21.3 C
Maricá
    quarta-feira, outubro 22, 2025

    Maricá salta para a 3ª colocação no ranking estadual de potencial da economia criativa das cidades

    Data:

    A Prefeitura de Maricá recebeu exemplares do Relatório do Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC), criado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para medir o potencial das economias criativas nos territórios brasileiros. Segundo o estudo, Maricá alcançou 0,60 no índice, ocupando a 3ª colocação no estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de Niterói (0,71) e da capital, Rio de Janeiro (0,64).

    Realizado pela segunda vez, o levantamento evidencia o fortalecimento educacional, institucional e cultural de Maricá, consolidando o perfil do município como um território de inovação e criatividade. Com desempenho superior à média estadual (0,52) e à média nacional (0,56), Maricá apresentou crescimento expressivo desde a primeira edição da pesquisa, que utilizou dados de 2019 e colocou o município na 60ª posição.

    “O resultado desta pesquisa reflete um trabalho sério que a equipe do governo vem realizando, em especial nosso planejamento cultural, que vem sendo implementado numa via de fomento e de investimentos nos nossos equipamentos culturais. Pensar a cidade através da economia criativa é o caminho mais rápido para o desenvolvimento. Queremos ser o primeiro lugar no estado em breve”, afirmou o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin.

    Entenda o desempenho

    De acordo com a pesquisa, o resultado mostra os pontos fortes da cidade: aumento no gasto público com cultura fomentando um bom ambiente cultural e de empreendedorismo criativo; o investimento em educação com bolsas de estudo ampliando o acesso ao ensino superior e técnico; investimentos em infraestrutura de conectividade, iluminação pública e segurança pública; e, por fim, um bom índice de governança municipal que coloca Maricá acima da média estadual nos quesitos de transparência, gestão e capacidade fiscal.

    Comparações

    Maricá, com índice 0,60, fica à frente de cidades de porte e estrutura semelhantes, como Campos dos Goytacazes (0,54), Volta Redonda (0,55) e Nova Friburgo (0,56) e de cidades como São Gonçalo (0,58), Itaboraí (0,46) e Duque de Caxias (0,50). A cidade tem índice melhor que o encontrado em algumas capitais como Maceió (0,57), Belém (0,55) e São Luís (0,53). A média do estado do Rio ficou em 0,52; e a nacional, 0,56.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Prefeitura do Rio divulga o plano operacional para a região da Lapa no show do cantor João Gomes

    A Prefeitura do Rio informa que, no próximo domingo...

    Secretaria Especial de Integração Metropolitana promove seminário com especialistas em saúde da mulher

    A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realizará,...

    Nem forte demais, nem fraco demais: ser humano é o ponto de equilíbrio

    Por Priscilla Cruz — Colunista do Conexão do PovoNos...

    Após denúncias e reclamações de moradores, o Aeroporto de Maricá inicia a construção de barreira acústica

    A tão esperada construção de uma barreira acústica finalmente...
    Traduzir »