29.7 C
Maricá
    domingo, dezembro 7, 2025

    Maricá reduz índices de violência aliando investimento em tecnologia com políticas sociais

    Data:

    A Prefeitura de Maricá tem conquistado resultados expressivos quando o tema é Segurança Pública. Na contramão do aumento dos índices de violência no estado do Rio, a cidade aparece como destaque entre municípios da Região Metropolitana e dos Lagos, com significativa redução da criminalidade. Em 2025, o município registrou redução significativa nos índices criminais, com destaque para a ausência de latrocínios, diminuição das mortes violentas, nenhum roubo de carga e recuperação de veículos.

    A estratégia de segurança do município é pautada na combinação de tecnologia avançada e políticas sociais. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) já opera com mais de 770 câmeras com reconhecimento facial e de caracteres, que auxiliam as ações da Guarda Municipal e Polícia Militar. O número de câmeras deve chegar a 7 mil, ampliando ainda mais o monitoramento e a capacidade de resposta das forças de segurança. Em 2025, mais de 350 encaminhamentos à delegacia foram realizados graças a essa integração.

    No enfrentamento direto à criminalidade, assim como na capital Rio de Janeiro, Maricá se prepara para a implantação da Guarda Municipal armada. Os agentes passarão por treinamento especializado em parceria com a Polícia Militar, com foco em direitos humanos e táticas operacionais. O uso de câmeras corporais será obrigatório para todos os agentes armados, e a atuação será monitorada pela Corregedoria da corporação e pelo Ministério Público.

    “Todo o protocolo será fiscalizado pelo MP, que é o fiscal natural da atividade policial, garantindo o uso responsável da força”, explicou o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras.

    Abordagem integrada

    O crescimento urbano acelerado dos últimos anos fez com que Maricá adotasse uma abordagem multifacetada para enfrentar os desafios da segurança pública. Segundo o Censo 2022, a cidade lidera o crescimento populacional no estado do Rio, sendo líder do ranking estadual e ocupando a nona posição no ranking nacional.

    A partir desse novo cenário, o prefeito Washington Quaquá vem ampliando os investimentos em ações diretas de combate ao crime, assim como em políticas sociais. “Segurança pública não se faz só com repressão, mas também com políticas sociais que geram oportunidades para as pessoas”, afirma Quaquá.

    Entre os programas propostos pela prefeitura e que se destacam estão a Renda Básica de Cidadania, que beneficia mais de 40 mil famílias e estimula a economia local, o transporte público gratuito com a Tarifa Zero, e o Passaporte Universitário, que já concedeu mais de 6 mil bolsas de estudos integrais.

    “Em Maricá, bandido não vai mandar em lugar nenhum. Quem ocupa o território é o povo, com renda, com educação, com transporte gratuito e com uma guarda treinada e armada para defender o cidadão”, declarou o prefeito. “Aqui, segurança é firmeza com direitos.”

    Território é da população

    Entre as inovações apresentadas pela gestão está a criação do Grupamento de Ocupação Democrática Armada do Território (GODAT), da Guarda Municipal, voltado para impedir tentativas de controle armado em comunidades.

    A política de segurança também inclui ações voltadas ao acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência. O Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, criado em parceria com a Polícia Civil, oferece suporte psicológico, jurídico e social às vítimas.

    Combinando repressão qualificada, inteligência policial e políticas de inclusão, Maricá pretende consolidar um modelo de segurança pública com foco em resultados e direitos. “Vamos investir o que for preciso para ter a melhor segurança pública municipal do Brasil”, completou o prefeito Washington Quaquá.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

    Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o...

    Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e mudam trajetórias de vida

    "Eu tenho muita clareza de que a cota transforma”,...

    CNH para Todos é aprovado e Maricá vai oferecer carteira de habilitação gratuita

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, sancionou nesta sexta-feira...

    Aterro do Flamengo terá fechamento antecipado pela CET-Rio para o evento Circuito das Estações neste domingo (07/12)

    A CET-Rio vai interditar parte do trânsito deste domingo...
    Traduzir »