24.5 C
Maricá
    quinta-feira, outubro 23, 2025

    Sob forte emoção, ‘Rio de Versos’ é lançado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro

    Data:

    Na noite desta terça-feira (21/10), foi lançado oficialmente o “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia – Jornada Comemorativa 30ª Edição – Maricá 2025”, causando comoção na plateia, principalmente pela presença do homenageado Jorge Mautner, cantor, compositor, instrumentista, escritor e poeta, que apresentou com a cantora Cecília Beraba algumas das suas músicas de sucesso em voz e violão. Com cerimônia realizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, a solenidade contou também com a entrega da Medalha Darcy Ribeiro a Mautner. O Festival Internacional de Poesia é realizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.

    O evento no Teatro Raimundo Magalhães Jr., no Centro do Rio, apresentou toda a programação do “Rio de Versos”, em mesa composta por Sady Bianchin, idealizador e diretor-geral do festival há 30 edições, além de poeta há mais de 40 anos, doutor em Teatro e Sociedade pela Università di Roma – La Sapienza e secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, e os acadêmicos Antonio Torres e Antonio Carlos Secchin.

    Durante a solenidade, o diretor-geral Sady Bianchin falou sobre o significado do lançamento acontecer na Academia Brasileira de Letras (ABL). “É uma sensação de alegria. Ficamos entusiasmados em lançar o projeto do Festival Internacional de Poesia na ABL, porque estamos contando com grandes acadêmicos que hoje estão com um olhar mais próximo da poesia, mais próximo da realidade e, sobretudo, uma relação muito grande com o Maricá, que é a cidade que abriga o primeiro Festival Internacional da Poesia do Brasil”, afirmou Sady Bianchin.

    Reencontro de emoções

    O homenageado desta edição, Jorge Mautner não escondeu a emoção ao subir ao palco e cantar algumas de suas principais obras durante a apresentação de um pocket show. “Estou muito entusiasmado, estou em lágrimas de felicidade. Coração bate, vem a memória. Estou muito feliz em ser homenageado. A vida é uma emoção incrível, é o amor”, disse com voz embargada.

    Imortal da ABL, o romancista Antônio Torres relembrou da época em conheceu e entrevistou Jorge Mautner quando era repórter em São Paulo. “Quando ele ficou muito famoso com o romance chamado “Deus da Chuva e da Morte”, publicado pela editora Brasiliense, em São Paulo, eu era repórter. Enviei para o Jornal do Brasil a matéria e deram uma capa de caderno muito bonita com o título ‘O Profeta do Kaos’. Jorge ficou meu amigo para sempre”, recordou.

    Investimento em cultura

    Prestigiando o evento, o analista de patrocínios culturais da Petrobras, Lauro Matos vê com entusiasmo o investimento da estatal em projetos culturais. Somente no edital Petrobras Cultural Novos Eixos, foram mais de oito mil inscrições, das quais 140 projetos foram selecionados, entre eles, o “Rio de Versos – Festival Internacional”.

    “Para nós, é uma satisfação enorme porque esse edital gerou um investimento de 250 milhões de reais, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. E ficamos muitos felizes em apoiar a cultura porque para nós a maior energia que o brasileiro tem é a energia da cultura”, declarou o representante da Petrobras.

    Quem é Jorge Mautner?

    Jorge Henrique Mautner, mais conhecido como Jorge Mautner, nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1941. Compositor, cantor, instrumentista, poeta e escritor, o artista é descendente de austríacos. Na infância, estudou violino com seu pai e, mais tarde, também desenvolveu habilidades no bandolim e piano.

    Dezessete anos depois compôs sua primeira música: “Olhar bestial” e, quatro após, publicou seu primeiro livro: “Deus da chuva e da morte”. Com sua capacidade da escrita, assinou a coluna “Bilhete do Kaos” no jornal “Última Hora”.

    Ao longo do período da ditadura, foi incluído na Lei de Segurança Nacional devido ao conteúdo provocador do livro “O vigarista Jorge” e teve que se exilar nos Estados Unidos em 1966. Mautner retornou para o Brasil para trabalhar no filme “Jardim de Guerra”.

    Compondo seu vasto acervo de obras estão: “A bandeira do meu partido”; “A força secreta daquela alegria”, em parceira com Gilberto Gil; “A vingança é a origem das leis”, em conjunto com Nelson Jacobina.

    Rio de Versos em Maricá

    Entre os dias 27/10 e 02/11, o festival ocorre nas escolas municipais e em três palcos abertos ao público com grande programação no Centro de Maricá (detalhes abaixo). O projeto pretende marcar o cenário poético nacional ao colocar a poesia (interpretada, visual, falada, no cinema e musicada) como protagonista em território brasileiro, com formato inédito e abrangente. Idealizado por Sady Bianchin, o projeto chega à sua 30ª edição mantendo a forma itinerante, o compromisso com a democratização, diversidade e internacionalização da poesia, desta vez, também com o apoio da Prefeitura de Maricá.

    O festival receberá poetas de 20 estados do Brasil e de mais de 40 países, 13 deles presentes presencialmente. Trinta poetas participarão por meio da exposição de Poesia Visual, sendo de 15 países diferentes. Estão confirmados autores e representantes de países como Portugal, França, Moçambique, Argentina, Cuba, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Cuba e México, evidenciando o caráter global e plural do evento.

    Cultura nas escolas e preservação ambiental

    Serão plantados 101 pés de Pau-Brasil em referência aos 101 anos do Manifesto criado por Oswald de Andrade, fortalecendo o compromisso do festival com a tradição, a memória, a identidade e a sustentabilidade, em gesto simbólico em prol da cultura e do meio ambiente. O projeto vai promover também uma integração com escolas da rede pública de ensino de Maricá, o “Poesia nas Escolas”, em que serão feitas 60 apresentações com poetas convidados do evento nas escolas da cidade de 27 a 29/10.

    Programação e palcos

    A poesia estará presente nos palcos: Palco Tupi Petrobras e Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia, ambos na Praça Orlando de Barros Pimental, no Centro de Maricá; e Palco Mero Petrobras, no Cine Henfil. O festival receberá grandes nomes como Arnaldo Antunes, Sady Bianchin, Antônio Carlos Sechin, Alberto Pucheu, Antônio Villaroy, Marcela Giannini, Kleiton & Kledir, Milton Cunha, Miriam Alves, Tanussi Cardoso, Mônica Montone, Bill Lundberg, Regina Vater, Os Camaleões, além de poetas locais e muitos outros convidados de relevância nacional e internacional.

    A programação contempla grandes tributos ao Dia Nacional da Poesia, ao aniversário de Carlos Drummond de Andrade, e ao poeta Antônio Cicero no encerramento, em 02/11, e a própria Cora Coralina, homenageada com exibição de filmes. As atividades incluem mesas de debate, rodas de conversa, exposição, poesia na roda, cinema e shows. As transmissões ao vivo dos principais painéis e recitais permitirão ao público de todo o país acompanhar o evento. Todas as atividades são gratuitas.

    IMG 1237

    Abaixo, segue a programação detalhada:

    DIAS 27 a 29/10

    POESIA NAS ESCOLAS (serão feitas 60 apresentações com poetas convidados do evento nas escolas de Maricá).

    DIA – 29/10

    EXPOSIÇÃO “Mostra Internacional de Poesia Visual Scriptum”

    Curador: Tchello d’Barros

    Serão 31 obras de 31 poetas de 23 países

    Coquetel de abertura: dia 29/10, às 18h

    Encerramento: 10/11

    Local: Casa de Cultura, no Centro de Maricá

    Funcionamento: a partir das 10h

    Entrada franca

    30/10 a 02/11 – Programação principal em três palcos abertos ao público:

    Palco Tupi Petrobras – Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá

    Palco Maricá Petrobras – Cidade da Poesia – Praça Orlando de Barros Pimentel

    Palco Mero Petrobras – Cine Henfil, Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá.

    Transmissão: ao vivo dos principais painéis e recitais

    DIA 30/10 (quinta)

    PALCO TUPI PETROBRAS

    16h30 Abertura com o Coral Arandú Mirim (Aldeia Céu Azul)

    17h às 18h Narrativas Poéticas – Mesa: “Poesia e Realidade Social”, com Antonio Carlos Secchin, Aristides Alonso, Sady Bianchin, Antonio Grassi e Danielle Oliveira (mediadora)

    18h às 19h30 Poesia na Roda – Homenagem aos Grupos Poéticos: Boato, Camaleões, Gang, Mymba Kuera e Teatrote

    19h30 às 21h CONVERSOS – “Poesia na MPB”, com Antonio Villeroy, Márcio Borges, Abel Silva e Chris Fuscaldo (mediadora)

    PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)

    18h – Filme “Só dez por cento é mentira” / direção: Pedro Cezar

    PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA

    21h POESIA MUSICADA – Ronaldo Valentim

    21h30 Antonio Villeroy, Kleiton e Kledir

    DIA 31/10 (sexta)

    PALCO TUPI PETROBRAS

    15h Poesia e Território – Povo do Livro, Ruasia, Marechal

    17h Narrativas Poéticas – “A poética e a estética nas linguagens artísticas” – Milton Cunha, Bill Lundbergh, Regina Vater

    18h Poesia na Roda

    José de Abreu homenageia Carlos Drummond de Andrade

    Com Sérgio Alves, Dei Ribas, Igor Calazans, Antonio Grassi, Manuel Herculano, João Pedro Fagerlande, Lili Balonecker, Edmilson Santini

    19h30 às 21h CONVERSOS – “Entre a Música e Poesia,” com Arnaldo Antunes e Sady Bianchin

    PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)

    18h – Filme “O poeta das sete faces” / direção: Paulo Tiago

    PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA

    21h POESIA MUSICADA – Tributo à Cazuza com George Israel e banda

    DIA 01/11 (sábado)

    PALCO TUPI PETROBRAS

    16h Poesia e Território – Povo do Livro, Vozes e Versos, Ruasia e Marechal

    18h Poesia na Roda

    Gringo Carioca, Clauky Boom, Victor Colonna, Ricardo Tupinambá, Jorge Piri, Sérgio Gramatico Jr., Thiago Mathias, Bayard Tonelli e Pierre Crapez

    19h30 às 21h CONVERSOS – “Mulher de Palavra”, com Marcela Giannini e Miriam Alves.

    PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)

    17h – Narrativas Poéticas (Mesa) – “Poesia no samba brasileiro”

    Marina Iris, Moacyr Luz, Thiago Prata, Milton Cunha, Gabriela Lopes (mediadora a confirmar)

    18h – Filme “Moacyr Luz – O embaixador dessa cidade” / direção: Tarsilla Alves

    PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA

    20h30 POESIA MUSICADA – Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

    22h – Laffa Alvares e Banda

    DIA 02/11 (domingo)

    PALCO TUPI PETROBRAS

    16h Poesia e Território – Vozes &Versos e Povo do Livro, Carlos Orfeu, Juan Shulz, Karla Julia, Nivaldo Costa, Mano Melo

    17h Narrativas Poéticas – “Movimento Poéticos Brasileiros”, com Ademir Bacca, Aroldo Pereira, João do Corujão e Karla Julia (mediação)

    18h Poesia na Roda – Jorge Ventura, Delayne Brasil, Artur Gomes, Marisa Vieira, Marcela Giannini, Wanda Monteiro, José Inácio Vieira de Melo e Sady Bianchin

    19h30 às 21h CONVERSOS – Alberto Pucheu, Ronaldo Werneck e Salgado Maranhão

    PALCO MERO PETROBRAS (Cine Henfil)

    18h – Filme “Cora Coralina – Todas as vidas” / direção: Renato Barbieri

    PALCO MARICÁ PETROBRAS – CIDADE DA POESIA

    21h POESIA MUSICADA – Grupo Céu na Terra

    O “Rio de Versos – Festival Internacional de Poesia” é realizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras. A Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991) é um mecanismo de incentivo fiscal para projetos culturais no Brasil. Ela permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu Imposto de Renda para apoiar projetos culturais, deduzindo o valor investido no imposto devido. Os projetos devem ser aprovados pelo Ministério da Cultura, seguindo critérios técnicos, e os patrocinadores ficam isentos da responsabilidade pela gestão dos recursos do projeto. Este projeto foi viabilizado pela existência e pelo cumprimento da Lei Rouanet.

    IMG 1230

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Prefeitura do Rio divulga o plano operacional para a região da Lapa no show do cantor João Gomes

    A Prefeitura do Rio informa que, no próximo domingo...

    Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário com especialistas em saúde da mulher

    A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realizará,...

    Nem forte demais, nem fraco demais: ser humano é o ponto de equilíbrio

    Por Priscilla Cruz — Colunista do Conexão do PovoNos...

    Após denúncias e reclamações de moradores, o Aeroporto de Maricá inicia a construção de barreira acústica

    A tão esperada construção de uma barreira acústica finalmente...
    Traduzir »