A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta segunda-feira (02/02) dez certificados aos novos alunos de Medicina do Programa Passaporte Universitário. Os estudantes foram aprovados no Edital nº 014/2026. A solenidade ocorreu no Cine Henfil, no Centro, e reuniu familiares, amigos e autoridades para celebrar essa etapa da trajetória acadêmica dos estudantes.
O projeto concede bolsas de estudo para o ensino superior custeadas 100% pelo município e prevê que 60% das vagas sejam destinadas a alunos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas de Maricá.
O programa também garante 100% de gratuidade em instituições particulares para estudantes cuja renda bruta familiar não ultrapasse oito salários mínimos. Além disso, 30% das vagas são reservadas para pessoas negras, pardas ou indígenas.
“É uma felicidade ver esses momentos que os estudantes de Maricá estão vivendo. É uma caminhada gigantesca deles para chegar neste momento de alegria e realização de um sonho”, destacou o secretário de Educação, professor Rodrigo Moura.
Com mais de seis anos de existência, o Passaporte Universitário já concedeu cerca de 12 mil bolsas integrais de ensino superior em universidades privadas. Mais de 3 mil alunos já concluíram a graduação por meio do programa.
“Eu vim de uma família muito humilde e hoje sou o primeiro estudante de Medicina da minha casa. Estou realizando não só um sonho meu, mas também da minha mãe, que já chegou a ficar em situação de rua. Posso dizer que é uma conquista nossa”, afirmou Matheus Enrich, novo aluno do programa e morador de Ponta Negra.
Ampliação do Passaporte Universitário
A Prefeitura abriu 60 novas vagas para o curso de Medicina por meio do Passaporte Universitário. O programa garante o custeio integral das mensalidades e taxas acadêmicas, além de benefícios como auxílio-transporte ou passe livre, conforme critérios previstos no edital 015/2026.



