21.7 C
Maricá
    quarta-feira, outubro 15, 2025

    Casos de roubo a estabelecimentos comerciais em Maricá é o menor dos últimos 23 anos

    Data:

    O município de Maricá registrou o menor índice de roubo a estabelecimentos comerciais dos últimos 23 anos. O resultado é reflexo da eficácia das estratégias implantadas no município, que utiliza videomonitoramento e integração entre as forças de segurança.

    Mesmo com 7.800 estabelecimentos comerciais espalhados nos quatro distritos, apenas quatro casos de roubos foram registrados em 2025 – nenhum deles em julho. Só há registros dos crimes em janeiro, abril, maio e junho, um total de quatro roubos em todo o ano.

    O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Júlio Veras, acredita que o resultado é fruto das diversas ações que vem sendo adotadas em Maricá e da integração com as demais forças. “Em Maricá, a segurança pública é prioridade. A integração com os órgãos de segurança pública do Estado é prática consolidada e tem gerado resultados expressivos na redução da criminalidade”, avalia.

    Dentre as ações destacadas pelo secretário está o investimento na Guarda Municipal, considerada fundamental para o patrulhamento ostensivo nas ruas do município. “O prefeito Washington Quaquá decidiu armar a Guarda Municipal e investir fortemente em inteligência e tecnologia. Está em processo a aquisição de coletes à prova de bala e equipamentos não letais de última geração”, anunciou Veras.

    Imagem do WhatsApp de 2025 08 13 as 11.10.41 824181d8

    Queda nos índices

    Os dados que apontam os resultados expressivos em roubos a estabelecimentos comerciais não são um caso isolado. Outros indicadores também apresentam reduções históricas, como o roubo de carga, zerado há mais de 240 dias, e a ausência de latrocínios há mais de 18 meses. A cidade também avança na modernização do sistema de segurança, com integração ao 190 da Polícia Militar do Rio de Janeiro para reconhecimento facial e detecção de veículos roubados ou furtados.

    Esses resultados são fruto dos investimentos contínuos da Prefeitura de Maricá em tecnologia e inteligência. Dentre as ações adotadas pela Secretaria de Segurança Cidadã para tornar a cidade mais segura está a implementação do sistema de Reconhecimento Facial, que auxilia na prisão de foragidos da justiça.

    Outra ação que contribui para queda nos índices é o convênio com o Disque-Denúncia, que foi renovado, reforçando a participação da sociedade no apoio às forças de segurança. O município também custeia o Regime Adicional de Serviço (RAS) da Polícia Civil – dessas, 30 vagas específicas destinadas a mulheres, fortalecendo o combate à violência de gênero – e, recentemente, renovou o convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) com a Polícia Militar, ampliando em 40% o número de vagas disponíveis.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Maricá celebra a música e a cultura com o XIV Maricanto Encontra

    A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo (Centro de...

    Maricá: XIV Maricanto Encontra 2025 promete um espetáculo de vozes e emoção

    Prepare-se para uma tarde inesquecível de pura arte e...

    Confira o novo calendário de pagamentos dos benefícios sociais de Maricá para o mês de outubro

    Foi divulgado na última terça-feira, 7 de outubro, o...

    Niterói sediará seminário internacional de economia criativa em novembro

    O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa de...
    Traduzir »