22.6 C
Maricá
    quarta-feira, junho 24, 2026

    Maricá apresenta projetos de inovação e energia sustentável em evento internacional no Rio

    Data:

    A Prefeitura de Maricá participou, nesta terça-feira (23/06), da abertura do Energy Summit 2026, um dos principais eventos internacionais do país voltados à inovação, transição energética e sustentabilidade. A programação acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, onde o município montou um estande institucional para expor políticas públicas e atrair novos negócios.

    Durante o primeiro dia de atividades, o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Júlio Urdangarin, integrou o painel “O papel do governo no futuro da energia”. O debate reuniu especialistas e gestores públicos para discutir os desafios da área. Urdangarin ressaltou que a presença na cúpula é estratégica para a cidade: “O Energy Summit é uma oportunidade para apresentar os projetos que Maricá executa nas áreas de energia, inovação e desenvolvimento econômico, além de atrair novos investimentos para o município”, destacou.

    A exposição de Maricá no evento foi dividida em dois eixos principais. O primeiro consolida a energia como vetor de desenvolvimento econômico. Nesse contexto, foram apresentados projetos estruturantes, como o Hotel Maricá e o Parque Tecnológico, além do fomento à expansão do setor turístico e de novos empreendimentos privados que impulsionam a geração de empregos e renda, a exemplo do Plaza Maricá Shopping.

    O segundo eixo evidenciou as iniciativas verdes adotadas na cidade, incluindo a futura Fazenda Fotovoltaica do Caju e o programa de energia solar, que buscam ampliar a utilização de fontes renováveis, baratear custos operacionais e gerar economia para a população.

    Mobilidade sustentável

    A mobilidade urbana com baixa emissão de carbono também ganhou destaque nas apresentações. Maricá levou ao público os avanços do programa Ônibus Ecológico, que testa tecnologias alternativas para o transporte coletivo, incluindo protótipos movidos a eletricidade, hidrogênio e etanol.

    Os painéis também abordaram os investimentos na modernização da frota dos ônibus do programa Tarifa Zero (os populares “vermelhinhos”) e os estudos relacionados às futuras demandas energéticas da cidade, visando estruturar o município para acompanhar o crescimento local projetado para os próximos anos.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttps://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Prefeitura de Maricá promove arrecadação de agasalhos durante a Esquina da Copa

    A Prefeitura de Maricá vai aproveitar o clima de...

    Maricá leva atendimento itinerante do Banco Mumbuca a Inoã e orienta sobre recadastramento de benefícios

    A Prefeitura de Maricá realizou, nesta terça-feira (23/06), uma...

    Maricá: audiência pública da concessão do aeroporto reagendada para 3 de julho

    Em um movimento estratégico para garantir a máxima transparência...

    Magé lança edital de premiação para quadrilhas juninas em 2026

    A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria Municipal...
    Traduzir »