19.6 C
Maricá
    quarta-feira, julho 30, 2025

    Projeto que propõe linha de ferry boat entre Rio e Maricá está em discussão na Câmara Municipal do Rio

    Data:

    A criação de uma linha marítima de passageiros entre o Rio de Janeiro e Maricá voltou à pauta na Câmara Municipal do Rio. Segundo matéria no portal Diário do Rio, a vereadora Talita Galhardo apresentou o Projeto de Lei nº 818/2025, que busca estimular o Poder Executivo a considerar a implantação de uma linha de ferry boat como parte do planejamento de mobilidade urbana da capital fluminense.

    A proposta vem sendo defendida pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e foi tema de uma recente reunião estratégica com o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere (representando o prefeito Eduardo Paes); do secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar C.G. Lima; e do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio, Wenderson Monteiro e e o secretário de Habitação, Diego Zeidan.

    Na ocasião, foram alinhadas as ações para o início das obras do novo modal aquaviário ainda em 2025, consolidando um projeto que promete revolucionar a mobilidade entre Maricá e a capital fluminense.

    A proposta da vereadora Talita Galhardo não obriga a criação da linha, mas estabelece diretrizes para estudos de viabilidade, com prioridade para integração aos modais já existentes, como metrô, ônibus e VLT. A operação poderia usar terminais náuticos já construídos ou previstos e contar com apoio da iniciativa privada. Os estudos técnicos deverão levar em conta não apenas a viabilidade econômica da linha, mas também impactos ambientais, segurança dos passageiros, acessibilidade e o potencial turístico e logístico da rota.

    A matéria afirma, ainda, que a lei permite a articulação entre o município do Rio, a Prefeitura de Maricá, o governo do estado e empresas privadas, por meio de convênios e parcerias. Órgãos como a Secretaria Municipal de Transportes, a CCPAR (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos) e a Secretaria de Meio Ambiente e Clima poderão ser envolvidos nos estudos e articulações, de acordo com disponibilidade técnica e orçamentária.

    Inspirado em modelos que funcionam em cidades como Nova York, Istambul e Lisboa, o projeto destaca as vantagens ambientais e urbanas do transporte hidroviário e reforça o papel do Rio como indutor de soluções metropolitanas. Caso aprovada, a futura linha marítima entre Rio e Maricá ainda dependerá de regulamentação específica e de negociações com os demais entes envolvidos.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Xamã e L7NNON são as atrações da 2ª Bienal da UMES em Maricá

    Apoiada pela Prefeitura de Maricá, a 2ª Bienal da...

    Maricá encerra a 7ª Festa do Produtor Rural celebrando a força do campo

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de...

    Tanguá inicia preparativos para a Feira de Exposição da Laranja 2025

    O município de Tanguá, localizado na região metropolitana do...
    Traduzir »