A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou 16.128 exames oculares e 3.209 procedimentos (entre cirúrgicos e ambulatoriais) em apenas cinquenta dias de funcionamento do serviço de oftalmologia do Hospital Che Guevara, em São José do Imbassaí. O espaço, inaugurado em 13/05, atende as demandas da população ligadas à catarata, pterígio e calázio, com agendamentos feitos pela Central de Regulação da cidade.
Entre os exames ligados à saúde dos olhos disponibilizados aos pacientes agendados, estão: ceratometria, tonometria, biometria ultrassônica, potencial de acuidade, paquimetria ultrassônica e microscopia especular de córnea.
É importante lembrar que a porta de entrada para atendimentos nesse serviço é a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia da população. A partir de atendimento no local e identificada a demanda oftalmológica, as pessoas serão inseridas no sistema da Central de Regulação do município para agendamento, priorizando os casos mais graves e urgentes, como determina o SUS.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, reforçou o impacto do serviço oftalmológico para a população.
“O serviço de oftalmologia do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara tem avançado significativamente, com a oferta de exames e cirurgias essenciais para a população. Estamos promovendo mais acesso, cuidado e qualidade de vida para quem depende do SUS. Esse avanço reforça o compromisso de Maricá com uma saúde pública humanizada, resolutiva e cada vez mais próxima das pessoas”, garantiu.
A diretora-geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, ressaltou a assistência de ponta oferecida na unidade.
“Os avanços no serviço de oftalmologia do Hospital Che Guevara refletem nosso compromisso com uma assistência de qualidade e verdadeiramente humanizada. Estamos oferecendo à população acesso a exames e cirurgias essenciais, com cuidado técnico e acolhimento em cada etapa. Isso segue a determinação do prefeito Washington Quaquá em manter a excelência e eficiência no atendimento à população. É Maricá revolucionando a saúde continuamente”, acrescentou.
Recentemente, foram iniciadas as obras da primeira etapa da Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que fazem parte do projeto de ampliação do hospital situado no local. As intervenções buscam oferecer ainda mais serviços à população, como de hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e hemodinâmica (tratamentos cardiovasculares).
Além disso, serão construídos mais leitos de enfermaria cirúrgica, salas para operações, enfermaria coronariana, um prédio administrativo e o centro de imagem será ampliado.
Posteriormente, o projeto também prevê a criação do Hospital da Mulher, da Criança e uma maternidade. Em outra frente, no local, há a previsão da oferta de serviços de medicina nuclear, que permitirão diagnósticos precisos e individualizados através da análise do DNA, possibilitando o diagnóstico precoce e otimizado de doenças que cada paciente pode desenvolver.
É importante destacar que o hospital não é uma unidade que atende pacientes por livre procura (demanda espontânea). A unidade recebe apenas pacientes agendados pela Central de Regulação, que chegam em ambulâncias e helicópteros ou encaminhados por outros serviços de saúde. As referências para atendimentos de urgência e emergência por livre procura no município são: Hospital Conde Modesto Leal (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e UPA Municipal (UPAM) Santa Rita (Itaipuaçu).