16.9 C
Maricá
    sábado, julho 5, 2025

    Maricá vai entregar novas unidades de saúde em Itaipuaçu e no Espraiado

    Data:

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), conclui duas obras essenciais para qualificar os atendimentos de Atenção Primária oferecidos à população: a Unidade de Saúde da Família (USF) São Bento da Lagoa, em Itaipuaçu, e a de Saúde Indígena, no Espraiado. As estruturas estão em fase de conclusão e irão disponibilizar serviços fundamentais, como consulta médica, enfermagem, vacinação contra diversas doenças, entre outras ações de prevenção e promoção à saúde.

    A USF São Bento da Lagoa atenderá às demandas dos usuários da região, com quatro consultórios de atendimento, um consultório odontológico, farmácia, almoxarifado, além de salas de curativo, procedimento, vacinação, reuniões e de coleta. A população cadastrada na unidade contará com três equipes de saúde da família, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde, assim como uma equipe multiprofissional de apoio – com fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e educador físico.

    Já a Unidade de Saúde Indígena do Espraiado será voltada ao atendimento dos residentes na Aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy) e terá dois consultórios de atendimento, consultório odontológico, farmácia, almoxarifado, além de salas de curativo, procedimento, vacinação, reuniões e outras áreas diversas. No local, uma equipe estará disponível para acolher às demandas de saúde dos indígenas, abrangendo enfermeira, médica, agente de saúde, técnica de enfermagem e uma equipe multiprofissional de suporte.

    Na tarde de terça-feira (06/05), o secretário de Saúde, Marcelo Velho, e a subsecretária de Atenção Primária, Regina Ferreira, visitaram os espaços onde funcionarão as novas unidades para verificar o andamento das intervenções nos locais, destacando o impacto desses serviços para o bem-estar dos maricaenses.

    “Estamos investindo e nos empenhando continuamente na reestruturação e qualificação da Atenção Primária. Esse é um dos nossos compromissos, que passa pela construção de novas unidades, o que a USF São Bento da Lagoa e de Saúde Indígena do Espraiado representam. São passos em direção de uma Maricá com ainda mais bem-estar para a população”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Velho.

    Atenção Primária

    A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada da rede municipal, com ações de promoção e proteção do bem-estar variadas, como atendimentos médicos, de enfermagem, vacinação, realização de curativos, acompanhamento de doenças crônicas, dentre outras.

    A Atenção Primária é representada, principalmente, pelas Unidades de Saúde da Família (USF), responsáveis por atender os moradores da região onde se inserem, que são cadastrados pelo agente comunitário de saúde. Atualmente, existem 27 USF presentes nos quatro distritos da cidade.

    foto Julio Silva 1

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá avança em obras e urbanização no primeiro semestre de 2025

    A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços...

    Festival de Blues, Rock e Jazz de Maricá tem programação alterada por causa do mau tempo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Niterói intensifica fiscalização em ônibus municipais

    A Prefeitura de Niterói intensificou as operações de fiscalização...

    Maior programa municipal de aluguel universitário do país começa em Niterói

    A Prefeitura de Niterói abriu inscrições, nesta quinta-feira (3),...
    Traduzir »