federativa de âmbito estadual, que congrega as 26 Colônias de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro que vem fornecendo melhorias para os pescadores.

    SOBRE O PROJETO ‘ÁGUAS DA GUANABARA’

    Com o objetivo de contribuir na melhoria das condições de trabalho dos pescadores da Baía de Guanabara, o projeto ‘Águas da Guanabara’, com apoio da Secretaria de Agricultura pesca e abastecimento do Estado do rio de janeiro e apoio da Prefeitura de Magé, vai realizar diagnósticos quantitativos e qualitativos dos resíduos.

    O projeto faz parte de um pensamento da federação de pescadores onde a concepção maior é trazer melhorias na qualidade de vida e trabalho para o pescador e ao mesmo tempo apresentar ao público geral como se encontra a questão dos resíduos sólidos da Baía de Guanabara.

    O coordenador do projeto, Alberto Resende, disse sobre a “Águas da Guanabara”:

    “O projeto é uma iniciativa da FEPERJ que está fomentando este projeto que já tem 2 anos, sendo 6 meses de pesquisa e 1 ano e meio de campo. Junto com as colônias Z8 e Z9 (Magé), a ídeia e fazer o monitoramento dos resíduos sólidos e identificar esses impactos nas áreas de manguezais e pesqueiro, para assim reduzir esses resíduos e melhorar a qualidade de vida dos pescadores”.

    WhatsApp Image 2023 07 20 at 12.13.01 5

    A presidente da Colônia Z9, Elaine Cristina, destacou a importância dos trabalhos dos pescadores:

    “Esse projeto vem contribuindo muito a vida dos pescadores, pois quando a pesca está muito ruim, eles entram em ação. Eles continuam em atividade, fazendo o trabalho de pesca e conservação do local, contribuindo fortemente com meio ambiente aqui de Magé”.

    WhatsApp Image 2023 07 20 at 12.13.01 3

     

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    Imagens do Conexão do Povo.

    DSC 0816

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Defesa Civil de Maricá emite alerta após presença de caravela-portuguesa na Praia de Cordeirinho

    Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Defesa Civil de...

    O mercado das cópias: quando a falta de autenticidade vira produto

    Existe um fenômeno silencioso acontecendo há anos no mercado...

    Natal Brasilidade de Maricá entra na segunda semana com agenda repleta de atrações musicais

    Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá,...
    Traduzir »