A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta sexta-feira (28/11) o evento “Mulheres que Empreendem”, no Galpão Tecnológico de Inoã. A iniciativa, que celebra o Mês Estadual do Empreendedorismo Feminino, reuniu participantes em uma programação composta por eixos de capacitação, negócios, valorização e cultura.
“O nosso objetivo é garantir que cada empreendedora tenha acolhimento, orientação e oportunidades para sonhar e realizar, com foco em autonomia econômica, fortalecimento de redes e valorização do trabalho feminino. Nos últimos anos, tivemos um aumento significativo de mulheres abrindo MEI, ampliando seus serviços e ocupando espaços que antes pareciam inacessíveis”, afirmou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas.
Ao longo do dia, foram discutidos temas como o poder do empreendedorismo feminino, carreira e maternidade, fortalecimento de marcas nas redes sociais e finanças descomplicadas. A programação contou ainda com mentorias individuais, mesas de negócios com instituições parceiras, pitches que deram visibilidade a projetos da cidade e atrações culturais.
Para as participantes, o encontro fortaleceu o desenvolvimento pessoal e profissional. A estudante de odontologia do Passaporte Universitário, Haila Sanders, moradora de Itaipuaçu, destacou a importância do aprendizado para o futuro da carreira. “O evento é muito importante para mim e para minha profissão, porque futuramente tenho o desejo de abrir meu consultório, então estou aprendendo muito aqui hoje”, contou.
Já Fabiana Antunes, de São José do Imbassaí, ressaltou o impacto motivador da iniciativa. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de participar desse momento especial sobre empreendedorismo feminino. Escutamos muitas histórias inspiradoras e isso tudo mostra que podemos chegar onde quisermos”, celebrou.
Expositora na feira da Rede Colmeia, a administradora e empreendedora Júlia Franco elogiou o evento e reforçou a importância da qualificação para o público feminino. “Vim participar do evento como expositora, mas também para assistir às palestras, porque é muito importante que nós mulheres nos qualifiquemos, estudemos e busquemos o aprendizado constantemente. Estou muito feliz de participar dessa iniciativa feita para nós, que nos qualifica e valoriza”, finalizou.




