28.8 C
Maricá
    terça-feira, fevereiro 3, 2026

    Praça Marechal Floriano Peixoto recebe Encontro de Capoeira de Itaboraí

    Data:

    Um dia para ficar marcado na história da capoeira de Itaboraí. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Rede Municipal de Apoio a Capoeira (REMAC), realizou o Encontro de Capoeira de Itaboraí, na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, neste de sábado (13/05). O evento contou com a presença de praticantes da modalidade de todas as regiões da cidade, e ainda dos apaixonados pela cultura.

    O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, fez questão de comparecer ao evento e parabenizar todos os envolvidos pela organização. “Mais um evento em comemoração pelos 190 anos da cidade. Muito bacana e para todas as idades, criançada, adultos, todos juntos. Quero agradecer a todos vocês pelo trabalho e presença, e dizer que podem contar com a nossa gestão”, destacou Marcelo Delaroli.

    O Encontro de Capoeira de Itaboraí contou com a participação de representantes da modalidade dos oito distritos do município. Assim, promovendo a união e integração entre os mestres e praticantes da capoeira na cidade. Dentre as atividades executadas, aulão recreativo para as crianças, aulão de maculelê, musicalidade, citação de poemas, cantigas e outros.

    Presente no encontro, o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, falou da satisfação de poder promover este evento e como a capoeira é importante no município.

    “Para mim foi uma grande surpresa um movimento tão forte, firme e coeso que é a capoeira do nosso município. Tenham a certeza que faremos tudo que puder para sempre oferecer espaços”, disse o secretário agradecendo os mestres, contramestres e alunos presentes.

    Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a data também foi escolhida (13 de maio), por ser celebrada a abolição da escravatura no Brasil, marco significativo para a capoeira, já que a arte marcial brasileira tem origem nas lutas e resistências dos escravizados.

    Membro do Conselho Municipal de Cultura, na área da cultura afro-brasileira e membro da Associação San Cipriano de Capoeira, Rodrigo da Conceição, conhecido como mestre Pitboy, elogiou a ação. O mestre ressaltou ainda que pratica capoeira há 30 anos e há 19 anos faz parte de projetos socioculturais, que atualmente contam com 100 participantes, entre crianças e adultos.

    “Para nós é muito importante esse encontro, até mesmo por conta do reconhecimento do município perante a capoeira. E ainda termos sido convidados para organizar e fazer parte das comemorações de aniversário da cidade. Hoje temos aqui diversos profissionais de capoeira, que trabalham há mais de 30 anos no município, e acho que essa é a primeira vez que as portas se abrem realmente e convidam a capoeira de fato para fazer parte dessa festividade”, comentou mestre Pitboy.

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE ITABORAÍ

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: https://conexaodopovo.com/

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Obras do Plaza Maricá Shopping impulsionam novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade

    A Prefeitura de Maricá lançou, na última sexta-feira (30/01),...

    Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira (Cordeirinho) receberá cozinha reformada

    A Escola Municipal Lucio Thomé Guerra Feteira, localizada na...

    Niterói fecha janeiro com quase mil abordagens contra motos barulhentas

    A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, realizou...

    Tentativa de feminicídio em Maricá deixa mulher em estado grave após agressão com pedra

    No final da tarde do último sábado, 31 de...
    Traduzir »