Nesta semana, o município de Maricá foi atingido por constantes chuvas que, somadas à péssima qualidade da massa asfáltica, reabriram crateras na principal via que interliga o Centro do Rio de Janeiro aos municípios da Região dos Lagos: a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
A parte mais prejudicada, e que pode causar novos acidentes, é o trecho entre o Parque Nanci e a Serra do Mato Grosso. Recentemente, esse ponto recebeu uma ação de recapeamento da Somar, mas, por ter sido utilizada uma camada fina de asfalto, ela não suportou as fortes chuvas, reabrindo os buracos.
A via, que não é de responsabilidade da Prefeitura de Maricá, também teve uma obra paralisada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Vale destacar que ainda não há uma data para o retorno dessa obra.
Os mais prejudicados são os motoristas, que novamente terão de lidar com os prejuízos causados pelos buracos — como danos à suspensão do carro, estouro de pneus ou, pior, o risco de se envolverem em um acidente grave.