A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, segue avançando na valorização da segurança pública e dos profissionais que atuam na proteção da população. Foi assinado junto ao Governo do Estado um aditivo que garante o aumento dos valores pagos aos policiais militares voluntários do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).
Os novos valores estão em vigor desde o dia 9 de fevereiro. A medida amplia o efetivo em operação e reforça o patrulhamento ostensivo em todos os distritos do município, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança para moradores e visitantes.
“Os números da segurança pública em Maricá vêm se consolidando, a cada semestre e a cada ano, como referência em toda a região e também no Estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, os investimentos são direcionados de forma estruturada e integrada, ampliando a presença policial nas ruas”, destacou o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
Investimento histórico em segurança
Maricá foi o município que mais investiu no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) em 2025 em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ao longo do ano, a Prefeitura destinou mais de R$ 16 milhões ao programa e encerrou o período sem registros de latrocínio ou roubo de cargas.
No último ano, a cidade teve 52.364 vagas ofertadas para atuação de policiais militares por meio do PROEIS, com 44.996 vagas efetivamente ocupadas. A renovação do convênio possibilitou um aumento de cerca de 40% nas vagas diárias, elevando o número de agentes em operação de 170 para até 238 policiais por dia.



