23.8 C
Maricá
    sexta-feira, novembro 28, 2025

    Maricá anuncia Cidade da Segurança, espaço voltado à integração e modernização da segurança pública

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, dá o primeiro passo para a implantação da Cidade da Segurança com a assinatura do termo de aquisição do terreno onde o complexo será construído. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (1º/12), às 13h, em Itapeba, marcando o início de um dos maiores projetos estruturantes da segurança pública municipal.

    Idealizada para ser um marco na proteção e no monitoramento urbano, a Cidade da Segurança reunirá, em um único espaço, uma estrutura moderna e tecnológica destinada às operações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ampliando a integração e a capacidade de resposta das forças de segurança.

    “É assim, com investimento e muito trabalho, que a gente mantém Maricá como uma das cidades mais seguras do Brasil, com quedas históricas na violência e meses sem crimes graves. Aqui, o compromisso é simples: defender o povo, cuidar da cidade e não deixar a criminalidade se criar”, declarou o prefeito Washington Quaquá.

    Em 2025, por conta do convênio da cidade com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que permite efetuar prisões por reconhecimento facial e identificar placas de veículos roubados ou furtados, o município registrou queda nos indicadores estratégicos de segurança, alcançando o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completando um ano e meio sem casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Somente neste ano, 26 prisões foram efetuadas, cinco pessoas desaparecidas localizadas e 109 veículos roubados ou furtados recuperados. Mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à delegacia.

    “A segurança pública é uma prioridade do nosso governo. Investimos bastante em equipamentos, tecnologias e meios de trabalho para que os nossos profissionais desempenhem um serviço de excelência na cidade. A cada mês, estamos reduzindo os índices de criminalidade em Maricá e vamos continuar desenvolvendo políticas de segurança eficazes para o nosso município”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.

    A expansão da estrutura tecnológica inclui 20 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, quase 40 câmeras dedicadas ao reconhecimento facial e cerca de três mil câmeras de videomonitoramento integradas ao Ciosp, garantindo acompanhamento constante do fluxo urbano e suporte às forças de proteção.

    A Guarda Municipal conta com mais de 400 agentes, sendo 100 atuando diariamente nos quatro distritos e em grandes eventos, como o Natal Brasilidade. O município também disponibiliza 238 vagas diárias do Proeis, fortalecendo a atuação conjunta com a Polícia Militar e ampliando as rondas ostensivas nos bairros.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Defesa Civil de Maricá emite alerta após presença de caravela-portuguesa na Praia de Cordeirinho

    Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Defesa Civil de...

    O mercado das cópias: quando a falta de autenticidade vira produto

    Existe um fenômeno silencioso acontecendo há anos no mercado...

    Natal Brasilidade de Maricá entra na segunda semana com agenda repleta de atrações musicais

    Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá,...
    Traduzir »