21.9 C
Maricá
    sábado, novembro 29, 2025

    Assembleia do BRICs+ em Maricá reuniu cerca de 700 pessoas e deixou legado histórico para o município

    Data:

    A 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ deixou um legado histórico para Maricá e sua população. Foram cerca de 700 pessoas, entre autoridades locais, integrantes de delegações de 26 países e imprensa, participando nos três dias do evento que colocou a cidade mais uma vez em evidência mundial.

    Além dos acordos firmados com nações que fazem parte do grupo de países com economias emergentes e que buscam aprofundar a cooperação econômica e desenvolver projetos conjuntos, o prefeito Washington Quaquá foi eleito por unanimidade como presidente da associação e agora lidera a articulação de governos locais em âmbito internacional.

    Entre vários acordos de cooperação assinados, Maricá estabeleceu oficialmente Relações de Amizade com a cidade de Petrozavodsk, na Rússia, e um Memorando de Entendimento com a cidade de Independencia, no Peru.

    O acordo com a cidade russa prevê um vínculo oficial entre as cidades, com o objetivo de promover a aproximação cultural, social e institucional entre os municípios. Já com os peruanos há a intenção de cooperação mútua em áreas de interesse comum e o firmamento de compromisso político e institucional para a promoção de intercâmbios e desenvolvimento de projetos.

    Presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e agora também presidente da Associação de Cidades e Municípios do Brics+, Quaquá assinou também outros compromissos, como acordos de cooperação com a Associação das Cidades do Volga, da Federação Russa; com a Federação de Municípios Livres do Peru (FEMULP); e com a Associação de Municípios do Panamá (AMUPA).

    Além das novas relações estabelecidas, a Assembleia do Brics+ em Maricá teve como principal objetivo a aprovação de dois documentos estratégicos para o grupo: o plano de trabalho para os anos de 2025 e 2026 e a carta de posicionamento conjunto para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O documento enfatiza a importância do engajamento subnacional na agenda climática e na captação de recursos internacionais para ações locais.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Defesa Civil de Maricá emite alerta após presença de caravela-portuguesa na Praia de Cordeirinho

    Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Defesa Civil de...

    O mercado das cópias: quando a falta de autenticidade vira produto

    Existe um fenômeno silencioso acontecendo há anos no mercado...

    Natal Brasilidade de Maricá entra na segunda semana com agenda repleta de atrações musicais

    Promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Maricá,...
    Traduzir »