29.9 C
Maricá
    sábado, janeiro 31, 2026

    Ensaio da União de Maricá leva centenas de pessoas à Orla de Itaipuaçu

    Data:

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, a União de Maricá realizou nesta sexta-feira (30/01) o penúltimo ensaio antes do desfile oficial na Marquês de Sapucaí. A preparação, inédita na programação da agremiação, aconteceu na Orla de Itaipuaçu e proporcionou à população maricaense e aos visitantes a oportunidade de acompanhar de perto a escola de samba da cidade.

    O ensaio foi realizado no Circuito Claudinho Guimarães, com concentração na Rua Paraná e dispersão na Rua Rio de Janeiro, em Itaipuaçu, reunindo centenas de participantes para cantar o samba-enredo e celebrar junto à comunidade local.

    O desfile oficial da União de Maricá está marcado para o dia 14 de fevereiro, sábado de Carnaval, quando a escola será a sexta agremiação a se apresentar na avenida.

    “Eu sou de São Gonçalo e estou em Maricá passando o fim de semana. Quando soube do ensaio aqui pertinho, não pude perder. Um espetáculo”, destacou Elizabeth Santana, de 59 anos.

    A programação à beira-mar ampliou o alcance das atividades carnavalescas junto à população, fortaleceu a identidade da agremiação no município e promoveu a ocupação territorial e cultural de outros espaços públicos da cidade.

    “Uma novidade incrível que proporcionaram pra gente. Um ensaio pertinho da minha casa. Não pude perder a oportunidade de ver minha União de Maricá no bairro em que moro”, disse Antônia Garcia, de 39 anos.

    Com o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola aborda a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com destaque para os adornos tradicionais confeccionados e utilizados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial.

    Os objetos, que também se manifestam como enfeites, penduricalhos e joias, carregam forte identidade cultural, simbologia e resistência, representando a busca por liberdade e afirmação das mulheres negras escravizadas ou alforriadas ao longo da história.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Atenção no trânsito: Serra da Tiririca (Itaipuaçu) terá interdição a partir da próxima segunda (02)

    A partir desta segunda-feira, 2 de fevereiro, até o...

    Obras do resort Maraey serão reiniciadas no dia 6 de março

    Durante seu discurso no lançamento da pedra fundamental do...

    Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro

    Cerca de 183 mil contribuintes que caíram na malha...

    Sonho sai do papel: obras do Plaza Shopping Maricá começam nesta sexta (30)

    Anunciado na noite da última quarta-feira, 28 de janeiro,...
    Traduzir »