A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou nesta terça-feira (10/02), no Boulevard, no Centro, a abertura da exposição “Unicarnaval: Teoria e Prática no Fazer Arte Popular”. A mostra apresenta gratuitamente ao público os trabalhos e projetos carnavalescos desenvolvidos por alunos da Universidade Livre do Carnaval, a Unicarnaval.
A exposição reúne o resultado de oito oficinas artísticas e segue aberta ao público até o dia 27 de fevereiro, com fantasias, adereços, roupas customizadas, figurinos e chapéus produzidos pelos estudantes. As peças foram desenvolvidas após os alunos participarem de cinco aulas, cada uma com quatro horas de duração, nas quais aprenderam técnicas de criação, design e confecção de adereços carnavalescos.
“É uma exposição que estamos expandindo na cidade. Iniciamos na Casa de Cultura e trouxemos agora para o Boulevard. Estamos vendo o resultado incrível do trabalho dos alunos da nossa Universidade”, destacou o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a cultura popular, estimular a economia criativa e fortalecer a formação artística ligada ao carnaval, um dos maiores patrimônios culturais do país. Além de dar visibilidade aos trabalhos dos estudantes, a mostra também busca aproximar a população do processo criativo por trás da festa.
Maricá tem a primeira universidade do mundo voltada para o carnaval
A Unicarnaval é a primeira instituição de ensino no mundo dedicada exclusivamente à economia criativa da festa popular. Por meio de uma proposta pedagógica inovadora, a universidade articula teoria e prática, formando profissionais e artistas capazes de transformar a linguagem do carnaval em novas expressões culturais e criativas.
Na exposição, os visitantes podem conhecer não apenas as peças produzidas, mas também a trajetória dos alunos, os métodos de ensino utilizados e o impacto social e cultural do projeto para Maricá.
A Universidade Livre do Carnaval (Unicarnaval) conta com o apoio da Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e Instituto Brasil Social.



