25.1 C
Maricá
    terça-feira, fevereiro 3, 2026

    Prefeitura de Maricá realiza ação especial em Unidades de Saúde de Família (USF) de Itaipuaçu

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (31/01) mais uma ação especial de atendimentos em Unidades de Saúde da Família (USFs) de Itaipuaçu. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, com foco no cuidado preventivo em saúde, especialmente para pessoas que trabalham em horário comercial e têm dificuldade de buscar atendimento durante a semana.

    Durante a ação, a população teve acesso a atendimentos médicos e de enfermagem, acompanhamento pré-natal, vacinação, atualização de cadernetas, realização de curativos, exames preventivos, ações de rastreamento e orientações em saúde. Os serviços garantem o acompanhamento contínuo das famílias e o fortalecimento do cuidado integral. Ao todo, foram realizados 760 atendimentos.

    Para o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, a abertura das unidades aos sábados é estratégica para o fortalecimento do cuidado com a população. “O atendimento aos sábados é fundamental para alcançar trabalhadores e trabalhadoras e famílias que, muitas vezes, não conseguem buscar assistência durante a semana. Essa ação fortalece a atenção primária, evita agravamentos de saúde e aproxima ainda mais o serviço público da população de Itaipuaçu”, destacou.

    Profissionais que atuaram na mobilização destacam que a abertura das unidades aos sábados permite alcançar públicos que, em geral, buscam o sistema de saúde apenas em situações de urgência, favorecendo a prevenção e o acompanhamento regular.

    “É uma oportunidade de colocar em dia vacinas, exames preventivos e o acompanhamento pré-natal. Trabalhar com foco na prevenção faz toda a diferença na saúde das famílias”, destacou a enfermeira Cleuzilane Santos, da USF Josefa Xavier.

    Prevenção e vínculo com a população

    A abertura das USFs aos sábados faz parte da estratégia da gestão municipal para fortalecer a Atenção Primária, por meio de ações descentralizadas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças.

    Com a ampliação dos horários de atendimento e a oferta de serviços mais próximos da população, o município busca reforçar o vínculo entre as equipes de saúde e os usuários, contribuindo para um cuidado mais acessível e contínuo.

    Participaram da mobilização as USFs Recanto, Santa Rita, Jardim Atlântico, Milton Santos (Itaocaia Valley), Carlos Marighella (Minha Casa Minha Vida – MCMV) e Josefa Xavier (São Bento da Lagoa).

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira (Cordeirinho) receberá cozinha reformada

    A Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira, localizada na...

    Niterói fecha janeiro com quase mil abordagens contra motos barulhentas

    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, realizou...

    Tentativa de feminicídio em Maricá deixa mulher em estado grave após agressão com pedra

    No final da tarde do último sábado, 31 de...

    Bebê que ingeriu soda cáustica em Maricá se recupera, volta a enxergar e recebe alta

    Isaac de Melo Maia é o bebê que ficou...
    Traduzir »