25.9 C
Maricá
    terça-feira, outubro 14, 2025

    Sociedade Civil elege delegadas durante Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

    Data:

    Com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maricá (COMDIM/Maricá) deu sequência à 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no domingo (20/07). Com uma programação que seguiu durante todo o dia com importantes discussões, representantes da sociedade civil elegeram as delegadas que representarão o município na conferência estadual.

    A programação começou com a leitura e discussão do regimento do COMDIM, que foi votado em seguida. Na sequência, foram realizados debates com grupos temáticos (Saúde, Educação, Empregabilidade, Violência). À tarde, aconteceu a eleição das delegadas e a aprovação de um texto com propostas e diretrizes para o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres de Maricá.

    A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos, destaca que as políticas públicas para mulheres devem abordar os quatro pilares debatidos durante a conferência, já que estão interconectados e a ausência de um deles compromete os demais e o bem-estar geral.

    “Abordar políticas públicas para mulheres implica em considerar quatro pilares fundamentais. Essas políticas precisam ser pensadas de forma integrada, com escuta e participação – não só das pessoas do governo, mas de toda a sociedade civil – como aconteceu nessa quinta conferência. Cuidar das mulheres e do futuro dessas mulheres é garantir uma sociedade mais justa para todos e todas”, avalia a secretária.

    Realizado no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Mumbuca, o evento reuniu mulheres de diversas partes do município. A presidente do COMDIM, Rafaela Lima, ressaltou a criação de um grupo de trabalho responsável por debater o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.

    “A conferência foi marcada pela força de mulheres que, de forma voluntária, se reuniram para pensar e construir a cidade e o país que queremos: com mais equidade, inclusão, respeito à diversidade e, sobretudo, mais democracia. Nossa luta é histórica e contínua. Nossos avanços não irão parar nunca, porque nós, mulheres, também nunca pararemos de lutar”, garantiu Rafaela.

    As propostas aprovadas servirão de base para a formulação do documento que será levado às etapas estadual e nacional, com o objetivo de subsidiar políticas públicas voltadas para todas as mulheres brasileiras.

    Confira a lista das delegadas eleitas na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres:

    Sociedade civil

    Titulares: Taisse Costa, Luciana Piredda e Alexandra Serafim

    Suplentes: Michelle Ribeiro, Gislaine Fainer e Veronica Almiron

    Poder Público

    Titular: Ingrid Bastos

    Suplentes: Leci Alberti e Maria Elisângela

    54665429300 f12a82f37c c

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá celebra a música e a cultura com o XIV Maricanto Encontra

    A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo (Centro de...

    Maricá: XIV Maricanto Encontra 2025 promete um espetáculo de vozes e emoção

    Prepare-se para uma tarde inesquecível de pura arte e...

    Confira o novo calendário de pagamentos dos benefícios sociais de Maricá para o mês de outubro

    Foi divulgado na última terça-feira, 7 de outubro, o...

    Niterói sediará seminário internacional de economia criativa em novembro

    O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa de...
    Traduzir »