21.9 C
Maricá
    sábado, novembro 29, 2025

    Programa Niterói Audiovisual 2025 é lançado

    Data:

    O futuro já está em cena! Num momento em que os olhos do mundo se voltam para o cinema brasileiro, Niterói inicia uma etapa importante para se tornar um dos mais importantes pólos de produção audiovisual no país. Segunda-feira (16), às 9h30, a Prefeitura de Niterói, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), lança o Programa Niterói Audiovisual (NAV) 2025, no Reserva Cultural, em São Domingos. A iniciativa institui uma política pública sistêmica que vai fomentar o potencial de desenvolvimento econômico, criativo e turístico alavancado pelo audiovisual. A cerimônia, que será conduzida pela atriz Dira Paes, contará com debates com grandes nomes do setor e uma homenagem a ícones do audiovisual brasileiro. O evento também marcará a estreia do documentário “Arthur, o Gigante”, atrações musicais e performance de videomapping.

    “Niterói tem tradição de investimento no setor audiovisual. Desde 2017, realizamos uma série de ações para incentivar a produção local e chegamos a injetar cerca de R$10 milhões em editais entre 2018 e 2019. Agora, num momento em que grandes premiações e o mercado internacional destacam o cinema brasileiro, vamos nos juntar e impulsionar essa nova fase. O NAV nasce como uma política de longo prazo para consolidar Niterói como capital criativa do audiovisual, em diálogo com instituições de ensino, profissionais do setor, governos e a sociedade civil”, reforça o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

    Composto por 12 ações estratégicas, o NAV tem como pilares o fomento à produção, a valorização da memória audiovisual, a capacitação profissional, a inovação tecnológica e o fortalecimento da economia criativa e do turismo cultural. A proposta é transformar o setor audiovisual em motor de desenvolvimento sustentável, gerando impacto direto na economia, na cultura e na educação. Entre os projetos estruturantes estão o Museu do Cinema Brasileiro, a reabertura do Cinema Icaraí, o Cash Rebate Municipal, o Fundo de Financiamento Audiovisual, o Festival de Cinema de Niterói, entre outros.

    “O lançamento do Niterói Audiovisual, NAV 2025, representa um marco para o setor cultural da cidade. Mais do que um evento, trata-se do pontapé inicial de um conjunto de programas estruturantes voltados para o fortalecimento da cadeia do audiovisual em Niterói. A programação se estende ao longo do dia. O público também terá a oportunidade de acompanhar homenagens a grandes artistas da cidade, mesas de debate com profissionais de destaque no audiovisual. Encerrando o dia com a exibição do documentário “Arthur, O Gigante”, um dos maiores baixistas do país, arranjador e produtor musical, associado a Niterói e morador da cidade, ocupou a secretaria de cultura, entre 2013 e 2016, nos deixou precocemente em 2018, será uma bela homenagem. E será um grande evento que vai marcar a história do audiovisual em Niterói”, celebrou André Diniz, secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas.

    A cerimônia de lançamento terá início às 9h30, ao som do Trio Instrumental formado por Clara Valle (cello), Luciano Câmara (violão sete cordas) e Juliana Rodrigues (percussão). Às 10h30, na abertura do evento, sobe ao palco a Orquestra Aprendiz Musical com o “Concerto de Trilhas”. O Aprendiz Musical, maior programa de musicalização em escolas públicas do país, conta com cerca de 10 mil crianças e jovens de até 24 anos em Niterói, com aulas gratuitas e instrumentos disponibilizados pela Prefeitura.

    Entre os homenageados, estão Paulo Gustavo, Leila Diniz, Fernanda Young, Cacá Diegues, Nicette Bruno, Arthur Maia, além de nomes contemporâneos como Walter Lima Jr., Bruno Ribeiro e o professor João Luiz Vieira.

    Ao longo da tarde, o evento oferece duas mesas de debate. Às 14h, “Cenas que ficam: Memória do Audiovisual Brasileiro” recebe Lia Bahia – professora/pesquisadora da UFF, Rafael de Luna – professor e coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – LUPA da UFF, Ines Aisengart Menezes – diretora-técnica da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e Coordenadora do Programa de Arquivo da WITNESS, e Adélia Sampaio – primeira mulher negra a dirigir um longa no Brasil. A mediação fica por conta de Clayton Nascimento, diretor, ator e dramaturgo.

    Às 16h, “Desafios do mercado e a força criativa do audiovisual” apresenta PH Souza – sócio-diretor da Cafeína Produções e Presidente da ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas do Rio de Janeiro, Carolina Benevides – produtora executiva na Inquietude, co-roteirista e produtora do premiado longa “MANAS” e idealizadora, roteirista e diretora da série documental “Eu que Plantei”, Jorge Peregrino – produtor e distribuidor, e Bruno Ribeiro – cineasta, roteirista, sócio-fundador da Reduto Filmes e diretor do curta-metragem “Manhã de Domingo”, premiado em Berlim com o Urso de Prata. A mediação será feita por Leonardo Edde – sócio-fundador da Urca Filmes e Presidente da RioFilme.

    Outro destaque do dia será a estreia do documentário “Arthur, o Gigante”, sobre o multi-instrumentista Arthur Maia. Na sequência da exibição, acontece o pocket show de Jonathan Ferr, performance de videomapping e encerramento com DJ MAM.

    SERVIÇO:

    Lançamento Programa Niterói Audiovisual (NAV) 2025

    Data: 16 de junho de 2025

    Horários: das 9h30 às 21h

    Evento gratuito, sujeito à lotação

    Debates:

    Mesa “Cenas que ficam: Memória do Audiovisual Brasileiro”

    Horário: 14h

    Mesa “Desafios do mercado e a força criativa do audiovisual”

    Horário: 16h

    Link para se inscrever nas atividades: https://www.sympla.com.br/evento/nav-2025-niteroi-audiovisual/2984549?qrcode=true

    Local: Reserva Cultural de Niterói

    Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói/RJ

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Defesa Civil de Maricá emite alerta após presença de caravela-portuguesa na Praia de Cordeirinho

    Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Defesa Civil de...

    O mercado das cópias: quando a falta de autenticidade vira produto

    Existe um fenômeno silencioso acontecendo há anos no mercado...

    Natal Brasilidade de Maricá entra na segunda semana com agenda repleta de atrações musicais

    Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá,...
    Traduzir »