24.6 C
Maricá
    terça-feira, janeiro 13, 2026

    Maricá promove ação educativa para conscientizar jovens sobre riscos e direitos no mundo digital

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, realizou nesta segunda-feira (08/12) a roda de conversa “Cidadania Digital: Ética, Segurança e Direitos Humanos no Mundo Conectado”, no Polo Bambuí do programa Cultura de Direitos. A atividade integrou a programação da Semana dos Direitos Humanos de Maricá, que neste ano destaca o tema “Lutas e Catástrofes Humanitárias”, com foco na educação digital para crianças e adolescentes.

    O encontro foi conduzido pelo advogado especialista em Direito Digital, Dr. Lucas Mourão, e pelo fotojornalista Mattheus Coutinho, que esclareceram dúvidas, dialogaram com os alunos e trataram de temas como segurança online, proteção de dados, exposição nas redes, ética digital e prevenção às fake news.

    Para Kaique Martins, coordenador da Equipe Social do Cultura de Direitos, a ação contribui para ampliar a percepção dos jovens sobre o ambiente virtual. “As crianças passam por tantas situações no mundo tecnológico que, pela inocência, muitas vezes não compreendem. Esse debate é essencial para deixá-las mais alertas”, afirmou.

    O advogado Lucas Mourão reforçou a importância de preparar as novas gerações para o uso seguro da internet. “A internet expressa de forma potente as relações humanas. É fundamental ensinar os riscos, as possibilidades e as melhores formas de usar esse recurso que acompanhará essas crianças por toda a vida”, disse.

    O fotojornalista Mattheus Coutinho destacou o valor da formação digital desde cedo. “A internet tem seu lado positivo, mas também um lado perigoso. Ensinar cidadania digital para as crianças é muito mais eficaz do que tentar reeducar quem já tem opinião formada. Assim construímos um futuro digital mais seguro”, afirmou.

    Entre os participantes, Miguel Lucas, de 12 anos, comentou sobre o aprendizado adquirido no encontro. “O que eles falaram serve muito para a nossa segurança. Isso pode ajudar muito a gente no futuro. Eu gostei bastante, foi muito bom”, relatou.

    A Semana dos Direitos Humanos segue até quarta-feira (10/12), com outras atividades voltadas à reflexão, prevenção e fortalecimento da cidadania em todo o município.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Parceria entre ACM e Sebrae fortalece empresariado de Maricá com consultoria gratuita

    Em uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento econômico local,...

    Maricá poderá ter a maior roda-gigante do Estado do Rio de Janeiro

    De acordo com o prefeito de Maricá, Washington Quaquá...

    Prefeitura de Maricá vai aumentar o número de vagas de Medicina do Passaporte Universitário

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou neste domingo...

    Lagomar encanta turistas na praia da Barra de Maricá e Restinga

    Uma das formações naturais que mais encantam turistas e...
    Traduzir »