27 C
Maricá
    sábado, dezembro 6, 2025

    CNH para Todos é aprovado e Maricá vai oferecer carteira de habilitação gratuita

    Data:

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, sancionou nesta sexta-feira (05/12) a lei que institui o programa “CNH para Todos” – iniciativa que garante acesso gratuito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para moradores de baixa renda do município. A seleção dos beneficiários será realizada de forma online após a publicação do edital.

    “Sei que muitos empreendedores e trabalhadores dependem da CNH para ampliar suas oportunidades, e queremos ajudar a transformar isso em realidade. Estamos abrindo caminhos para melhorar o empreendedorismo e trazer mais oportunidades para quem vive aqui. Esse é mais um passo para cuidar das pessoas e investir no futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito Quaquá.

    Em janeiro de 2026, será lançado o edital de credenciamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); e no mesmo mês é prevista a abertura de inscrições para os futuros beneficiários. O programa atenderá residentes há pelo menos cinco anos em Maricá, com renda familiar de até três salários mínimos e inscrição ativa no CadÚnico.

    Desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Postura e pela Secretaria de Trânsito (Sectran), o programa contempla a primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além de mudança para as categorias C, D e E. Todos os custos obrigatórios serão arcados pelo município, incluindo taxas do Detran, curso teórico, aulas práticas, locação de veículos para exame, exame toxicológico – quando exigido – e emissão da Permissão para Dirigir (PPD) ou da CNH definitiva.

    A política pública também prevê reserva anual de vagas para grupos específicos: 5% para pessoas com deficiência; 5% para pessoas que se declarem pretas ou pardas; 5% para mulheres vítimas de violência doméstica; 5% para mães atípicas; e 20% para pessoas com 50 anos ou mais.

    Formações complementares

    A lei inclui oferta de formação complementar. Pessoas com escolaridade acima do ensino fundamental deverão realizar curso de inglês básico de curta duração, também custeado pela prefeitura, como requisito para o agendamento da prova prática.

    De acordo com a categoria escolhida, poderão ser oferecidos ainda cursos específicos, como transporte coletivo, transporte escolar, condução de produtos perigosos e operação de veículos de emergência.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Cotas raciais da Uerj completam 22 anos e mudam trajetórias de vida

    "Eu tenho muita clareza de que a cota transforma”,...

    Aterro do Flamengo terá fechamento antecipado pela CET-Rio para o evento Circuito das Estações neste domingo (07/12)

    A CET-Rio vai interditar parte do trânsito deste domingo...

    Maricá prepara força-tarefa para o recadastramento dos usuários da Moeda Social Mumbuca

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    PM realiza operação e desmantela ponto de tráfico no Parque Vera Cruz, em Itaipuaçu

    Na manhã desta sexta-feira, 04 de dezembro, militares do...
    Traduzir »