20.8 C
Maricá
    quarta-feira, agosto 6, 2025

    Criminalidade despenca em Niterói: cidade tem o melhor mês de julho da história

    Data:

    O município de Niterói registrou, no mês de julho, o menor índice de criminalidade da história. Os principais indicadores de violência, mapeados pelo Observatório de Segurança Pública da cidade, que usa dados das delegacias locais e do 12ºBPM (Niterói), tiveram redução acentuada no comparativo com o mesmo período desde 2003, início da estatística. Os dados são uma prévia dos números que posteriormente serão consolidados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

    A letalidade violenta, indicador que inclui todos os crimes contra a vida, teve queda de 55,56%, com apenas quatro registros, número mais baixo já registrado para o período. Os roubos de rua também apresentaram queda recorde: 29,9% passando de 97 casos para 68. Roubos de cargas e a estabelecimentos comerciais foram outros destaques positivos, com apenas um caso cada, menores índices da série histórica. Os roubos de veículos tiveram redução expressiva de 19%.

    Para o prefeito Rodrigo Neves, a queda recorde consolida Niterói como uma das cidades mais seguras do país, e é fruto dos investimentos feitos em tecnologia, na integração das forças de segurança e na ação social. Ele anunciou que vai acionar as seguradoras de veículos para reduzirem os preços cobrados.

    “Nós tivemos 17 ocorrências de roubo de veículos no mês de julho, mas aqui na cidade vizinha, em São Gonçalo, nós vemos mais de 95 ocorrências de roubo de veículos, e na cidade do Rio, mais de 967 ocorrências do mesmo crime. Eu, inclusive, estou acionando as seguradoras, porque os seguros de carro em Niterói tem que reduzir cada vez mais, refletindo a queda do risco. Eu queria parabenizar a todos os coordenadores do Pacto Niterói Contra a Violência, que é esse programa que nós estruturamos no meu primeiro mandato, com investimentos muito pesados em inteligência, com o CISP; o monitoramento de todos os bairros e de todas as entradas de Niterói; investimento na integração com as polícias Civil e Militar, que têm sido fundamentais no combate ao crime. Desde janeiro, quando eu assumi esse novo mandato, nós estamos investindo um milhão de reais por mês no reforço do PROEIS, para ampliar a presença da Polícia Militar nas ruas em Niterói. A nossa Guarda Municipal, que é extraordinária, é a melhor guarda municipal do estado do Rio de Janeiro, com quase mil homens atuando como uma polícia comunitária nas ruas da cidade. Estamos no caminho certo, não há soluções simples para problemas complexos como a segurança pública, mas em Niterói, a gente acredita que investindo em inteligência, integração; em prevenção à violência urbana, com investimento pesados nas comunidades, especialmente nos jovens, nós vamos avançar para garantir uma segurança pública cada vez melhor e mais eficiente em Niterói”, declarou o prefeito.

    O Município segue atuando para aperfeiçoar as políticas de enfrentamento à violência. No próximo dia 12 de agosto, será lançado o Pacto Niterói contra a Violência II, uma nova etapa do plano municipal de segurança para os próximos 10 anos, com novos investimentos em tecnologia e ações para reduzir a desigualdade social na cidade.

    Para o Secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, cada ponto percentual a menos é uma conquista, pois representa mais tranquilidade na vida do cidadão: “Os números falam por si. É a prova do trabalho incansável das nossas forças de segurança, do investimento em inteligência, tecnologia e também da parceria com a população, que acolhe as iniciativas”, afirmou. O secretário do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Felipe Ordacgy, também destacou a importância da articulação entre os órgãos e forças de segurança:

    “Este é um resultado histórico, só possível pela integração das forças de segurança pública com o poder municipal, potencializando as ações e seus respectivos resultados. Demonstra que o investimento municipal nas polícias, principalmente através do PROEIS e do RAS, somado à atuação eficaz do Centro Integrado de Segurança Pública – CISP, tem alcançado o resultado pretendido”, disse.

    Para o comandante do 12º BPM, cel. Leonardo Oliveira, a resposta rápida e eficiente da ação policial passa, antes de tudo, pela integração e diálogo.

    “Fazemos reuniões integradas semanais para identificar rapidamente as prioridades do município e assim aplicar os nossos recursos com mais eficácia na redução dos crimes. A tecnologia integrada e a comunicação aberta com a população têm sido fundamentais para a elaboração do nosso planejamento operacional”, afirmou.

    CISP 2025 14

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Marcha das Mulheres leva mensagem de coragem e união às ruas de Saquarema

    Com faixas, camisetas lilás e palavras de ordem ecoando...

    Expo Maricá: descubra por que esse evento é a vitrine perfeita para quem quer crescer, aparecer e se conectar

    Maricá, uma cidade em constante ascensão, se prepara para...

    Mais que uma festa: Arraiá da Nave Lucio Thomé une escola e comunidade

    No último sábado, 2 de agosto, tivemos na Escola...

    Expo Maricá celebra o Dia Mundial da Fotografia com evento especial no dia 19 de agosto

    No próximo dia 19 de agosto, a partir das...
    Traduzir »