A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no Cine Henfil, o Fórum de Atenção Psicossocial, reunindo profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), trabalhadores da saúde, gestores e estudantes para debater práticas e estratégias fundamentais para o cuidado em saúde mental no município. O tema central do encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (28/11), foi a “Atenção Psicossocial Integral: Matriciamento, Projeto Terapêutico e Redução de Danos como Eixos do Cuidado em Saúde Mental”, conduzido ao longo da manhã com apresentações, rodas de conversa e debate final.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Marcelo Velho, reforçou que a realização do fórum demonstra o compromisso da gestão com a qualificação contínua das equipes e o fortalecimento da política municipal de saúde mental.
“A educação permanente é uma diretriz estruturante do nosso trabalho. Reunir profissionais para dialogar, estudar e aprimorar práticas fortalece a rede e amplia nossa capacidade de oferecer um cuidado mais humanizado, resolutivo e integral. Maricá vem fortalecendo as políticas de saúde mental, e eventos como este reforçam esse caminho”, afirmou.
A superintendente de Atenção Psicossocial, Daiana Albino enfatizou a importância do encontro para consolidar práticas e ampliar o diálogo entre serviços e trabalhadores.
“A Atenção Psicossocial de Maricá trabalha diariamente para construir práticas alinhadas à promoção da vida, ao cuidado territorial e à redução de danos. Este fórum nos permite olhar para nossas ações, dialogar com outras experiências e reafirmar nosso compromisso com uma rede acolhedora, inclusiva e capaz de responder às necessidades reais da população”, destacou.
Integração para fortalecer o cuidado
A programação contou com a participação das profissionais Jéssica Ramos Rosendo da Silva, psicóloga; Thaisa da Silva Pinto, terapeuta ocupacional; e do psiquiatra e apoiador técnico do Ministério Público Sebastião Félix Pereira Júnior, que trouxeram reflexões sobre a importância do matriciamento, da singularização do cuidado e das estratégias de redução de danos na saúde mental. Cada um apresentou contribuições essenciais para compreender e qualificar o trabalho no território, fortalecendo a atuação das equipes e a atuação humanizada.
Durante o evento, a terapeuta ocupacional Thaisa da Silva Pinto destacou a importância do intercâmbio entre profissionais e a valorização da educação permanente.
“Estou muito feliz e agradecida de poder estar contribuindo e debatendo com a Rede de Atenção Psicossocial de Maricá. É sempre maravilhoso ter um incentivo para debates e para a educação permanente, e foi interessante poder observar as ações pela redução de danos no município”, afirmou.
A psicóloga Jéssica Ramos também ressaltou o impacto do encontro e a relevância de conhecer a atuação da rede maricaense.
“Agradeço a oportunidade de poder dialogar sobre o matriciamento dentro da saúde mental e aprender mais sobre a rede de atenção psicossocial de Maricá. Atuo na saúde mental do município do Rio de Janeiro e temos muito a aprender com Maricá, por isso é essencial ter acesso a esses momentos”, concluiu.



