Em inspiração ao transporte público de ônibus, conhecido como “Vermelhinho”, a Prefeitura de Maricá lançou, na última segunda-feira, 11 de agosto, o “Vermelhinho das Águas”. Esse projeto de transporte aquaviário também será gratuito e poderá ser o pioneiro no Brasil.
Há algum tempo, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), demonstrou interesse em criar linhas intermunicipais de transporte aquaviário, ligando Ponta Negra e Itaipuaçu à Praça XV.
O “Vermelhinho das Águas” é um novo modal de transporte que pretende integrar as lagoas de Maricá. Estão previstas estações nas orlas das Amendoeiras, em São José do Imbassaí; do Parque Nanci e de Araçatiba; além de pontos na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé. O projeto vai interligar o transporte de passageiros ao escoamento de produtos maricaenses e será integrado ao “Caminho das Artes”, um futuro complexo de lazer e cultura com museus, praça, espaço de convivência e áreas de recreação.
O projeto conta com a assinatura de um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).