18.7 C
Maricá
    quinta-feira, novembro 13, 2025

    Conceição Evaristo emociona público no 8º dia da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim)

    Data:

    A escritora Conceição Evaristo foi a grande atração da oitava noite da 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), realizada nesta sexta-feira (12/09). Homenageada desta edição, a autora participou de uma roda de conversa no espaço Flim Jovem sobre “Escrevivências da Juventude”, ao lado do secretário de Educação, Rodrigo Moura, e destacou o papel das novas gerações na continuidade das lutas sociais e literárias.

    “Estar aqui e ser homenageada nesta 10ª edição é uma celebração de vida. Aos 78 anos, poder enxergar os mais jovens continuando uma luta que as pessoas contemporâneas é um sinal de que a caminhada está correta. Quem escreve as novas páginas de escrevivências são os jovens”, afirmou.

    O dia terminou em clima festivo com a apresentação do cantor e ator Thiago Martins, que agitou o público com sucessos do pagode. “Sempre fui muito bem recebido por essa cidade que tem uma energia única. Agradeço imensamente pelo carinho de todos e pela oportunidade de compartilhar minha música com vocês”, disse o artista.

    Papo Flim

    A programação do espaço principal começou pela manhã com a roda de conversa “Leitura do Mundo pela Corporeidade”, conduzida pela professora da UFF Rosa Malena, que abordou a dimensão humana das mudanças e reflexões proporcionadas pela literatura. À tarde, o debate “Literatura, Carnaval e Realismo Fantástico: Uma união que dá samba” reuniu o carnavalesco Renato Esteves e a filósofa e psicanalista Fabiana Amorim.

    Outro destaque foi o lançamento do livro 8 de Janeiro que o Brasil não viu, de Ricardo Cappelli, em mesa mediada pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá. O autor relatou bastidores e decisões da intervenção federal que coordenou na segurança do Distrito Federal após os ataques de 2023. A programação se encerrou com a mesa internacional “Atlântico Literário”, que reuniu escritores da Guiné-Bissau, México e Cuba em um debate sobre migração, colonização, guerra civil e feminismo a partir da perspectiva da literatura.

    Flim Jovem

    Ao longo do dia, o espaço recebeu atividades que aproximaram os jovens da literatura e de questões sociais. Pela manhã, a filósofa e poeta Viviane Mosé falou sobre “O poder da palavra – Poesia e Filosofia”. Na parte da tarde, a educadora nutricional Josiane Azevedo conduziu a palestra “Favela Orgânica”, com reflexões sobre reciclagem de alimentos, embalagens e consumo consciente.

    O ponto alto foi a roda de conversa “Escrevivências da Juventude”, que contou com a presença de Conceição Evaristo, além do secretário Rodrigo Moura, da coordenadora do coletivo Ekó Orí, Thayza Abayomi, e do ex-aluno da escritora, Yosseph Carvalho. “Nesta Flim, estamos dando voz para a nossa juventude. É fundamental saber e compreender o que eles pensam sobre o ambiente escolar”, destacou Moura.

    Flimzinha

    Voltada para o público infantil, a Flimzinha trouxe música e diversão ao longo do dia. O grupo Violúdico animou a manhã, seguido de atividades lúdicas como pintura facial com a equipe Animaniacs e o show de Alan Pevirguladez à tarde.

    Programação de sábado (13/09)

    Flimzinha

    9h30 – Aliens Ninjas

    10h – Pintura facial – Animaniacs

    13h – Pintura facial – Animaniacs

    14h30 – Malas Portam

    Flim Jovem

    9h às 10h30 – Apresentação: Cordel (Edmilson) e Lambe Lambe (Bife). Saudação: Nunes (UMES)

    11h às 12h – Fala Sério Juventude! Thalita Rebouças. Saudação: Nunes (UMES)

    13h às 14h30 – Bate-Papo: Das Quebradas pro Mundo: Protagonismo que Viraliza e Transforma. Participação: Faiska e Fumassa. Mediação: Nunes (UMES)

    15h às 17h – Posse Mirim. Alunos da Rede

    17h às 18h – Intervenção Poética e Literária. Organização: Adonis (Ruasia) e Lauriane (Secretaria da Mulher)

    Papo Flim

    9h às 11h – Mesa: Construindo Futuros Sólidos: Desafios e Perspectivas nas Políticas de Educação Infantil em Tempo Integral. Vania Carvalho (UFES) e Rodrigo Moura

    14h30 às 15h30 – Roda de Conversa: Moedas Sociais: Entre Livros e Vivências. Participantes: Diego Zeidan, Elton Teixeira (Niterói), Matheus Gaúcho (Maricá) e Igor Sardinha (Macaé). Mediador: Renata Redoglia

    16h às 17h -Talk Show Moreno Veloso. Mediador: Maurício Pacheco (Conversa e Canção)

    18h – Mesa 9: Entre Textos e Encontros. Participantes: Igor Pires, Maria Ribeiro, Pedro Rhuas e Adriana Pinheiro Cerqueira (Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras Campus Maricá). Mediação: Suzana Vargas

    Palco Principal

    20h – SHOW Prata da Casa Moniquinha

    21h – SHOW Jorge Vercillo

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá lança aplicativo para divulgação e contratação de cantores e bandas da cidade

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Mais um vazamento de óleo impacta a Baía de Guanabara

    Um novo vazamento de óleo foi registrado na Baía...

    Maricá promove capacitação em manipulação de alimentos para profissionais de quiosques, bares e restaurantes

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Árvore flutuante da Lagoa de Araçatiba fica de fora do Natal Brasilidade 2025

    Um dos eventos mais aguardados de Maricá, o Natal...
    Traduzir »