Na manhã do último domingo, 4 de janeiro, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), defendeu a criação de um projeto nuclear brasileiro após a invasão e o ataque norte-americano à Venezuela. O político destacou a ideia em um vídeo divulgado em suas redes sociais, no qual critica a ação dos Estados Unidos.
Para o prefeito de Maricá, a retomada de um projeto nuclear no Brasil serviria para proteger a soberania nacional, evitando, assim, uma possível invasão estrangeira.
No vídeo, Quaquá afirma que o ataque norte-americano teria como objetivo roubar o petróleo da Venezuela e avalia que foi um erro o Brasil ter abandonado seu projeto nuclear.
Segundo especialistas, a bomba nuclear funciona como uma ferramenta de dissuasão ao impedir que nações lancem ataques, ao ameaçar uma retaliação esmagadora e inaceitável, baseada no princípio da Destruição Mútua Assegurada (MAD). A posse desse tipo de armamento busca convencer um adversário de que os custos de uma agressão superam quaisquer benefícios potenciais.



