23.8 C
Maricá
    terça-feira, janeiro 27, 2026

    Niterói sedia Congresso Global sobre Autismo

    Data:

    Nos dias 12 e 13 de junho, o Caminho Niemeyer, em Niterói, será o centro de um dos mais relevantes encontros multidisciplinares do país voltados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA): o Congresso Global sobre Autismo. Com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), o evento reunirá presencialmente mais de 100 especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais da saúde, educação, tecnologia, políticas públicas e representantes da sociedade civil. Mais de sete mil pessoas também se inscreveram para acompanhar online.

    O congresso tem como propósito fomentar um diálogo intersetorial e inclusivo, abordando os desafios e os avanços no diagnóstico, intervenção, acolhimento e inclusão de pessoas com autismo nos mais diversos contextos sociais. A programação contará com conferências, mesas-redondas, oficinas temáticas, rodas de conversa e a apresentação de experiências exitosas que têm impactado positivamente a realidade de indivíduos com TEA no Brasil e em outros países.

    Uma comissão científica foi constituída especialmente para selecionar os palestrantes e avaliar os trabalhos acadêmicos que compõem a grade do congresso. O objetivo é garantir a qualidade técnica e o rigor científico das discussões propostas.

    “A Prefeitura está à frente da organização científica deste congresso porque acreditamos no potencial transformador da produção de conhecimento. A ciência desenvolvida em Niterói tem muito a contribuir para ampliar os espaços seguros de debate e atuação sobre o autismo”, destaca Juliana Benício, secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.

    O evento acontece em um momento estratégico, diante do crescimento dos diagnósticos de TEA e da urgência em consolidar políticas públicas que respeitem a diversidade e a dignidade das pessoas no espectro.

    “A integração entre ciência, gestão pública, educação e cuidado afetivo é o que torna este congresso uma iniciativa transformadora. A troca de experiências entre países, cidades e comunidades é fundamental para avançarmos”, afirma o professor Riezo Almeida, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), coordenador geral do evento.

    Espaço Azul – Durante os dois dias, o congresso contará com o “Espaço Azul”, uma área sensorial e acolhedora voltada a famílias e pessoas autistas, com atividades interativas, espaço de descanso e informações sobre direitos e serviços. A curadoria é do Instituto Oceano Azul, referência nacional em inclusão e defesa de direitos.

    Segundo Renata Esteves, presidente do Instituto Oceano Azul e uma das principais idealizadoras do congresso, “estamos diante de uma oportunidade única de transformar o conhecimento científico em políticas reais de inclusão e cuidado.”

    Foto: Luciana Carneiro

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Prefeitura de Maricá e Governo do Estado anunciam criação de batalhão da Polícia Militar no município

    A Prefeitura de Maricá participou, nesta segunda-feira (26/01), da...

    Após atropelar uma pessoa no Centro de Maricá, motorista é detido por embriaguez ao volante

    Um atropelamento em frente ao Hospital Conde Modesto Leal,...

    Obras do resort Maraey serão reiniciadas em fevereiro

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou no...
    Traduzir »